segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Uma homenagem ao Soldado



Neste post vou tratar não somente dos aspectos históricos inerentes à coragem, retidão e grandeza de espírito do SOLDADO, profissional que serve à comunidade e que se diferencia dos demais por emprestar a sua própria vida na defesa do semelhante, mas também do seu caráter essencial e indispensável para a vida e funcionamento de um estado.

Inicialmente, há de se ressaltar nesses homens e mulheres a atitude aguerrida exaustivamente trabalhada nas odisséias e cânones do conhecimento, acrescentando-se a essa perspectiva heróica a sua mais contemporânea definição de salvaguardar e preservar a integridade e a dignidade dos cidadãos, das suas instituições e dos poderes constituídos, dentro das premissas e ordenações constitucionais.

Em regimes democráticos como o do Brasil, o ente Soldado tem uma acepção muito especial. Bem longe de alguns equívocos cometidos na história, onde interesses tiranos conduziram o povo e os seus defensores ao erro e ao engano, podemos afirmar, com insuspeita convicção, que os Soldados são agentes da paz e da ordem, e que pactuam com a liberdade, igualdade e fraternidade entre os homens.

Alguns, de maneira preconcebida, podem até discordar do presente juízo, todavia, não têm o direito de desconhecer que nós, soldados da polícia militar, somos presentes e indispensáveis em quase todos os ramos da vida do estado. Para se ter uma idéia mais clara, ao longo da minha jornada como policial militar, logo entendi que a corporação em que sirvo se encarrega de preservar a paz entre os cidadãos com ações diretas de controle e diminuição da criminalidade e violência, a exemplo da implementação do policiamento comunitário.

Mas também atentei para o fato de que a Polícia Militar da Bahia desdobra os seus serviços no sentido de apoiar as ações do poder Executivo, a exemplo da fiscalização da cobrança e arrecadação dos tributos, nas atividades da Justiça em cumprimento aos seus mandados, do Legislativo e do Ministério Público. Ainda guarnece escolas, hospitais, outros imóveis públicos na esfera dos três poderes, eventos esportivos, manifestações culturais e políticas das mais variadas espécies, campanhas de saúde e conscientização, enfim, inúmeras outras atuações não apresentadas aqui, mas que são facilmente notadas no dia-a-dia, garantindo um sistema que parece apenas funcionar com o apoio do aparato policial, o qual garante a coexistência pacífica e legítima do Estado, em posturas ostensivas que se opõem, frontalmente, às velhas e infundadas críticas de que a polícia e os seus servidores estão contra o cidadão.

No Carnaval da Bahia, exemplo de grande evidência que se avizinha, não poderíamos deixar de comentarmos o significado de servir à PMBA. Mais uma vez será mostrado que nesse evento existe um tripé fundamental de sustentação formado pelo povo, pelos artistas e pela polícia militar. Sem desmerecer a atitude dos outros componentes da grande festa, devemos certificar que os valorosos Soldados compõem, de forma bastante notável e aplaudida, o teatro carnavalesco, demonstrando comprometimento, dedicação e equilíbrio.

E na manhã de 17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, amanheceremos o dia comemorando o aniversário de 185 anos da Polícia Militar da Bahia. Dedicaremos, neste ano, o êxito das incontáveis vitórias da PMBA aos Soldados de todos os níveis hierárquicos. Como no ano de 2009 homenageamos os artistas do carnaval e no atual aclamaremos os nossos perpétuos e verdadeiros guardiões da sociedade, esperamos que no ano vindouro possamos homenagear o povo, do qual orgulhosamente fazemos parte, a que iremos sempre reverenciar e defender, mesmo com o risco da própria vida.


Nilton Régis Mascarenhas
Comandante Geral

7 comentários:

  1. Diante de tantos elogios os quais aprendemos na corporação, que tudo que fazemos é nada mais que nossa obrigação, com a nossa população que tem em nos a certeza da paz e segurança, sou grato pelo reconhecimento do nosso CMT geral, e aproveito para reenterar a pergunta que não quer calar em todo efetivo sofrido de sol a sol, sem dia ou noite, somos medicos,juiz de paz,parteiros,socorrista,gerenciador de crises,energicos,solidarios aos mais dirversos poblemas do povo bahiano, somos pais e mães não só dos nosso filho mas dos filho dos outros, somos ate delegados no horario de folga onde moramos, e sempre pronto à servir em pró da sociedade. caro CMT kd o curso de CABO, eo aumento anunciado esperamos sua resposta Comandante, sei em nome de Deus que iremos tela. que Deus proteja a todos nós e bom carnaval com paz e alegria. ASS: SD DE DEUS

    ResponderExcluir
  2. Elógios não enchem a barriga de ninguém, sabemos da nossa importância (pelo menos eu sei).Mas cadê a valorização salarial? Somos pais e mães de família,precisamos também de lazer, de educação de qualidade, de cultura, de locomoção e etc...
    Viver com o orçamento apertado todo mês não é fácil...a valorização do profissional também perpassa pela questão salarial...sinceramente eu sonho em um dia sair da PM, sabe por que comandante??? Porque eu amo a minha família e quero dar uma vida digna para ela.

    Saudações milicianas.

    ResponderExcluir
  3. Sr Comandante,

    Deus o abencoi!

    Sugiro que envie mensagens aos ´´agregados´´
    aos ´´inativos´´ V Excia, nos´´´contra cheques´´
    envie mensagens de solidariedade!

    Força! e muita fé em Deus Sr Cmt.

    Respeitosamente,

    SGT Valter
    (pinhojarryer@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Elogio é importante, pois aumenta a auto-estima, mas somente isso, mantem a barriga vazia.
    Sem falar que a tropa do interior, vou falar de Irecê, está sem fardamento, sem viaturas (as últimas foram enviadas em 2004), sem coletes a prova de balas (80 por cento vencidos, trazidos pelo Maj PM José Alves dos Santos em 1997/1998, hoje Cel PM) sem armamento (mosquetão da 2ª guerra mundial e 38 canela seca), com uma cuia de queijo vazia nas portas das prefeituras para manter a PMBA funcionando em suas funções básicas (água, energia, gasolina, manutenção de VTR, material para escritório e o famoso cala boca, para suprir as horas extras extrapoladas em muito). Senhor Coronel Cmt Geral, olhe para o interior do Estado, está morrendo a mingua, sem falar nas diárias e transportes das Unidades, que os Cmt comem metade e a outra metade para seus seguidores. Quanto a quem está na linha de frente se deslocando, que pegue carona nos ônibus ou na beira das estradas e pague alimentação do próprio bolso, observe nos BIO, quem recebe esses recursos, seria melhor cortá-los e revertê-los em condições de trabalho e salariais para todos, não penas para meia dúzia por baixo do pano.

    ResponderExcluir
  5. Senhor CMT


    PELO AMOR DE DEUS, AS RESERVAS ESTÃO DEMORANDO UM ABSURDO! FAÇA ALGUMA COISA PELO POBRE PRAÇA!!
    TEM PROCESSO QUE JA TEM MAIS DE ANO.
    NÃO PODERIA SER FEITO UM MUTIRÃO?
    AS PRAÇAS SR CMT CONFIA E ACREDITA NO SENHOR!
    BOA SORTE
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Sr Cmt Geral, vossas palavras realça o papel do miliciano da quão grande e importante contribuição na manutenção da paz para a sociedade a qual tambem fazemos parte.
    Mais diante da precariedade das instalações nos DPMs no interior a fora, lamentavel o tratamento dado ao soldado. Somos exposto em cidades com mais 40 mil habitantes, tendo apenas uma guarnição com apenas 02 PMs, estamos vendo cenas de cinema no interior do estado, quadrilhs especializadas tomam cidades de assalto, fazendo os praças de reféns, coletes vencidos, quando tem, munições velhas, Vtrs sucateadas, nós do interior estamos jogados a propria sorte.
    Obrigado NOBRE COMANDO, feliz carnaval para todos nós, muita paz e sucesso.
    Sodado Pm

    ResponderExcluir
  7. sr. cmt. quando vai ser o curso de formaçao especial de sgts? ja completei meus tempo com averbaçao e ja tenho 26 anos de policia fora as licença a premio.

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner