domingo, 27 de junho de 2010

Mensagem aos candidatos do Curso de Formação de Sargentos 2010


Prezados candidatos ao Curso de Formação de Sargentos - CFS/2010:

Foi realizado um pregão eletrônico pelo Departamento de Ensino desta Corporação para contratação de uma empresa visando à confecção das provas do processo seletivo ao Curso de Formação de Sargentos - CFS/2010, porém, por problemas relativos a incongruências técnicas no edital do pregão, este foi anulado. Realizados os ajustes, o DE publicará, brevemente, novo edital, a fim de contratar, em definitivo, uma empresa para realizar as referidas provas. Após definição da vencedora do certame, será publicado o edital de abertura de inscrições com, inclusive, calendário contendo a data de realização dos exames.


Nilton Régis Mascarenhas - Cel PM
Comandante Geral

76 comentários:

  1. Cmt, este concurso será voltado, apenas, ao efetivo policial militar ou vai ser voltado também ao público externo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Ola !! Cel Mascarenhas.
    Coronel..é do conhecimento do senhor a existência de um quadro de cadastro de reserva formado no último concurso para soldado da PM BA, o Sr deve saber que todos que se encontram neste cadastro são vencedores... pois o método de avaliação aplicado a este concurso foi prova mais redação fazendo com que candidatos que estudaram muito e fizeram ótima prova perdessem colocações para candidatos que fizeram uma redação um pouco melhor. Sabemos que o responsável pela prorrogação deste concurso é o governo do estado mais pedimos ao senhor que fique do nosso lado, pois sabemos também que sua opinião é muito importante para o viés das diretrizes de políticas de segurança pública do nosso estado. Existem rumores de que não haverá uma 3° chamada para completar as vagas existentes por falta de empresa que realize os exames psicotécnicos em tempo hábil, antes do vencimento do concurso, e que o mais interessante neste momento seria prorrogar o concurso gerando uma grande possibilidade de convocação de mais 3200 candidatos excedentes. Sabemos da necessidade do nosso estado e sabemos que isso seria conveniente e oportuno, contamos com o senhor.

    Desde já agradecemos !!!

    ResponderExcluir
  3. Nesta oportunidade, parabenizo o Cel. Nilton Régis Mascarenhas, Comandante Geral da PMBA pela atitude de um comandante democrático e que se mostra preocupado com o bem estar da tropa, porém nós candidatos do Concurso de Provas de admissão ao CFSdPM/2008 estamos ainda sem uma resposta sobre nosso futuro. Acredito que hoje será um dia definidor, uma vez que hoje há apresentações nos batalhões e reavaliação dos candidatos que tiveram seus recursos deferidos. Daí a Comissão Permanente de Concursos da PMBA terá o quantitativo exato das vagas em aberto. Deste modo, este Comandante Geral como sinalizou várias vezes e como reza o edital procederá a nova convocação para completar as vagas em aberto.

    A não divulgação deste fato no Blog será entendida pelos candidatos como não cumprimento de tal ato e já estamos preparados para uma ação judicial.

    Abraços e esperamos ansiosos por respostas.

    ResponderExcluir
  4. e eu acredito em mula-sem-cabeça!
    saci pererê e bruxas encantadas.

    ResponderExcluir
  5. tomara que tenha pelo menos umas 500 vagas, pois o efetivo atual dos sargentos está com carência de 2.000 sargentos.

    ResponderExcluir
  6. Senhor comandante eu Walfredo Santos Rosa, Sargento do Curso Especial de 2007.2, gostaria que na medida do possível, uma vez que não tenho interesse de pedir minha reserva mesmo estando faltando pouco tempo, estou na espectativa de fazer o CAS e me habilitar para o curso do CFOA, pois ainda sustento om sonho de ser um Oficial desta briosa corporção

    ResponderExcluir
  7. Esperamos ansiosos a oxigenação da Tropa com sargentos combatentes novos. Nossa tropa já está em sua grande parte em idade avançada e cansada.Com este Concurso esperamos que a Tropa tenha um "Gás" a Mais...

    ResponderExcluir
  8. Sr comandante, como é que os senhores irão abrir vagas para concurso de sargentos, se existe muitos soldados antigos que deram o sangue por essa coorporação, sem nunhuma promoção? Isso é uma falta de respeito e desumano a legislação da Pm BA diz que com 10 anos os policiais estão habilitados a serem chamados para o curso de CB com 17 anos estão habilitados ao curso de SGT, respeitando o numero de vagas. Como é que existe vagas para o quadro de SGT e o sr não promove esses policiais que tanto lutaram em pro da sociedade. Não sou contra ao concurso, mas existe policiais que estão na corporação ha 26, 27 anos sem nenhuma promoção.

    ResponderExcluir
  9. Sr. Cel.Mascarenhas,

    Solicito se possivel for a divulgação do conteúdo programatico para este concurso, pois acredito que a antecipação deste, aumentaria o nivel de desempenho nas provas.

    Grato,

    SD PM Araújo

    ResponderExcluir
  10. anonimo disse sou pm da turma 1986 tenho 24anos vo ser chamado este ano para o curso de formacao de sargento 2010 resposta att obr

    ResponderExcluir
  11. Em 10 anos houve apenas 2 concursos para SGT, o último em 2004 voltado para o público interno com apenas 100 vagas, lá se vai 6 anos, porém o CFO abre todos os anos com a média de 200 vagas anuais, qual o motivo de tantas vagas para o CFO e tão poucas para SGT? será que os futuros tenentes exercerão as funções dos Sargentos ou continuarão os Soldados relizando tais atividades sem receber pelo desvio? ou será que não se abrem regularente concursos para SGT porque atualmente se destina a tropa? com a palavra nosso Nobre Comandante.

    ResponderExcluir
  12. Que injustiça é essa, cadê as promoções para os soldados antigos?

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite Sr. Cel.

    Gostaria de saber se esse concurso será interno ou abrangerá também a civis?

    ResponderExcluir
  14. Antigamente havia o quadro de praças onde separava os sargentos combatentes dos especialistas. Hoje o sargento do curso de formação, que passa mais de um ano em curso, perde a antiguidade para o sargento do curso especial de no máximo 3 meses. O correto é fazer a distinção de quadros e a precedência, assim como no quadro para oficiais.

    ResponderExcluir
  15. falta de respeitos com os soldados antigos,eu não sou contra o concurso de sargento,+chame primeiro os soldados antigos,depois que todos forem chamados,ai sim abra concurso para sargento,temos que fik atentos a isso e não deixar que esse concurso aconteça companheiros,soldados antigos

    ResponderExcluir
  16. Sr.comandante, solidariso-me aos companheiros SDs PMs das turmas de 84 (os que ñ forão covocados)),85,86,87,88... Que sequer houve promoção à CB PM, nem tão pouco covocaçao para o curso especial de SGT PM, como é que agora existirá vagas para SGT PM combatentes? e os verdadeiros combatentes e bravos desta centenaria milicia (PMBA), serão novamente esquecidos?. Pedimos um pouco de respeito aos nossos cansados heroís. Grato.

    ResponderExcluir
  17. PARABÉNS coronel:

    A nossa PM precisa de sargentos de CURSO, pois é notório que muitos praças antigos que são promovidos a graduação não possui a capacidade técnica e intelectual para representar a nossa instituição frente as exigências da sociedade atual.

    ResponderExcluir
  18. Outra medida que merece ELÓGIOS é o requisito de somente PMs poderem fazer o concurso.
    Isso faz justiça, pois quem quer ser sargento na PM BA terá primeiro ser soldado.
    Acho que isso deveria ser estendido também para o CFO - PM.

    ResponderExcluir
  19. eu Percebo o Seguinte:

    os soldados com mais de 10 anos, na sua maioria,não querem estudar...querem tudo na boquinha...

    ...ficam a vida toda querendo se dar bem, agora não querem que abra concurso...façam-me o favor...ninguém é obrigado a ficar mais de 25 anos como soldado simplesmente pela vontade de alguns.

    O Comandante Geral está certo...tem que existir concurso.


    Assinado: um soldado injuriado com mais de 17 anos de serviço.

    ResponderExcluir
  20. Sr. Comandante será bom se Vossa Senhoria diulgar em primeira mão as disciplinas e pré-requisitos que serão cobrados nesse certame.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  21. Concordo com Anônimo em tudo o que foi aqui colocado por ele. As PFems da 1ª e 2ª turma tb foram prejudicadas, pois pelo EPM já estão aptas a promoção de SGT, então por que então o senhor não convoca uma turma para fazer o curso de SGT PM Fem? Por favor, olhe pelas PFems da 1ª e 2ª turma tb!! A essas alturas, ser promovidas a CB é no mininmo degradante e desestimulante.

    ResponderExcluir
  22. Sr comandante, como é que os senhores irão abrir vagas para concurso de sargentos, se existe muitos soldados antigos que deram o sangue por essa coorporação, sem nunhuma promoção? Isso é uma falta de respeito e desumano a legislação da Pm BA diz que com 10 anos os policiais estão habilitados a serem chamados para o curso de CB com 17 anos estão habilitados ao curso de SGT, respeitando o numero de vagas. Eu vou completar 19 anos de corporação, preferiria ser chamada para o curso especial de SGT PM. Como é que existe vagas para o quadro de SGT e o sr não promove esses policiais? Assim ficariamos energizados e o com a sensação de que fomos respeitados e lembrados.

    ResponderExcluir
  23. GALERA ESTIVE HOJE NA SAEB FALEI COM ADRIANO TAMBONE SECRETARIO RH, NO MAXIMO DO MAXIMO SAIRÁ ATÉ DIA 22 DE JULHO EM DIARIO OFICIAL A PRORROGAÇÃO DO CERTAME,MAS COMO O COLEGA ADSN POSTOU PODE SAIR A QUALQUER MOMENTO.
    ====================================
    ======================
    OBS:MUITAS PESSOAS DUVIDAM DO QUE POSTAMOS,TUDO QUE ESCREVI ATÉ HOJE AQUI ACONTECEU GRAÇAS A DEUS,SE TEM DUVIDAS LIGUEM PARA SAEB.VENHO AJUDAR AS PESSOAS QUE NÃO TEM INFORMAÇÃO NENHUMA PRINCIPALMENTE DO INTERIOR,MAS TEM PESSOAS AQUI QUE NÃO TEM RESPEITO POR NINGUEM.SE DISSER QUE VAI TER CONCURSO TODOS ACREDITAM,AGORO PERGUNTO COMO SABE QUE VAI TER CONCURSO?NÃO SAIU NO DIARIO,MAS TODOS ACREDITAM.FOI PASSADA UMA INFORMAÇÃO PARA ISSO CORRETO,ENTÃO FICA MINHA INDIGNAÇÃO COM ALGUNS AQUI DO FORUM!!!!!!
    E OUTRA TEMOS QUE DAR GRAÇAS A DEUS POR TER PESSOAS AQUI QUE CORRE ATRÁS DESSAS INFORMAÇÕES.

    ResponderExcluir
  24. BOA TARDE SR. CMT. GERAL DA PM BA, É COM MUITA TRISTEZA QUE FICO EM FRENTE DA TELA PRA POSTAR ALGO EM QUE TODOS JÁ TEM CONHECIMENTO DAS NOSSAAS DIFICUDADES, SOU SD PM TENHO PRATICAMENTE 20 ANOS DE RELEVANTES SERVIÇO PRESTADO A COMUNIDADE INTERIORANA, COM VARIOS ELOGIOS NA MINHA FICHA DICIPLINAR, E NÃO SE TEM ESPECTATIVA NEM PRA MIM E NEM PARA OS OUTOS MAIS ATIGO, ENTREI NA PM COM 21 ANOS DE IDADE SEM SENTIR NADA POIS HOJE TENHO, ARTRITE, ATROZE, COLUNA,GOTA E POBLEMA DE HIPERTENSSÃO.ANÁLISE, ANÁLISE E ANÁLISE...

    ResponderExcluir
  25. Sr. comandante,como ja foi dito anteriormente precisamos da ajuda do senhor,faço parte da lista de reserva e seria uma falta de respeito para com todos nós abrir conc. para soldado existem +ou- 3900 homens nesta lista pois não falo só por mim mas por todos q com certeza estão anciosos para serem chamados e darão valor a sua convocação um abraço espero sua ajuda.

    ResponderExcluir
  26. Caros colegas,sei que muito de nós estam indignados pelo anúncio da abretura do CFSPM neste ano,principalmente os mais antigo.Companheiros antigos,não estou disfazendo dos seus direito mais acho junto nós menos antigo temos direito de tentar este curso, já que vocês tiveram a oportunidade no decorrer de sua carreira.Tenho 13 anos na corporação essa é a minha primeira tentativa e a possibilidade de chegar a oficial, visto que preciso de 15 anos na graduação para ser habilitado. Parabéns CelPM Mascarenha.

    ResponderExcluir
  27. Melhor que promoção Sr. Cmt, que não vai vir mesmo, seria Wagner pagasse Habilitação PM, URV e salário mais digno, pois, creio que não vivamos de promoções e de barriga vazia. sinto que nado contra a maré ha 15 anos, tomara que chegue minha reserva. A Instituição a qual pertecemos nunca vai ter o valor que merecemos dos politicos, cantando minha averbação só faltam 11 anos pra eu esquecer a tudo que sou submetido neste sistema injusto.

    ResponderExcluir
  28. E a convocação dos excedentes do CFSD/2008 Cmt???
    Esperamos um esclarecimento do senhor o mais breve possível??

    att,

    ResponderExcluir
  29. o concurso é somente para o público interno. na verdade, não deixa de ser uma justiça, pois muitos soldados, principalmente os mais novos, não tem nenhuma expectativa de quando serão promovidos. Só acho que um dos critérios para participar do certame, ter no mínimo 5 anos de efetivo serviço.

    ResponderExcluir
  30. Seria muito justo se houvesse as promoções devidas, pois outros estados o sd com 10 anos passa a cb pm e com menos de vinte anos a sargento, coisa que não acontece na pm ba.Tem vários honrosos soldados que merecidamente e pelo tempo de serviço já deveriam ser sargentos. Vamos ser justos Sr. Comandante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Senhor comandante,

    gostaria de solicitar se possível for, a Vsª Excel. se poderia divulgar ao menos as matérias que farão parte do conteúdo programático do certame ao concurso para curso de formação de sargentos pmba/2010. Peço isso, por desconhecer qualquer edital que possua o mesmo conteúdo, uma vez que esse ultimo concurso foi realizado em meados de 1997 e 1998 e quase não se encontra dados a respeito do mesmo.

    Desde já agradeço, e espero que ao menos poste o conteúdo aqui.

    boa noite, e sucesso!

    ResponderExcluir
  32. por que somente para pms ja encorporados? tem que dar oportunidade aos civis tambem, pois é mais uma chance de encreçar na instituiçao pm ba. a vontade é grande o que falta é estudo, sorte e oportunidade de ter se preparado e se sair bem na prova. abrigado comandante pela oportunidade de postar alguns desabafos.

    ResponderExcluir
  33. Muita atenção companheiro que certamente é um recruta folgado! ao elogiar a abertura deste infundado concurso, estará defendendo o desrespeito aos companheiros mais antigos, que já arriscavam as suas vidas, quando vc ainda usava fraldas. então tenha mais cuidado nos seus comentarios, pois certamente vc também será(se Deus quiser) praça antigo. Grato. SD R. Silva

    ResponderExcluir
  34. TENHO 3 ANOS DE POLICIA MILITAR E A DUAS SEMANAS CONHECI UM SOLDADO ANTIGO. SABEM QUANTOS ANOS ELE TEM NESSE MESMA GRADUAÇÃO? 32 ANOS.ELE CONFESSOU A MINHA PESSOA QUE NAO PEDIU A RESERVA AINDA PORQUE ESTA ESPERANDO UM POSSIVEL CHAMADO PARA O CURSO DE SARGENTOS.
    COMO PROTEGER AS PESSOAS DA INJUSTIÇA SE DENTRO DE NOSSA INSTITUIÇÃO A INJUSTIÇA É PATENTE. ACHO QUE ANTES DE SE FAZER CONCURSO DEVE-SE PROMOVER OS PRAÇAS MAIS ANTIGOS.

    ResponderExcluir
  35. EU acho um verdadeiro desrespeito a os soldados antigos ,que lutaram e muitos morreram e nunca foram lembrados agora ficam esses recrutas criticando oa soldados antigos que merecem ser sargentos não pelo nivel intelectual mas sim pela coragem de enfrentar a bandidagem com um 38. Na epoca não tinha tantos policiais envolvidos em tastas coisas erradas. Todos policiais antigos tem que ser sargentos independente do nivel de escolaridade.

    ResponderExcluir
  36. Sr, comandante com todo respeito eu gostaria de saber quando finalmente vai ser a promoção para cabo e quantos serão promovidos pois tenho 19anos e ate hoje não fui promovido a nada e ja não tenho motivação nenhuma, por que eu entrei por vocação na pm mais hoje vejo que so os oficiais são beneficiados na pm

    ResponderExcluir
  37. eu não acho justo com os praças antigos não eu penso que quem quizer melhorar de condiçoes na corporação e se dis com escolaridade pra tanto deve fazer para oficial por que todo ano tem promoção para o oficial mudar de posto ja que eles não fazem nada eles so presizam de um concurso e pronto as promoções vem normalmente todo ano isso é discriminação com os praças

    ResponderExcluir
  38. SARGENTO PM/98
    Comandante,
    O concurso para SGT PM deveria ser externo, só assim os TENENTES deixariam de fazer o serviço de sargentos e fariam seu papel.
    Fico indignado quando observo o que ocorre hoje. Eu quero voltar a ter orgulho em dizer que sou SARGENTO e voltar a comandar fração de tropa.

    ResponderExcluir
  39. SR. comandante e senhores que postaram as suas ideias, sou um sangento da reserva, aixa preta 4º Dan de karatê com experiencia em outras artes marciais, foi eu que apresentei a Tonfa a Policia Baiana, na gestão do Sr Cel PM Golveia na qual imprantou esse instrumento de Defesa Pessoal. me sinto com muita disposição ainda para trabalho devido ao esporte que pratico, porem tive que pedir a reserva a 2 anos atrás, por falta de estimulo a promossão, exerci por varias vezes função de oficial, mais quando novo, devido a cuidar do sustento da familia não tive a oportunidade de estudar e tentar o concunso de oficial, trabalhei em destacamentos do 17 BPM e o sonhado tolerancia zero, conseguir nas cidades, o tempo que passei zero de crime. como conseguir? muita Dedicação, então compalheiros novinhos, os colegas da aintiga merecem suas promossões, pois são herois e trabalharam em uma epoca que não tinha as mordomias tododas que os senhores tem hoje. muitos tombaram em seviço, e outros morreram de problemas de saúde devido a stress da nossa função. estudo e bom, mais ser um policial de caratér. melhor ainda.

    ResponderExcluir
  40. Coronel parabens pelo comando e e uma pena eu não esta mais na ativa para contribuir com o seu comando, mais mesmo na reserva estou fazendo muito.
    ass: Sgt PM R.R. Viana.

    ResponderExcluir
  41. Sou Sargento de 2000 nunca tive nenhuma punição cade minha MEDALHA de 10 anos???

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber se este concurso vai ser interno ou aberto a civis também. Tales Lopes, Irecê-ba. SERTÃO-BRASIL

    ResponderExcluir
  43. COM TODO RESPEITO AOS COMPANHEIROS MAIS ANTIGOS, MAS DO QUE ADIANTA ANTIGUIDADE SEM QUALIDADE, TENHO QUASE 10 ANOS DE POLÍCIA, DESDE QUE INGRESSEI, COM MUITO ESFORÇO CONSEGUI PASSAR NO VESTIBULAR, SEMPRE QUE POSSIVEL FAÇO O CFO PMBA, FAÇO CURSOS DE TÉCNICAS POLICIAIS, OU SEJA BUSCO O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL, HOJE SEM FALSA MODESTA SEI QUE SOU MAIS CAPAZ QUE MUITOS COLEGAS SOLDADOS DE 20 ANOS E SEI QUE TEM PRAÇA MENOS ANTIGO DO QUE EU QUE ESTÁ MAIS PREPARADO DO QUE EU. SEM QUERER AGRAVAR A NINGUEM, ALGUMAS PRAÇAS MAIS ANTIGAS ACREDITAM QUE POR ESTAREM A MAIS TEMPO NA CORPORAÇÃO TEM DIREITO A TRATAMENTO OU BENEFICIOS ESPECIAIS, SEI QUE A ELES DEVEMOS RESPEITO, CONSIDERAÇÃO PELO TRABALHO DESENVOLVIDO AO LONGO DA SUA JORNADA, MAS O COMPROMISSO COM A INSTITUIÇÃO É DE PELO MEMOS 30 ANOS, E NESSE TEMPO ELE TEM VARIAS OPORTUNIDADES DE CRESCER, AGORA FICA O CIDADÃO SE ACHANDO MELHOR Q O RECRUTA Q ESTÁ CHEGANDO AGORA, MAS MUITAS VEZES ESSE SOLDADO MAIS ANTIGO QUE FICA EXIGINDO PROMOÇÃO ( SEM QUERER AGRAVAR A TODOS) É OMISSO, PREGUIÇOSO.
    EU COMO SOLDADO, ACHO UMA VERGONHA TER QUE TRABALHAR COM UM COLEGA QUE MAL SABE ESCREVER, NÃO SABE SE EXPRESSAR, ISSO É INACEITAVEL NOS DIAS ATUAIS, ESCUTO MUITOS DESSES SOLDADOS MAIS ANTIGOS FALAREM QUE A POLÍCIA MILITAR MUDOU MUITO,A PROVA DISSO É QUE ALGUNS SOLDADOS E ATÉ SARGENTOS VOLTARAM A ESTUDAR, ENTÃO NÃO É DESCULPA PARA TERMOS EM NOSSO QUADRO POLICIAIS SEMI- ANALFABETOS, O CONCURSO TEM QUE SE REALIZAR MESMO.

    ResponderExcluir
  44. Li atentamete cada comentário postado concernente ao concurso para Sargento e notamos uma complexidade diante de tantas opiniões individualistas. Cabe ao Comando efetuar um estudo sério sobre o caso analisando cada situação. Problematica como essa requer ações rápidas e duradouradas, pois trata de Valorização do Homem; Nós Policiais Militares não podemos mais viver de medidas temporarias. Sugiro ao Comando que ao formar comissões de estudos de casos dentro da corporação e que praças possam fazer parte como membro. Façamos da nossa Corporação Instituição séria e respeitada e só conseguiremos isso quando seus integrantes forem tratados de tal forma.

    ResponderExcluir
  45. Realmente concordo com a abertura de novos concursos, vou concorrer com os pm's mais novos não me sinto desmotivado, mas sim preparado pois passo muita experiência para os pm's mais novos, tantos os praças como os oficiais e aprendo com todos, pois o meu objetivo é a qualidade como prestador de serviço público, como produto. Parabens colegas. Sejam felizes e procurem Deus, ele tá voltando!

    ResponderExcluir
  46. Gostaria de salientar ao cmt geral que, após a greve de 2001 a instituição formulou um novo estatuto o qual não se atentou para o quadro de sargento, digo que anteriormente havia quadros de sargentos combatentes e especialistas e o combatente eram mais antigos e tinham precedencia de comando sobre o especialista. Com o novo regimento ficaram todos iguais que é um grande erro, pois existe a turma de 2004/2005 que passou por concurso com cera de 4950 escritos e cursou um ano e turmas especiais de 45 dias anteriormente promovidos são mais antigos.Isto não ocorre com os oficiais porque esta regulamentado e por isso a cada ano abre vagas para CFO e não gera problemas com o quadro do CHOA.Portanto comandante se este concurso for a frente haverá com certeza ações na justiça e o Estado não terá argumentos para possíveis eliminares da justiça. Espero portanto que além de V.sª junto a assembleia legislativa corrigir esta lacuna no estatuto, promovam os nossos policiais que dedicaram suas vidas prestando um serviço de excelência a nossa sociedade bahiana. O que esperamos um dia é que assim como os oficiais que ingressam na academia sai aspirantes e chegam a coronél, os mesmos direitos chegam aos praças pois não vemos abrir concurso para capitão, major e tenente-coranel e o soldado sonha na esperança de um concurso que por fim não chegará.

    ResponderExcluir
  47. Todos na PMBA farão concurso para serem promovidos? Oficias e Praças?

    Para um oficial ser promovido ele precisa fazer outro concurso?

    Agora quando é o praça tem que prestar outro concurso?

    Amigos, temos que acabar com essas injustiças! Realmente temos duas Polícias.

    Respeitem e coloquem em prática nosso Plano de Carreira, peguem essas vagas e promovam os praças antigos! Que injustiça é essa?

    Acredito que deve haver promoção por meríto intelectual, mas deve haver para todos, não apenas para os Praças!

    Que hipocrisia é essa, alguns chegam a dizer:
    -isso é bom, pois os praças ficarão motivados e continuarão estudando.

    Tá bom, então vamos incentivar a todos, a partir de agora toda promoção na PMBA será por concurso interno, inclusive para oficial.

    Então a classe dos praças é a única que para ser promovido deve prestar concurso?

    E digo mais, temos que lutar pela Carreira Única, civil só deveria entrar na PMBA como soldado e as vagas para Academia deverão ser apenas para os praças! A carreira Única é possível!

    Por que é tão difícil convencer alguém sobre a mudança?

    ResponderExcluir
  48. acredito que são quadros diferentes,esse concurso não deverá impatar em nada a promoção a sgt por antiguidade

    ResponderExcluir
  49. Exm. sr. Cmt. esperamos que interpessoal gloriosa pm,para que os paradigma seja de renovaçaõ e melhoria para todos os pms.que esperam as promoções ou de cbs ou sgt. para fortalecer esta comporação.

    ResponderExcluir
  50. será que o pessoal que formou em 2008 poderá fazer este concurso?

    minha turma já tem 2 anos e 2 meses, gostaria de poder concorrer a uma vaga neste concurso.

    ResponderExcluir
  51. Queridos colegas: sugiro que os senhores se identifiquem nas suas sugestões, pois pelo que tenho visto, o Ilmº Comandante abriu esse espaço para que as idéias sejas postas e analisadas. vai a minha aqui. como a quantidade de Policiais antigos sem a devida promossão e grande e também os novos devem ter a oportunidade. seja feito um concurso interno dando 20% das vagas para os novos e promovidos 80% dos antigos, muitos que ja completaram seus 30 anos com certeza vai pedir reserva, liberando assim novas vagas.
    Ass: 1º Sgt PM R.R. Nilson Viana

    ResponderExcluir
  52. Comandante estou na reserva e residindo em Guanambi, aqui com apoio da Associação de CB e Sd colocamos um escola de Karatê no qual treina varios policias militares da Ativa e seu dependentes.
    Todos os anos acontece no estado de minas gerais o campeonato Brasileiro de Militares (Karatê) no Batalhão da PM de Ubá_MG, na qual participa PM, Marinha,Exercito e Aeronáutica. Gostaria de saber se podemos contar com apoio da PMBA para passagens e hospedagem bem como a permissão para participar desse evento?
    casso sim. via comando do 17º BPM. pois os policiais são lotados nessa unidade.

    Ass: 1º Sgt PM R.R. Nilson Viana
    Professor: KARATÊ - FAIXA PRETA 4º DAN -FBK - CBK.

    ResponderExcluir
  53. A carreira dos praças está prejudicada, os Sgt logo depois do curso pedem tranferência para a R/R. Isso porque são convocados para o CEFS com 27 anos de serviço. Tem que promover de acordo com o tempo de serviço para SGT e CB respectivamente. A tropa está envelhecida, doente, com a moral baixa, esse concurso seria um golpe muito duro.Quem quiser concurso que faça o CFOPM.

    ResponderExcluir
  54. trabalho tanto em pró do nome da policia militar, do bem da sociedade, já dei mas de 400 flagrantes, entorno de 22 flagrantes por cada ano de policia,o que eu ganho com isso é sempre a desconfiança de como consigo prender esses marginais, pois digo com profissionalismo e dedicação! a dias procuro saber sobre a promoção de CB e não obtenho resposta, isso e JUSTO sr. Cel? esse eo pago que tenho por me esforça em cumpri bem o meu papel de servi a sociedade? como continuar estimulado a trabalhar? queremos respostas!
    ass: sd pm Arcanjo 31 CIPM.

    ResponderExcluir
  55. sr cmt seu silencio e que nos mata! ate hoje nada das promoções, e nada nos fala! kd os CB? kd os SGT por antiguidade? tenha piedade dessa tropa tão sofrida e pisada. nos der uma satisfação independente de militares somos humanos. justiça para quem faz a justiça acontecer!

    SD DE DEUS

    ResponderExcluir
  56. Já não era sem tempo estamos ansiosos pela abertura desse concurso, espero que tenha umas 500 vagas, porque o quadro de SARGENTOS PRECISA SER RENOVADO.

    ResponderExcluir
  57. Caro Sr, Comandante e colegas:
    Entrei na PMBA em 1992 (18 anos) as opoetunidades que hovem a nivel de concurso para sargento só foram 02 1997 e 2004, muito pouco em tantos anos.
    Não é justo concurso para sargentos com tantos soldados antigo que ainda não foram promovidos e não sabe quando serão.
    A PM quer se comparar a empresa modernizada, porem esquece que em empreses os funcionarios são promovidos por antiguidade e competencia.
    Tambem nunca ouvi falar que um tenente tivesse que fazer concurso pra ser promovido a Capitão, ou capitão a major e assim por diante no oficialato.
    Conheço capitães que foram promovidos com menos de 10 anos de serviço.
    É com essa postura que cada vez mais os praças estão mais demostivados.
    Fica aqui uma opinião. Deve-se promovar os soldados mais antigos a sargentos todos os anos, e acabar com o corcurso de sargento, pois é assim oficialato e a policia é a mesma.Todos os anos abrem corcurso para oficiais com 200 vagas e todos nós sabemos que o quadro de sargento é maior e estar em decit.

    Grato

    Um PM que ainda sonha com uma PM mais justa e humana.

    ResponderExcluir
  58. Sr comandante,boa noite, como é que os senhores irão abrir vagas para concurso de sargentos, se existe muitos soldados antigos que deram o sangue por essa coorporação, sem nunhuma promoção? Isso seria uma falta de respeito e desumano a legislação da PMBA que diz que com 10 anos os policiais estão habilitados a serem chamados para o curso de CB com 17 anos estão habilitados ao curso de SGT, respeitando o numero de vagas. Eu completei 18 anos de corporação, preferiria ser chamada para o curso especial de SGT PM. Como é que existe vagas para o quadro de SGT e nós policiais que temos direitos adquirido ficamos sofrendo com esta espera que nunca vem e agora ficamos triste porque os mais jovens nos dará capote porque tem mais tempo de estudo,não estão empenhado com as adversidade da iadde e condições econômica nossas, sei que tem muitos SGT que já solicitaram reserva e estão anciosos para nos dar estas vaga e assim ficariamos energizados e com a sensação de que fomos respeitados e lembrados, como tenho visto em outras corporações militar de outras federações.Obrigado.

    ResponderExcluir
  59. Exms. sr.Cmt. desta gloriossa policia militar,nos esperamos que as promoções seja respeitadas com as antiguidades como manda o regulamento da pm/ba,o que esperamos com sua competencia de Cmt.Em particular confiu muito em Vossa exlencia,e organizar apartir do proximo ano de 2011,e que a promoções pegar exemplos de outros.Estados que as graduações quando chegar o tempo real para as promoções que pode ser automaticas.

    ResponderExcluir
  60. Pessoal boa noite nos teremos que da uma voz de confiaça ao nosso cmt. para organizar estas promoções,espero que no proximo 2011,seja resolvido e tal faciel e simples e só obedecer o regulamento.

    ResponderExcluir
  61. Curso de Formação de Sargentos 2010.

    Gsotaria de saber mais informações a respeito desse concuros, quando sairá o edital?
    O concurso será interno ou será aberto para os civis? quais os requisitos pra fazer a prova?

    ResponderExcluir
  62. Eu tenho 12 anos de serviço, não acho justo que se faça um concurso, tendo em vista que temos vários colegas com 20 à 25 anos de serviços sem nenhuma promoção, entrei na polícia com 2° grau, e hoje faço mestrado e sou soldado, no minimo eu deveria se cabo, mais a nossa polícia militar como alguns colegas falaram nesse Blog, ela é dividida entre os praças e os oficiais, tendo em vista que o tenente para ser capitão não precisa fazer concurso e o soldado para ser sargento tenhe que fazer concurso, isso não é justo segundo o nosso estatuto os pilaris da nossa polícia é hierarquia e disciplina. Cadê a hierarquia nesse caso para as promoções, só serve na hora de tentar prejudicar os praças.
    Eu não concordo com a opinião colocada no blog, de um colega de 10 anos de serviço, ele falou que é preparado sera, nós temos que respeitar as dificuldades de todos, são esses "analfabetos" segundo ele. Uma colocação infelz dele que mostra que ele não é preparado, eu tenho certeza disso.Pois foram esses "analfabetos" colega que mim ensinaram o que eu sou hoje na polícia.

    ResponderExcluir
  63. PARA AQUELES QUE AINDA TEM DUVIDAS SE SERÁ PERMETIDO AOS CIVIS FAZEREM O CONCURSO DE SARGENTOS VAI AI O QUE DIZ A LEI Nº 7.990 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2001( ESTATUTO DOS POLICIAS MILITARES DA BAHIA).

    ART. 165

    1º O ACESSO À GRADUAÇÃO DE 1º SARGENTO, PRIVATIVO DE POLICIAL MILITAR DE CARREIRA, DAR-SE-À MEDIANTE CUROS DE FORMAÇÃO REALIZADO NA PRÓPIA INSTITUIÇÃO SERÁ PRECEDIDO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS CANDIDATOS À MATRICULA NO REFERIDO CURSO, SOB RESPONSABILIDADE DE COMISSÃO ESPECIALMENTE DESIGNADA PELO COMANDANTE GERAL, COM MANDATO DE DOIS ANOS, PERMITIDA A RECUNDUÇÃO.
    2º O PRECESSO DE SELEÇÃO DE QUE TRATA O PARÁGRAFO ANTERIOR OBSERVARÁ O DISPOSTO EM REGULAMENTO.
    PORTANTO PELA LEI TERÁ QUE SER INTERNO, UMA VEZ QUE O CIVIL SO ENTRA NA PM COMO SOLDADO OU OFICIAL. MAS NA PM BA TUDO É POSSIVEL

    ResponderExcluir
  64. Uma grande injustiça!!Sabe o Q a PMBA precisa?De um novo comandante que olhe o interesse da populção e não só o seu!
    Geddel vem aí e eu tenho certeza Q vai ser td diferente!!

    ResponderExcluir
  65. DIGNÍSSIMO SR. NILTON REGIS MASCARENHAS - CEL PM, CMT GERAL DA PMBA, OS SOLDADOS DA NOSSA BRIOSA ESTÃO TODOS DESESTIMULADOS, SEM NEHUMA PERSPECTIVA DE MELHORA, SE V. EXª ENCOMENDAR UMA PESQUISA COM OS SOLDADOS IRÁ CONSTATAR, ESTAMOS TODOS INSATISFEITOS 18, 20,23 E 26 ANOS COMO SOLDADOS, ACREDITÁVAMOS QUE NESTE ANO DE 2010 SERÍAMOS SARGENTOS, POIS TEMOS POTENCIAL PARA ATINGIRMOS A GRADUAÇÃO DE SGT PMBA, PORÉM TUDO ESTÁ IMDO ÁGUA ABAIXO, JÁ ESTAMOS ENTRANDO NO OITAVO MÊS DO ANO E NADA DE CONVOCAÇÃO PARA O CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS, CREMOS QUE SE O NOBRE COMANDANTE GERAL SE DEDICAR E OUVIR AS VOZES QUE CLAMAM NO DESERTO, PODERÁ RESOLVER ESTE GRAVE PROBLEMA, POIS SABEMOS QUE EXISTEM UMAS 2.0000 VAGAS PARA SARGENTOS, ESTÁ FALTANDO AMOR AOS SOLDADOS, OS SARGENTOS COM CAS TODOS FORAM PROMOVIDOS A SUB TENENTE E A PM NEM O ESTADO FALIU, ACREDITAMOS QUE DÁ FAZER ALGO, CLARO QUANDO SE QUER FAZER, MAS NÓS SOLDADOS VELHOS ESTAMOS ABANDONADOS, NÃO DESRESPEITANDO OS MAIS NOVOS, MAS PARECE QUE AINDA EXISTE ANTIGUIDADE NA PM.

    ResponderExcluir
  66. ACHEI FANTÁSTICO O COMENTÁRIO ACIMA DO MARCELO COSTA, NÃO SE PODE MENOSPREZAR OS QUE TEM SUAS LIMITAÇÕES E DIFICULDADES, NINGUÉM É COMPLETAMENTE PERFEITO NEM TAMPOUCO BURRO, DEUS CRIOU CADA UM COM SUAS VIRTUDES E DEFEITOS, COMO UM COLEGA DE TRABALHO DIZ QUE ESTÁ PREPARADO E OS DEMAIS SÃO ANALFABETOS, SÃO ESSAS PESSOAS QUE NÃO DEVERIAM SER POLICIAIS, SE A PM TEM ANALFABETOS E TAL PESSOA ESTÁ NA PM É PROVA QUE ESSE TAL PROVA QUE NÃO PODE NADAM SENÃO NÃO ESTARIA NA PM NO MEIO DOS ANALFABETOS, É PRECISO VALORIZAR A HIERARQUIA E DISCIPLINA, E PARA ISSO O NOBRE COMANDANTE GERLA DEVERÁ CONVOCAR TODOS OS SOLDADOS ANTIGOS ACIMA DE 17 ANOS PARA O CURSO DE SARGENTOS E DEPOIS ABRIR CONCURSO, PRIMEIRO VALORIZAR OS PRECEITOS HIERÁRQUICOS DA PM, É ASSIM QUE O COMANDANTE GERAL TERÁ O RESPALDO DOS SOLDADOS ANTIGOS, E CREMOS NA SENSIBILIDADE DO GESTOR MAIOR DA BRIOSA.

    ResponderExcluir
  67. Sr. Comandante,
    Sugiro que o Senhor, primeiramente, esclareça as exigências do referido concurso para Sargentos, como : Tempo de serviço, matérias exigidas, vagas disponibilizadas pois, dirimindo tais dúvidas, nós ficaríamos menos apreensivos, uma vez que o Sr. já esclareceu acerca da licitação para contratação da empresa. Assim, os que se encaixarem em tais exigências teriam como se preparar anteriormente.Para não acontecer a mesma coisa que ocorreu com o Concurso do CFO/2010. Mudaram o conteúdo prográmático 2 meses antes da prova. Prejudicando àqueles que já vinham se preparando.

    ResponderExcluir
  68. Acredito que para um melhor desenvolvimento do trabalho policial falta graduados (Cabos e Sargentos).Pois muitos soldados encontran-se desmotivados pela falta de pespectiva de ascensão na carreira policial militar.Acredito que o concurso para sargentos é uma ótima oportunidade para os soldados reaverem suas esperanças desde que o concurso também leve em consideração além das provas também titulos ou seja pontuação para cada ano de serviço prestado pelo policial como um incentivo para se preparar intelectualmente, pois a carreira policial exige preparo constante para as atividades do dia-a-dia.Tb acho importante que antes do concurso que haja convocação e promoções de cabos e sargentos especiais.

    ResponderExcluir
  69. Sabemos da importancia da realização do concurso público para sargento, mas não podemos esquecer os soldados que tem cerca de 25 anos e não foram promovidos até hoje. É revoltante ver os colegas sendo tratados como animais se dignidade e sem acesso a melhoria de vida. São pessoas que dedicaram suas vidas a corporação e no entanto o reconhecimento do Estado é nenhum.
    Reflita um pouco senhor comandante... sei que para o senhor como coronel as coisas são um pouco melhores, mas um dia senhor foi soldado... porque não valorizar um pouco mais o ser humano, o cidadão, o pai de família.
    Chega de blá, blá, blá e trabalhe em prol da sociedade.
    Enquanto o senhor não valoriza o ser humano a segurança pública não vai melhorar. será que os oficias do estado maior compraram sua monografia do CAO ( curso de aperfeicoamento de oficiais) ou são bonecos mainipulados pelo governado, ou não passam de analfabetos...
    Alguém pode me ajudar?
    indico ao sr comandante uma leitura simploria sobre policiamento comunitário e o livro de Direitos Humanos, coisa de policia de Ricardo Baristreli. Tem todos na APM.

    ResponderExcluir
  70. o alto escalao da policia militar preucupa-se em colocar policiais em dias de festas para trabalhar, para policias nao existe feriado ,data natalicia ,natalina,qualquer que for confrartenizaçao estamos em alerta sacrificando nossas vidas deixando nossas familias entregues ao tempo sem pespectivas boas policiais de vinte a vinte e cinco anos insatisfeitos desolados desencorajados,desmotivados,desanimados sem saber se vao almejar o tao esperado curso de sgt cmt geral da pm ba nao custa nada para o senhor dar o que esses iludidos guerreiros meressem e fazem jus felizzzzzzzzzzz dia dos pais corajosos e meresedores guerreiros pracas

    ResponderExcluir
  71. Nobre Cmt Geral Cel Mascarenhas, tudo indica que V. Exª está mal assessorado, parece que os que o assessoram não reconhecem o valor de um Soldado, pois se os vissem com bons olhos traria soluções e não deixariam um Soldado com 18, 25 anos no excepcional comportamento sem ser convocado pra o curso especial de sargentos, este ano de 2010 já está indo embora e a nossa PMBA, não deu nenhum valor ao praça que vive na parte baixa da pirâmide, nós os soldados estamos completamente esquecidos, fora do contexto social, sem nenhum valor, é uma vergonha o que estão fazendo com os soldados velhos, que tanto colaboram para uma melhor segurança, tudo de bom é para os oficiais e aqueles que estão na linha de frente nada, steremos que pedir nossa reserva como soldados e proventos de sargentos, pois não uma regra clara para nos convocar para o curso especial de sargentos, através do CFO o indivíduo chega ao posto de coronel e a comandante geral sem prestar nenhum concurso interno, se assim fosse tinha muitos tenentes com 18, 25 anos sem sequer serem capitães, mas para o oficialato é tudo mais fácil, para o praça e especialmente o soldado é só humilhação e vexame, é hora de termos um plano de carreira, vamos sair do passado e pensar no futuro, tudo muda, mas a PMBA continua arcaica.

    ResponderExcluir
  72. Sr. Cmt. como o sr. pode abrir concurso para Sgt. se nós que somos Soldados á 20 anos não sabemos quando vamos ter nossos direitos adquiridos. E o estatuto do policial será violado, não é possivel esperar tanto para agora não conseguir nosso objetivo.

    ResponderExcluir
  73. Exmº Comandante Geral
    Sou Policial Militar a 19 anos, pertenço a 24ª CIPM , meu nome é Raul da Conceição Barbosa soldado ora hoje destacado no PPM lages do Batata/Jacobina, é com satisfação que uso este meio de comunicação pela primeira vez,sei que esta preocupado com o grande numero de soldados sem a promoção devida, mas tenho certeza que da pessoa humana que conheço que ja convivi de perto, sendo meu comandante na época pelo 20º BPM.
    Tenho certeza que não esta medindo esforços para a promoção dos policiais mais antigos do nosso Estado.
    Que Deus lhe ilumine e consiga quebrar junto aos nossos governantes esta pauta de grande valia para a nossa Instituição.

    ResponderExcluir
  74. EU GOSTARIA QUE O SR;CMT MASCARENHAS ANTES DE FALAR EM CONCURSO PARA SGT QUE ELE PARE E PENSE ANTES NOS MAIS DE 10 MIL PRAÇAS QUE ESTÃO PARADOS NO TEMPO SEM PROMOÇÃO COMO POR EXEMPLO TODA A TROPA DE 1992 QUE NUNCA RECEBEU DA CORPORAÇÃO O SEU DEVIDO VALOR.POIS NA NOSSA ATUAL PMBA SO EXISTE PROMOÇÃO PARA OS OFICVIAIS SERA QUE É ELES VÃO AS RUAS TODOS OS DIAS FAZER A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO SERA QUE ELES SÃO A MAIORIA.

    ResponderExcluir
  75. Sr. comandante gostaria de saber se aberto o CFS, a turma de 2008 podera realizar o concurso ou irá exigir mais tempo de serviço.

    desde já agradesso.

    ResponderExcluir
  76. CARO CORONEL MASCARENHAS:
    O RETORNO DO SUBTENENTE TROXE AVANÇOS SIGNIFICATIVOS, PORÉM, PRECISA DE UM APERFEIÇOAMENTO QUANTO AOS CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO, OU SEJA:
    a) O CAS era feito pelo 2º SGT para ser 1º SGT PM, como a graduação de 2º SGT foi extinta, o mesmo deveria acontecer com o CAS;
    b) As promoções de Subtenente deveriam ser por antiguidade, mesmo sem o CAS,pois existem Sargentos no excelente comportamento com mais de 26 anos de graduação;
    c) Os Sargentos com nível superior e até pós-graduação deveriam concorrer a vaga de subtenente;
    OBS.: No BGO nº 141, de dia 30.07.2010, consta os Sargentos mais antigos, dentre eles, 06 graduados que foram 3º, 2º e hoje 1º SGT PM, todos em fim de carreira, seria justo uma promoção a Subtenente.

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner