segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mensagem aos novos aspirantes-a-oficial 2010


Na última sexta-feira, a Polícia Militar da Bahia realizou a formatura de mais 106 aspirantes-a-oficiais, futuros gestores da segurança pública em nosso estado. Em reconhecimento ao esforço e dedicação dos novos aspirantes, publico aqui a mensagem em homenagem nesses que são a nova esperança da PMBA:

"Meus caros formandos!

Neste templo do conhecimento vocês viveram três anos de profícuos e intensos estudos. Agora, que concluíram essa tarefa, podem ser apresentados à comunidade como Oficial de uma Milícia de Bravos. Na Academia, dedicaram-se às ciências da segurança pública, a fim de laborarem na nobre jornada que se avizinha.

Ensinaram-lhes os mestres e orientadores que a justiça é a maior das virtudes. De igual forma, disseram-lhes que a coragem sustenta e ampara as nossas ações.

À medida que avançavam os dias os conhecimentos foram construídos, sedimentados e fortalecidos; agora, enfim, desembainham com honra as suas espadas, jurando, perante o pavilhão nacional, suas famílias, entes queridos e a sua comunidade, que estão prontos para servi-los, mesmo com o risco da própria vida.

Aprenderam, também, que a segurança pública passa por uma revisão de práticas, conceitos e atitudes. Nesse novo olhar, precisamos entender que somos instrumentos de harmonização social, pois a Polícia Militar da Bahia foi criada com o propósito primordial e inadiável de servir ao cidadão.

Daqui a alguns dias vocês estarão nas unidades operacionais exercendo as suas funções. Saibam que estamos desenvolvendo grandes esforços para combater a prática do homicídio, pois, qualquer que seja ele, é o fato mais importante para a Polícia Militar. E vocês, desde já, estão comprometidos em vencer esse desafio, pois reduzir o homicídio é palavra de ordem na política de segurança pública da Bahia.

Para atuarem nessa causa, sei que aplicarão os meios que lhes serão disponibilizados como os novos veículos, coletes balísticos, armamentos e demais equipamentos de segurança. Vão contar, além dos mais antigos e experientes policiais militares, com o apoio dos mais de cinco mil novos soldados, dentre eles, dois mil estão a estagiar nas diversas ruas e logradouros de todo o Estado.

É de honestidade alertar, neste ato solene, para o cuidado com a segurança nas áreas mais carentes, pois os nossos cidadãos menos abastados merecem altíssimo respeito do seu governo e da sua polícia. É a partir da função de aspirante que o Oficial passa a compreender, de maneira prática, que a manutenção da ordem depende do perfeito controle e acompanhamento dos serviços e determinações.

Enfatizem a necessidade de estabelecermos objetivos mais claros em nossos programas e ações, definindo, sobretudo, áreas prioritárias e sensíveis de atuação, conjugando os nossos esforços com os dos outros órgãos de segurança, principalmente as coirmãs polícias Civil, Técnica e Federal.

Ao chegarem às suas novas unidades levem consigo as lições aqui aprendidas, compartilhando, com os companheiros que lá encontrarão, dos nossos pilares fundamentais e existenciais da hierarquia e da disciplina, o estrito cumprimento das normas pátrias, os ideais de simplicidade e austeridade, da nobreza de caráter, do sentimento de classe e dos nossos mais elevados valores e princípios.

Muito cuidado com as armadilhas porventura interpostas pelos insensatos e ardilosos. Trilhem pelas veredas da sabedoria e da verdade. Acolham e socorram, em completo desprendimento e sublime compaixão, os desamparados e necessitados, lembrando que um dia poderemos estar no lugar deles.

É com muito carinho e orgulho, estimados filhos da minha amada Polícia Militar da Bahia, que os vejo caminhar decididamente em direção ao futuro e, rogo a Deus, que esse futuro lhes seja brando, longo e pleno de êxitos e alegrias.

Vão em paz...

Muito obrigado!"


Nilton Régis Mascarenhas - Cel PM
Comandante Geral

13 comentários:

  1. Para que oficiais, se não há soldados? A Polícia Militar esqueceu do concurso para Soldado de 2008! Onde está a convocação para a 3ª lista de aprovados?
    Não falamos de caridade, Comandante. Falamos de legalidade e moralidade.

    ResponderExcluir
  2. todo ano forma de 100 a 200 oficiais...sem falar anos que formou-se uns 250 por ano.

    MAS CADE O CONCURSO INTERNO PARA SARGENTOS? EU ACHO QUE O SENHOR ESQUECEU COMANDANTE.....POIS O CARNAVAL DO ANO QUE VEM JÁ ESTÁ CHEGANDO VIU....E AI...COMO VAI FICAR SUA PALAVRA? JOGADA NO LIXO?

    POR FAVOR...VAMOS FAZER CONCURSOS PARA SARGENTOS ANUALMENTE, POIS NÃO QUERO SER SARGENTO PICOLÉ.

    ResponderExcluir
  3. Sr Cmt
    Bom dia!
    Fale sobre disciplina e hierarquia
    é necessario e muito importante.

    Gloria a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Nós cidadãos rogamos a DEUS também Sr.Coronel,que essa autoridade divina nos ilumine a cada dia e que de fato sejam formados policiais- cidadãos para que saibam,estes representantes do estado,tratar os que sempre estão maculado por nascerem e viverem em comunidades pobres.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!...
    É necessário ressaltar que os novos alunos que ingressaram na APM, desde janeiro, ainda encontram-se sem o fardamento que é estabelecido pelo RUPM. O que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o comentário do primeiro Anônimo. Para que oficiais se não tem soldados? Daqui a pouco os tenentes tiraram PO a pé, serviço de guarda entre outros que são da alçada dos soldados.

    Cadê as convocações para completar as 3200 vagas ao CFSdPM/2008?

    Ficaríamos gratos com uma resposta.

    ResponderExcluir
  7. terça-feira, 22 de junho de 2010
    Prorrogação de Concurso da PM.

    Restam exatamente 30 dias para encerrar o prazo de validade do concurso para o CFSD da PM. A complexidade de exames para a convocação daqueles que serão formados para executarem a missão de manter a segurança dos cidadãos, aliados aos números de recursos que demandam analise e encaminhamentos a Procuradoria Geral do Estado, e ao zelo que a administração tem que ter para evitar, cometer injustiças nos julgamentos de inaptidão de candidatos, fazem com que o processo seja longo e demorado. Nesta ultima fase cerca de 400 candidatos que completariam os 3200 previstos em edital, ficaram inaptos o que propicia uma nova convocação. A exiguidade do tempo, deixa como alternativa, a prorrogação da validade do concurso,( o que é bem aceito pelo Comando da PM e depende de decisão do governo )que permitiria a convocação dos excedentes, e de mais 3200 candidatos para o próximo ano. Tudo isso é uma situação sobre ánalise, que nada tem de concreto más traria um grande alento aos candidatos. economia ao Estado e agilidade na formação de nova turma de Policiais Militares.

    Postado por Cláudio Brandão às 20:21

    Comandante, o que está faltando para nos convocar (excedentes para completar os 3200 + 3200 para formar uma outra turma)? Sabemos que o senhor pode influenciar junto ao governador. Aguardamos essa resposta. Até o Cel. Brandão se mostra bastante interessado que isso ocorra assim como o senhor, faltando apenas convencer o Governador.

    ResponderExcluir
  8. A nossa Sociedade vê com muito bons olhos a formatura de mais 120 novos oficiais de nossa PM.Contudo, algumas coisas me levam a questionar a política de nossoo Governador acerca da Segurança Pública. No início do corrente mês,a Imprensa local anunciou que mais de dois mil novos alunos-soldados entrariam em estágio nas ruas,gerando uma sensação de maior tranquilidade pública. Alguns dias depois,e também por meio da imprensa,soubemos que estes alunos-soldados é quem custeiam todo o seu material (inclusive uniformes)e contam com uma ajuda de pouco mais de R$440!!!Senhor Coronel,por que tanta discrepância na hora de tratar alunos-soldados e aspirantes-a-oficial??Logo o Senhor que já integou o círculo das praças PM...

    ResponderExcluir
  9. Comandante, gostaríamos, pois não falo somente por mim mas por centenas de excedentes com os mesmos anseios que eu, que o senhor se manifestasse a cerca da convocacação dos próximos excedentes que faltam para completar o número de vagas existentes no edital do concurso para PM/BM BA 2008. Tem alguma data prevista? E quanto a prorrogação deste concurso, o que o senhor tem a nos falar?

    ResponderExcluir
  10. Comandante,sei que essa mensagem foi para os novos aspirantes mas gostaria que tivesse mais atenção aos aspirantes da turma passada pois aguardavamos o 2 de Julho como o dia da nossa promoção a Tenente o que não aconteceu. Para alguns isso não tem tanta relevância, mas essa promoção é a primeira na carreira de um oficial e quando ja começa desse jeito o Sr. deve imaginar a desmotivação que esse policial passa.

    ResponderExcluir
  11. O governador está muito ocupado nas festas da África do Sul, bajulando o seu líder, para se preocupar com a PMBA, com os Aspirantes a Oficial ou qualquer PM que aspire a uma promoção.

    ResponderExcluir
  12. Comandante , posso imaginar quanto é complicado dirigir uma instituição tão heterogênia , contudo venho a pedir e pedir humildemente que olhe para os Aspirantes 2009 , já fizemos a nossa parte e que por sinal muito bem feita . Sei que acima de tudo o senhor é justo e transparente em suas decisões e não vai deixar seus comandados desamparados e desestimulados nessa missão tão ardua e muinta das vezes ingrata .

    ResponderExcluir
  13. Sr comandante parabenizo pelo brilhante trabalho.Gostaria de saber porque os alunos do BTL Choque já vão receber e nós que ficamos em Lauro de Freitas, não.Apesar de sermos todos da 2º chamada.Obrigado, que Deus abençoe.

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner