domingo, 6 de junho de 2010

A 1ª Etapa do Concurso CFOPM 2010


Foi realizada, neste domingo, a 1ª Etapa do Concurso Público de Provas para acesso ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (CFOPM/2010), consistente no Exame de Conhecimentos.

As provas foram realizadas em 18 estabelecimentos de ensino localizados na Capital e teve um índice de 16,78% de abstenção.

Em que pese algumas pessoas tentarem tumultuar o transcorrer do processo seletivo, buscando caminhos aparentemente mais fáceis, porém desprovidos da ética e moral indispensáveis àqueles que pretendem ingressar nos quadros de nossa Centenária Milícia de Bravos, tais esforços resultaram ineficazes, sendo a manobra identificada e completamente neutralizada, pois se encontrava em ação plano estratégico de logística de segurança previamente.

O planejamento e a ação preventiva são aspectos que não podem ser ignorados nem minizados na ótica da segurança pública e a PMBA encontra-se atenta a estas modernas diretrizes.

Desta forma, podemos garantir a todos os candidatos que podem ficar completamente despreocupados com a lisura e integridade do concurso e que todas as medidas necessárias foram e estão sendo tomadas.

Àqueles que, graças a Deus, são maioria, se dedicaram aos estudos e entenderam que a vitória não é construída senão por meio de trabalho árduo, meus sinceros desejos de boa sorte.


Nilton Régis Mascarenhas - Cel PM
Comandante Geral

162 comentários:

  1. Parabéns ao CMT Geral, por esta atento as mazelas dos maus feitores no intuito de entrar na Milicia de Bravos pelo o caminho errado.

    ResponderExcluir
  2. ME SINTO HONRADO COM OS DESEJOS DE BOA SORTE DO CORONEL!

    ResponderExcluir
  3. http://novo.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/policia-prende-11-candidatos-por-tentar-fraudar-concurso-da-pm/

    Aquela prova foi realmente muito estranha. Sou concurseiro de longas datas e nunca vi uma prova de 70 questões, com redação, em um tempo tão curto. Alem disso, eram questões que consumim muito tempo, afinal, várias delas, inclusive as de conhecimentos gerais, requeriam interpretação de textos longos, sem falar nas de matemática. Ao meu ver, aquela prova ficou fácil apenas para quem já tinha o gabarito.

    Prefiro que seja realmente anulada e reeditada para que possamos ter oportunidades iguais pelo menos nisso nesse país. Imaginem quantas pessoas fizeram uso desse aparelho, não só em Dendezeiros, mas também em outras unidades de aplicação da prova.
    Mal organizado: fiscais entravam na sala a toda hora para explicar coisas que deveriam ser ditas antes do início da prova, assim, consumindo o tempo que já era curtíssimo; houve falha na informação sobre a necessidade daquele novo método de identificação da prova (transferência do diagrama na capa do caderno para a folha de respostas). Várias pessoas só ficaram sabendo de tal necessidade próximo do fina da prova, isso em minha sala, imagine nas salas que esqueceram completamente.

    ResponderExcluir
  4. Parabens ao cmt geral, por ter conseguidor capturar esses fraudadores. mas em nome de uma grande maioria gostaria de pedir ao senhor pra que as proximas provas sejan feitas em cidades do interior, devido ao grande transtorno e gasto financeiro e mental para se fazer o cfo, que nao seja em todas as cidades mais pelo menos naquelas que se localizaq as sedes dos CPRs.muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Coronel, com todo respeito, caso não seja encontrada a fonte da fraude nunca saberemos quantos realmente estavam envolvidos na mesma. Sei que o senhor deve ser o maior interessado em não deixar que fraudadores penetrem em uma corporação com uma história tão importante para a Bahia e para o Brasil. Sendo assim não enxergo outra medida cabível para garantir a lisura desse concurso a não ser a anulação dessa primeira etapa.

    ResponderExcluir
  6. Discordo...

    Ficou evidente a possibilidade de em outros estabelecimentos ter acontecido o mesmo. Acho que a ideia de anulação deve ser refletida!

    Esse concurso não foi integro!

    ResponderExcluir
  7. Como nós candidatos podemos ficar despreocupados se os cabeças não foram presos? E se esses 11 forem 20, forem 500? Essa dúvida dá extrema sensação de impunidade. Acho um absurdo que exista a chance, mesmo que mínina, de qualquer pessoa possa ingressar na pm por meios fraudulentos e essa dúvida existe. Fora o atraso de quase 1 hora para realização das provas e material entregue aberto, conversa ente alunos. O que vi em minha sala foi uma conduta que não combina de forma alguma com a grande da polícia militar da bahia e muito menos com o alto nível do CFO.

    O correto seria a anulação do certame, pois quem realizou uma boa prova, fará uma segunda boa prova, com exceção dos que tiveram sorte. E inibiria que a dúvida de que a meritocracia não será a única forma de ingresso no certame do CFO.

    Um abraço naquele que confia na grande análise do sr comandante.

    ResponderExcluir
  8. Cel Mascarenhas,
    Parabenizo à Polícia pela prisão dos Fraudadores, porém não podemos afimar que " a manobra foi identificada e completamente sanada". Quem garante que só foram esses 11??? E os comparsas que estavam no carro do lado de fora do colégio??? Infelizmente, tenho que dizer que em outros estados os concursos são mais organizados e este certame deixou a desejar, pois nós, candidatos que perdemos noites e mais noites de estudo, meses de cursinho, transporte, alimentação... será que é garantida à lisura do concurso, cel? Por favor, o mais coerente é anular essa prova e estabelecer meios que "assustem" esses caras que vem de outros estados, com intuito de entrar da Polícia Militar pela JANELA. Não é a primeira vez que candidatos de Pernambuco ( principalmente, da cidade de SERRA TALHADA) são envolvidos ou suspeitos de fraudes. Muito obrigado e bom dia.

    ResponderExcluir
  9. Não achei correto efetuar a busca pessoal com detector de metais somente no momento de ir ao banheiro. Deveriam ter realizado isso no momento da entrada em sala de aula, pois quem pode garantir que em outros colégios não houve candidatos que permaneceram com as escutas, já que nem todos foram ao banheiro?
    Espero que isso seja revisto no próximo certame.
    Outra coisa que prejudicou os candidatos foi o pouco tempo para resolução de 70 questões mais redação.
    Considerando que a transcrição da redação e marcação da folha de respostas dura no mínimo 40 minutos, nós ficamos com aproximadamente 04h20 para resolver 70 questões e fazer a redação. Não foi justo!!!!
    Outra falha foi não terem colocado o tempo de duração da prova no quadro para que os candidatos se orientassem melhor.
    Deveriam colocar os pernambucanos no mesmo colégio da próxima vez. Não vejo essa medida como de forma discriminatória, mas necessária para a garantia da lisura do certame.
    Nos mais, parabéns à PMBA pela efetuação das prisões.

    ResponderExcluir
  10. Tratou-se de uma prova de concurso toda calcada em textos e frases que nos conduziam a apenas um título: ÉTICA. No entanto, evidenciou-se extrema falta de planejamento, tanto na elaboração quanto na aplicação da prova, o que reduziu as possibilidades de ingresso na corporação a apenas um contingente mínimo de oportunistas, excluindo assim os milhares de concorrentes sonhadores que estudaram por meses. Cadê a ética??

    Foram questões enormes, a maioria de interpretação de textos, incluídas às naturalmente complexas de matemática que somaram a absurda quantia de 70 questões exaustivas. Todas a serem respondidas em um tempo que para muitos que não entendem de provas seria razoável, mas que para a unanimidade dos concorrentes foi absurdamente ínfimo. Ademais, quando se trata de um tema tão polêmico, uma redação tem de ser cuidadosamente elaborada de forma a não generalizar aspectos e características de ações isoladas de pessoas já não mais participantes do corpo militar baiano.

    Em igual teor, a aplicação da prova foi nitidamente mal planejada. Afora os merecidos parabéns àqueles que conseguiram interromper a ação criminosa daquele grupo de farçantes, tudo foi desastroso. Dúvidas: será que só foram eles? Será que não seriam encontrados outros em outras unidades de aplicação da prova? Por que os desonestos pernambucanos estavam todos em um mesmo local de prova? Certezas: entre interrupções excessivas (para prestar informações que deveriam ser ditas antes do início) muitos se queixam também do novo método de identificação da prova (não explicado em muitas salas). Disso sobrou, respectivamente, o incurtamento do escasso tempo de respostas e a exclusão de muitos ansiosos concorrentes que, por não atentarem às "novidades", foram prejudicados.

    Para quem não sabe, ética é o conjunto de valores morais que ((deveriam)) nortear as relações humanas; é um conjunto de regras de conduta, enfim, é o certo a ser feito. E, em se tratando da administração pública, dentre outros princípios, significa MORALIDADE.

    Ass.: um prejudicado.

    ResponderExcluir
  11. esperamos que a fraude não anule as provas, foram 6 cansativas horas de execução

    ResponderExcluir
  12. hoje (07/06/2010), senti-me injustiçada!!
    Estudei , por mais de um ano, para ser aprovada no concurso e a responsável pela fiscalização da prova do cfo/pmba (sala 810 - cpm dendezeiros, predio antigo) recolheu a prova dos candidatos antes do prazo estipulado para encerramento.
    Outras pessoas tambem passaram pelo mesmo problema e, apesar de a coordenação ter conhecimento do ocorrido, nada foi feito! O fato é que entreguei a prova sem marcar 30 questoes do gabarito. O que fazer numa situação dessa? Responder por lesoes corporais, prejudicar os outros candidatos do concurso que estavam na sala (por pensar em rasgar as provas dos candidatos) ou , simplemente, chorar e ficar depressiva? A atitude mais sensata foi a de "acatar" a ordem da direção que não levaram em consideração meu esforço e empenho na realização da prova!
    O detalhe é que a direção que diz assegurar a lisura do processo seletivo não agiu com honestidade! Pra piorar a situação, no concurso ainda ocorrem fraudes (como escuta, provas vendidas). Como realizar, então, o sonho de ser Oficiala da Policia Militar (haja vista que a concorrência para o cfo feminino, esse ano, foi 192) se a concorrência é alta e, na mesma intensidade, as fraudes e má atuação da direção responsável pela elaboração do concurso?
    Peço a autoridade competente que resolva esse problema da melhor forma possível a qual, nesse caso, seria a anulação do concurso...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Senhor coronel, quem garante que está fraude não se estendeu pelos outros locais de provas?Será que está fraude não acontece Há muito tempo e o senhor não sabe? Eu acho que a prova aplicada em 06/06/2010, deveria ser anulada. O que o senhor acha?

    ResponderExcluir
  14. Senhor Coronel. venho pelos meios comunicar ao senhor minha opinião referente ou concurso para o CFO onde foi descoberto algums elementos fraudando,banheiros mau fiscalizados,seria mais cabivel ou correto para uma boa clasificação um novo concurso com mais rigor. grato pela atenção

    ResponderExcluir
  15. Acho que pela lisura do concurso, a prova deveria ser remarcada com todos os candidatos passando por vistoria antes da realização da prova! Se esse caso foi encontrado em um colégio, imagine se outros estiveram em outros lugares

    ResponderExcluir
  16. Sr.Cel,

    Diante de tentativas de fraude na prova realizada ontem, acho necessario a remarcacao de uma nova prova, pois os candidatos nao tem total seguranca se realmente nao ocorreu alguma fraude de algum candidato nos varios colegios destinados a realizacao do exame.E injusto um candidato que vem se preparando durante bom tempo perca a oportunidade de ser aprovado devido as tentativas de determinados individuos. Solicito providencias.

    ResponderExcluir
  17. prefiro a anulação pois n sabemos com certeza quantos estavam envolvidos

    ResponderExcluir
  18. COMO O Sr GARANTE QUE NÃO EXISTE MAIS ENVOLVIDOS NO ESQUEMA, ALÉM DOS 11 PRESOS?
    A PM, NO AUGE DE SUA ÉTICA E ESPÍRITO MORAL, TEM O DEVER DE CANCELAR ESTE CERTAME E PROMOVER OUTAS PROVAS, INTENSIFICANDO MAIS A FISCALIZAÇÃO COM PORTAIS DETECTORES DE METAIS E POLICIAIS!
    É O NOME DA CORPORAÇÃO QUE ESTÁ EM JOGO!
    E COMO FICAM OS CANDIDATOS QUE SE ESFORÇARAM, SE DEDICARAM...???

    ResponderExcluir
  19. AOS COLEGAS (PRINCIPALMENTE AOS HIPOCRITAS QUE ESTÃO FESTEJANDO AS VANTAGEM - EXCLUSIVIDADE DO INGLÊS E CENTRALIZAÇÃO, POR EXEMPLO)

    * VIRAM AÍ QUE NÃO É O FATO DE O CONCURSO SER INTERIORIZADO OU NÃO SER INTERIORIZADO QUE EXPÕE O CERTAME ÀS TENTATIVAS DE FRAUDE?
    * VIRAM AÍ QUE MESMO A PROVA SENDO REALIZADA EXCLUSIVAMENTE EM SALVADOR, PODE HAVER FRAUDE?
    * VIRAM AÍ QUE A PM-BA EM CONJUNTO COM AS OUTRAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NO CERTAME PODE DAR CONTA DA SEGURANÇA DO CONCURSO?

    ** PARABÊNS AO COLEGA QUE FEZ A DENÚNCIA, AQUI NESTE POST, SOBRE A POSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE FRAUDE POR PARTE DE ALGUNS PERNANBUCANOS, POIS É POSSÍVEL QUE A PRISÃO DOS PERNANBUCANOS QUE TENTARM FRAUDAR O CONCURSO TENHA SE DADO GRAÇAS À SUA AÇÃO.

    ** PARABÊNS À PM PELA ATUAÇÃO EFICAZ NA SEGURANÇA DO CERTAME E, EM ESPECIAL, PELA PRISÃO DOS ENVOLVIDOS NA FRAUDE.

    Iauaretê Maracá Coelho

    ResponderExcluir
  20. Excelentíssimo Senhor Comandante.

    Mesmo os policiais da unidade do Dendezeiros tendo flagrado os infratores, infelizmente isto só ocorreu em uma unidade. A verdade é que é possível que a quadrilha estivesse infiltrada em outras unidade de aplicação da prova, afinal, nem todos os candidatos fizeram a prova no mesmo local devido ao esquema dos nomes, e como foi destacado em matéria no jornal, os fraudadores foram abordados em um hotel. Senhor Comandante, muitos protestos já estão sendo encaminhados em prol do cancelamento deste certame, evitando-se assim o prejuízo dos honestos e merecedores e o impedimento dos marginais e fraudulentos de se tornarem tenentes, ocupando eles a função de comando, sendo que são os primeiros a serem os marginais.

    ResponderExcluir
  21. Exc. Sr. Comandante.

    Não se sabe ao certo quantos elementos tentatam fraudar esse concurso, tendo em vista que segundo noticiado pela midia so foi descoberto tla fraude 3 horas depois do inicio das provas, sendo assim acredito que se valendo essa prova realizada ontem a lisura desse concuros ficara em duvida, acredito que o mais correto seria a aplicação de uma nova prova.

    ResponderExcluir
  22. COMANDANTE, 70% DOS CANDIDATOS DE QUALQUER CONCURSO NAO CONSEGUEM CHEGAR PERTO DA MEDIA DE APRAVACAO.

    VAO CORNETEAR ATÉ A MORTE PARA QUE SEJA ANULADA!!

    BASTA VER NA LISTA DE APROVADOS SE OS CANDIDATOS SAO DE PERNAMBUCO, E FAZER UMA INVESTIGACAO.

    POR FAVOR NAO ATRAPALHAR OS CANDIDATOS QUE FORAM BEM NAS PROVAS !!!!

    ResponderExcluir
  23. Senhor Comandante,

    para que o senhor tome conhecimento. No início da noite anterior ao concurso,na frente do Hotel Extasy em Brotas, próximo ao Colégio Goes Calmon, onde estavam hospedados centenas de candidatos, estava o "zun zun zun" de que algumas pessoas ditas professores de cursos preparatórios, tinham passado por lá afirmando ter informações da prova e que tais informações seriam repassadas a quem as comprasse, via bluetooth. Estavam oferendo a possibilidade de efetuar tal compra por 6.000,00. Não sabemos até que ponto aquilo poderia ser um golpe a ser aplicado nos candidatos, ou de fato se seria verdade. Importante é que todos esses fatos devem ser apurados, pois, para nós candidatos, ficou a sensação de não ter confiado no processo. Mesmo para mim, que hoje conferindo o gabarito, tive uma excelente pontuação, fiquei com a sensação de que mesmo assim posso não passar por existir a probailidade de ter havido espertalhões em outros colégios (que não teve essa fiscalização toda que existiu no CPM) e que por condição de não ter sido pego, pode passar! Fico triste e como sei q estudei pra valer... sou a favor de uma nova prova, livre de fraudes!... Espero que esse espaço que está aberto para conversa, sirva de norte para uma decisão!... Parabéns pela iniciativa do blog, basta agora divulgar mais!

    ResponderExcluir
  24. Senhor Comandante.
    Parabèns pela prisão dos fraudadores, mas, creio
    que vossa senhoria sabia dessa máfia pernambucana,
    tendo-o em vista o número de oficiais de origem pernambucana(serra talhada)infiltrados na briosa
    polícia militar da Bahia, ou será, que esse lugar
    só tem gênios?existem boatos que só de uma rua de serra talhada, passaram sete.aqui na cidade, onde moro, trabalham quatro tenentes da referida cidade e do mesmo concurso.É muita coincidência
    cel. Mascarenhas.vamos investigar essa situação
    e fazer justiça

    ResponderExcluir
  25. Comando, não tem pra onde correr, a PMBA é muito maior que isto tudo, e a imagem da nossa corporação tem de passar ilesa por tudo isso, houve fraude, a tentativa no cpm foi frustrada mas nos outros colégios sabemos que n, antes que entremos no MP para pedir a anulação o senhor honarado como és, pronuncie-se e estaremos todos preparados para um novo certame, porém desta vez com total segurança, sem fraudes e justo. Não foi a 1ª vez que pernambucanos se envoveram em fraude no cfo, quem é da corporação sabe da história, deveria ter sido previsto tudo isso.

    ResponderExcluir
  26. Comandante apesar de ser um civil apaixonado pela briso e admirar a forma q o senhor administra a Pm ñ acho justo q essas provas sejam validas, pois nós q nos dedicamos dia e noite nuca vamos ficar tranqüilo com relação as provas q foram aplicadas ontem. Assim como 11 foram descobertos no dendezero quem garante q ñ tinha mais onze espalhado por outros colégios.
    Sei q minha opinião não vale de nada, porem fiquei decepcionado com a administração desse curso. Os ficas de sala despreparados, ou seja, foi a mesma coisa de ñ ter fiscal.

    Acredito na ética da PM, porem fatos como este, faz com q eu perca a crença na instituição.

    ResponderExcluir
  27. Analise bem o tema da redação e se coloque em nosso lugar, para resolver anular ou não essa prova!
    Só te peço isso...

    ResponderExcluir
  28. ALÉM DE TODOS OS PROTESTOS AQUI EXPRESSOS, POR CANDIDATOS QUE REALMENTE TÊM VONTADE DE VER A ÉTICA SENDO COLOCADA EM PRÁTICA NA POLÍCIA MILITAR, ATRAVÉS DA ANULAÇÃO DO CONCURSO. DESSA FORMA, GOSTARIA, TAMBÉM, DE SOLICITAR OU ATÉ MESMO FAZER A COMUNIDADE REFLETIR SOBRE A ATUAÇÃO DA EMPRESA CONTRATADA: CONSULTEC. DESORGANIZAÇÃO, PROFISSIONAIS DESPREPARADOS, 2º ANO CONSECUTIVO COM FRAUDE NO CERTAME E A PERGUNTA: SERÁ QUE VALE A PENA MANTER ESSA EMPRESA COMO RESPONÁVEL POR UM CONCURSO TÃO IMPORTANTE NA VIDA DE MILHARES DE JOVENS QUE SONHAM EM SER OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR???

    ResponderExcluir
  29. Coronel Mascarenhas!Li com bastante atenção seu pronuciamento no site oficial da PMBA a respeito da prova do CFO realizada no dia 06 de Junho 2010,e entendo que de fato ficou muito comprometida a imagem da Briosa PMBA diante do ocorrido,não houve lisura por parte sobretudo da consultec que ja é costumeira em permitir fraudes em seus processos seletivos,haja vista o CFO 2009 e o Enem 2009 que repercutiram nacionalmente de maneira negativa.Portanto é notório que o erro está na consultec e por isso sugiro que a solução mais sensata é o cancelamento do certame.É importante registrar que tem mais pessoas envolvidas na fraude que fizeram suas provas no Anísio teixeira e no ICEIA e que consequentemente estão com a aprovação garantida.É preciso pensar em Instituições com maior credibilidade,tais como:CESPE,Fudação Carlos Chagas,entre outras.

    ResponderExcluir
  30. Sr comandante geral

    acredito na integridade do senhor e acho que senhor vai repensar sua opinião e anular esse concurso

    ResponderExcluir
  31. Sr Comandante Geral

    Venho através deste expressar a minha idgnação total contra este concurso.Assim como outros estudei mais de um ano para realizar esta prova. E o que se viu foi uma prova mal elaborada, com questões que levam a várias respostas e a total falta de organização, que foi descrita por inúmeros candidatos.Contudo a problemática maior é a fraude.Não tem como convencer a maioria honesta, que ela foi totalmente sanada.Em declarações feitas à mídia, os fraudadores disseram existir outras pessoas envolvidas! Desde o dia que cheguei da prova simplesmente não como e nem durmo direito, por imaginar que me esforcei tanto enquantos outros usaram meio ilícitos e serão aprovados. Eu assim com as outras 2000 mulheres inscritas, nos submetemos a um concorrÊncia exorbitante, porém seria uma concorrÊncia leal. Meu depoimento é de indignação mas também de esperança na anulação.

    ResponderExcluir
  32. Senhor Comandante.
    Este concurso não tem mais nenhuma lisura e tem que ser anulado!
    Ora! Os próprios presos afirmaram que haviam mais envolvidos que não foram pegos, segundo a imprensa.
    É claro e obvio que os fraudadores não estavam concentrados em apenas um local de prova e sim espalhados por todos os locais, até pq existe um critério de distribuição dos concursandos que independe deles e que às vezes vai de acordo com a 1ª letra do nome, por exemplo.
    O Councurso da PRF de 2007, por muito menos do que isso (uma tentativa de venda da prova por parte de um único meliante e que não se consumou) foi cancelado e retomado em 2008.
    Como é que um concurso em que fraudadores conseguiram ter acesso às salas de elaboração e, protanto, às provas e em que os meliantes flagrados afirmaram haver mais envolvidos que não foram pegos pode continuar?
    Sei muito bem dos transtornos que isso significa/acarreta, mas não depende da nossa vontade, é uma questão de ética.
    Sei que isso significará a obrigatoriedade de indenização (material, pelo menos) às pessoas que se deslocaram do interior para a realização da prova, mas o dinheiro da inscrição dá para fazer isso e ainda sobrar. Mas não tem jeito, é obrigação legal!

    SUGIRO AOS CONCURSANDOS QUE INGRESSEM NO MINISTÉRIO PÚBLICO PEDINDO A ANULAÇÃO E SUSPENÇÃO DO CONCURSO, ASSIM COMO EU O FAREI.
    ISSO SERVIRÁ, NÃO APENAS PARA NOS DEVOLVER A TRANQUILIDADE E GARANTIR A SEGURANÇA E A LISURA DO PROCESSO SELETIVO, COMO TAMBÉM IRÁ ENSINAR A ADM PÚBLICA A AGIR DA MAMEIRA CORRETA, JÁ QUE AINDA NÃO APRENDERAM ESTA LIÇÃO E CONTINUAM NECESSITANDO QUE A JUSTIÇA OS ENSINE.

    Diego Castro - Jornalista

    ResponderExcluir
  33. É mais do que justo e ético a anulaçao da prova pois em outros concursos de instituicoes serias que apenas ouviu falar em fraude as provas foram canceladas, e pk estar que se constatou a fraude não será? quem garante que não ocoorreu em outras escolas? pk não foi dado alerta geral en todas as escolas p/ passar o detector em todos candidatos? isso não é constranger ninguém e sim sinal de lisura e moral.fui bem na prova baseado no gabarito que saiu,mas quem usou de fraude com certeza foi melhor ,e será menbro da pm? moral e etica muito foi falado sobre isso na prova, quero ver na pratica agora.e naõ venha falar em tempo e custos, pois muitos honestos,dedicaram seu tempo e o suado dinheiro p/ se preparar para esta prova.

    ResponderExcluir
  34. Senhor Coronel.
    Eu sei do esforço do comando em fazer um concurso transparente e discricionário, mas nenhum de nós esta convicto de que esta frustação so tenho ocorrido no Colégio da Pm, é uma questão de honra não só para nós candidatos como também para o própio comando da Polícia Militar investigará a fundo essa tentativa frustada,porque já é do conhecimento de todos que os pernambucanos estão em grande número no curso de oficial, não estou desmecendo-os e nem subjuldando, mas é de estranhar os fatos que o própio comando tem conhecimento, que investigou e não conseguiu exito. Quem sabe aí esta a ponta do novelo? Tem um princípio constitucional que diz o seguinte: Em caso de dúvida, a favor do réu.

    ResponderExcluir
  35. Como ter certeza que só foram onze?

    ResponderExcluir
  36. Na escola que fiz prova não usaram o detector

    ResponderExcluir
  37. Este concurso tem que ser CANCELADO SIM!!!
    Muitos outros que tiveram a sorte de não terem sido pegues fraudando o concurso,ou seja,vão acabar levando vantagem sobre muita gente que estudou de verdade!..
    Então pela lógica tenho certeza que O Comandante, encontrará a melhor maneira possível de não desagradar aos mais de 11 mil inscritos neste CFO PM 2010.Cancelando assim o mesmo, para que seja feita uma nova prova, com mais segurança antes de todos os candidatos adentrarem à sala de aula, para concorrer a um processo seletivo tão importante,almejando uma vaga pertencene a uma carreira tão cheia de reponsabilidades e seriedade...

    ResponderExcluir
  38. Este concurso feri alguns Princípios Constitucionais, dentre os quais o dá Isonomia, quem me garante que TODAS as pessoas, que estavam envolvidas na fraude, foram presas ou que realmente só ocorreu em um colégio?. Isso porque um mês antes, da realização da prova, já se falavam em um suposto grupo , PERNAMBUCANOS, que iria agir com atos fraudulentos. Outra Pergunta que não quer calar, por que A CONSULTEC sabendo das suspeitas não tomou atitudes para coibir essas ações??? Cadê o Princípio da EFICIÊNCIA, que a administração tem plena autonomia, discricionariedade, pois a Consultec poderia colocar detectores na entrada de cada colégio.


    Dentre essas e outras, a Velha Consulte já é conhecida por estes erros medíocres: ENEM em 2009 e CFOs afora.


    Mas temos a real convicção de que a BRIOSA, CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVO, POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA , não será conivente com atitudes que difame a Corporação e, também, o MINITÉRIO PÚBLICO , instituição de extrema competência não irá fechar os olhos para estes desmandos.

    ResponderExcluir
  39. Na escola que fiz a prova só foram entregues as 09:15, uma prova marcada para 08:00 hs, a possibilidade de fraude é grande - vamos tentar uma ação conjunta no sentido de ser refeita a prova.

    ResponderExcluir
  40. Eu acredito que a Consultec deveria anular essa prova, uma vez que, não existe nenhuma garantia que em outras instituições de aplicação da prova não havia mais pessoas com o ponto de escuta. Fiz a prova e me sinto prejudicado, pois enquanto uns buscam concretizar seus objetivos de maneira honesta, outros seguem sempre dando um "jeitinho brasileiro" de passar na frente.
    Cabe agora a Consultec e o Comando da Polícia Militar realizar outro concurso, pois a segurança e fidelidade do mesmo foi plenamente comprometida.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde à todos

    Eu gostaria de saber do realizadores do concurso de como poderemos ter certeza de que todos os fraudulentos foram apanhados? pois em algumas unidades onde foram aplicadas o certame os detectores de metas apresentaram defeito ou mesmo não os possuíam.
    Se possivelmente houver a existência de manter o concurso antes de uma investigação(pois foi decidido mante-lo sem que antes houvesse uma)infelizmente a nossa COMISSÂO irá apresentar representação perante o MINISTERIO PUBLICO para que as devidas providencias seja tomadas.
    Desde já gostaria de CONVOCAR a todos que se sentiram lesados para tomar as mesmas providencias e aos POLICIAIS que dispõem de ASSISTÊNCIA JURIDICA as acionem.

    ResponderExcluir
  42. pela primeira vez tomou-se uma atitude correta depois de longos anos em que entrava-se pela janela!!!

    ResponderExcluir
  43. ANULAÇÃO JÁ! Pra nao perdemos tempo.

    ResponderExcluir
  44. Acredito na Policia Militar da Bahia, no honroso Cmt Geral, no respeito para com o povo baiano e para com todos os candidatos que fizeram a prova, que vieram de outros estados(santa catarina, brasilia, minas gerais, paraiba,...), gastando seu tempo e seu dinheiro. Peço e que o Senhor nos ajude! Anulação da prova, é o que todos pedimos.

    ResponderExcluir
  45. Infelizmente, discordo.
    Creio que fomos prejudicados.
    Deveriam ter fiscalizado a ENTRADA e saída de cada concursando não somente no Dendezeiro, pois segundo a o site da atarde a uneb e a concultec receberam e-mails anônimos denunciando que ocorreria uma tentativa de fraude no concurso.

    http://atarde.com.br/cidades/noticia.jsf;jsessionid=54DB598326F1785DCDCEF696A0C96D46.tomcattosh1?id=3170757

    E infelizmente não prenderam todos os envolvidos!
    Por favor, coronel reveja sobre a anulação da prova!

    ResponderExcluir
  46. Se o individuo não tivesse ido ao banheiro, iria terminar em PIZZA?

    ResponderExcluir
  47. Senhor Comandante
    As explicações da Consultec não foram dignas, pois aqui não tem crianças. ela falou que vinha monitorando devido a denuncias que em um site de relacionamento tipo ORKUT, estavam já oferecendo o serviço de escuta para responder as provas ai colocaram todos os candidatos em u mesmo local de prova. Isso não existe. É dificil se identificar pessoas no Orkut por exemplo e como se chegaria aos nomes e numeros de inscrições. ISSO é UMA MENTIRA.
    E senhor Comandante os outros que foram fazer a prova com outras pessoas e não foram identificados.
    O concurso tem que ser anulado, um novo concurso com detectores de metal nas portas das salas.
    Vale lembrar que a CONSULTEC também estava envolvida no caso do vazamento das provas do ENEM do ano de 2009.
    Esta empresa não tem pessoas HONESTAS.

    ResponderExcluir
  48. Cel Mascarenhas,

    Acho injusto prosseguir com as etapas da prova, pois diante de fraudes, todos os candidatos que realmente vem se dedicando para realizar a prova nao irao sentir seguranca quanto ao resultado dos aprovados, pois nao temos garantia de que realmente todos os fraudistas foram presos, pois foram varios colegios que realizaram a aplicacao do exame e alguns nao tinham detectores. E fundamental o cancelamento da prova, pois a etica deve ser aplicada e os pricipios adm tb.Espero que o Sr. reconsidere os inumeros aplos , pois a justica tem que ser feita.

    ResponderExcluir
  49. Por isso mesmo que a realização da prova sempre fica com a " fraudotec " é muito mais facil de manipular o resultado. pq ñ foi a FCC? consulplan? pq ñ participaram da licitação ou pq a licitação tambem foi manipulada?
    Somos tão pequenos diante de tanta roubalheira.

    ResponderExcluir
  50. Para o bem da ética esta prova deve ser anulada

    ResponderExcluir
  51. boa noite coroonel a minha sala as provas começaram a ser feita 09:05 e teve o tempo de termino 14:05 imagine o senhor chegar no local de prova 07:00 e adentrara a sala 07:40, pq as 07:50 o portao estava fehado ficamos sentados na sala uma hora ate que se fosse entregue as provas e fosse autorizadas a sua resoluçao 09:05 falamos com os responsaveis e eles disseram que o motivo do atraso foi a demora da chegada da prova, as outras escolas em sua totalidade foram liberadas enos permanecemos fazendo prova , só tinha um banaheiro disponivel . para vc ir tinha que pegar uma fila e perder tempo de responder a prova . este fato ocorreu no colegio estadual paulo americo de oliveira ,beco joao do boi,baixa do bomfim,por estes e outros motivos para que desenvolva de forma justa . solicitamos ao senhor que anule este certame e autorize outro. para que a etica cobrada na prova de redaçao seja exercida na sua plenitude pelos futuros candidatos que posteriormente torne oficiais desta briosa centenaria milicia de bravos.

    ResponderExcluir
  52. Algo estranho ocorreu neste concurso; o setor de investigação da polícia foi o responsável por fiscalizar as salas e corredores, havendo apenas um auxiliar de aplicação, bem como o acesso aos banheiros. Algo inédito, ou, pelo menos houve regresso aos tempos em que os certames para ingresso na PMBA eram de responsabilidade da própria Corporação; o que põe em dúvida sua lisura. Muita desorganização, as provas foram diponibilizadas na sala em que fiquei, apenas uma hora depois do horário previsto, e, quando chegaram, foi em uma espécie de malote, sem conferência de lacre, material que pode ser adquirido em qualquer papelaria. Portanto, sou a favor da anulação do referido concurso, pois, o fato de haverem sido presos, não há garantias de outros envolvidos, ou, até mesmo, quem foi o responsável em "passar" os cadernos de prova para fora do local da avaliação. Peço ao Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da PMBA, que reveja com mais frieza a decisão tomada por parte da empresa contratada, Estado ou Organização Militar, pois, conforme o tema da redação, precisamos implementar ou aprimorar políticas éticas no intuíto de prestar melhores serviços à sociedade, a fim de obtermos uma melhor imagem no panorama brasileiro; e, não será dessa forma, que atingiremos tal objetivo. A comunidade merece respeito, bem como, aqueles que se empenharam em se submeterem a tais provas. GH.

    ResponderExcluir
  53. Essa prova foi um ato de covardia.

    Primeiro, pelo fato de ter 70 questões e 1 redação, em apenas 5h. Quem faz concursos sérios sabe que isso não existe. Sem contar que muitas das questões demandavam muito tempo para serem resolvidas. vide as 15 questões de matemática. Aliás, ninguém sabe o motivo pelo qual a prova de matemática ser tão densa, sendo que quando se entra na APM não se utiliza em nada.

    Ainda tem a questão da CONSULTEC, que tem um histórico de erros, plágios, atrasos, atitudes paradoxas e sobretudo VAZAMENTO DE PROVAS de concursos. Não entra na minha cabeça como a UNEB, a PMBA e o governo contratam essa empresa. As minhas suspeitas de corrupção já começam daí...

    O mais justo, é anular esse certame, apurar o que ocorreu, contratar uma empresa séria para fazer a prova.

    Depoimento de alguém que fez 85% da prova, mais meu compromisso antes de pessoal é com a justiça.

    ResponderExcluir
  54. O mais sensato é cancelar o concurso, pois não sabemos ao certo a quantidade de fraudadores.

    ResponderExcluir
  55. conferir o gabarito e tive uma boa pontuaçao mais me sinto triste com toda essa fraude anula comandante

    ResponderExcluir
  56. A MEDIDA MAIS CERTA ERA ANULAR A PROVA POIS NÃO SE SABE SE TINHA MAIS PESSOAS COM OS ELETRÔNICOS!

    ResponderExcluir
  57. RESUMINDO VAI ANULAR OU NÃO VAI, ESTA FRAUDULENTA PROVA OU VAMOS FICAR MAIS UMA VEZ A MERCE DE PESSOAS QUE DIZEM SER SERIAS E UM "CONCURSO CONFIAVEL" MAIS UMA FRAUDE PARA COLEÇÃO DO C.F.O. BAHIA. E ORGANIZADORES NÃO ESTÃO NEM AI SÓ ESTÃO PENSANDO NO NOVO GASTO QUE TERÃO COM A NOVA PROVA ISSO SIM PREOCUPA. PERGUNTA-SE CADE A ÉTICA DA INSTITUIÇÃO TANDO DA QUE FEZ A PROVA A CONSULTEC COM MAIS FRAUDE, COMO TAMBÉM A POLICIA MILITAR DA BAHIA QUE É UM ORGÃO SÉRIO E VAI DEIXAR ISSO TUDO ACONTECER E FECHAR OS OLHOS. DESCOBRIRAM ALGUNS PARTICIPANTES DA FRAUDE, ESTÃO DE PARABÉNS, MAS AGORA VÃO ACEITAR QUE ENTREM NA INSTITUIÇÃO DE TÃO ALTO NIVEL ACADEMIA DA POLICIA MILITAR, ALGUNS MUITOS OU POUCOS PELA JANELA E VÃO FINGIR QUE ESTÁ TUDO RESOLVIDO. PELA ÉTICA E MORAL O CONCURSO DEVE SER SIM ANULADO INFELISMENTE AGENTE NÃO QUERIA POIS ALMEJAMOS INGRESSAR NESTA INSTITUIÇÃO MAS DESSA FORMA NOSSOS SONHOS NÃO PASSAM DE PESADELOS. ACREDITO NA INSTITUIÇÃO E SEI QUE CERTAMENTE VAI SER ANULADO O CONCURSO, POIS A POLICIA MILITAR PRESA PELA JUSTIÇA E TRANSPARENCIA DA VERDADE.

    ResponderExcluir
  58. Há muito tempo eu venho fazendo concursos e nunca ví uma prova chegar acomodada em malotes sem nenhuma segurança,apenas com um lacre plástico que se compra em qualquer armarinho como foi o caso da minha sala,no colégio Paulo Américo, em que estava lacrada diferente dos cadernos de resposta e ainda começou com 01:10hs de atraso, tempo o suficiente para vazar muitas informações. Sendo que haviam muitas movimentações para o banheiro e não presenciei nenhum mecanismo de segurança, não foi pego ninguém. Nada mais justo que o cancelamento da primeira etapa.

    ResponderExcluir
  59. "Comandante, 70% dos candidatos de qualquer concurso não conseguem chegar perto da média de aprovação." CONSIDERANDO ISSO UMA VERDADE ABSOLUTA E, PORTANTO, INQUESTIONÁVEL, EU PERGUNTO: E DAÍ QUE 70% NÃO CHEGUE PERTO DA MÉDIA? ISSO ESTÁ DE ACORDO COM A REALIDADE, TENDO EM VISTA QUE O Nº DE GÊNIOS NO TOATL DA POPULAÇÃO É PEQUENO. OUTRA PERGUNTA QUE FAÇO É: QUE MÉDIA É ESSA DE QUE FALA, A MÉDIA DO ILEGAL PONTO DE CORTE/MÚLTIPLO DO Nº DE VAGAS QUE LIMITA APROVADOS EM FASES E ETAPAS DO CERTAME?

    "Vão cornetear até a morte para que seja anulada." PODE TER CERTEZA QUE IREMOS SIM CORNETEAR ATÉ A MORTE PARA QUE A PROVA SEJA ANULADA, POIS É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA PARA OS CONCURSANDOS, SEGURANÇA DE UM PROCESSO SELETIVO IDÔNEO. É TAMBÉM UMA QUESTÃO DE SEGUIR OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ISONÔMIA, DA MORALIDADE, DA EFICIÊNCIA E ATÉ DA DISCRICIONARIEDADE, CASO A ANULAÇÃO PARTA DE AÇÃO DA PRÓPRIA PM E NÃO POR ORDEM DA JUSTIÇA.
    E SE VOCÊ NÃO QUER A ANULAÇÃO É PQ FEZ BOA PONTUAÇÃO E NÃO ESTÁ PENSANDO NO TODO, E SIM, SOMENTE EM VOCÊ. ENTÃO EU LHE PERGUNTO: CADÊ A SUA ÉTICA? PARA SER POLICIAL, VOCÊ PRECISARÁ DISSO! TORÇO PARA QUE SEJA ANULADA E PARA QUE VOCÊ NÃO PASSE MAIS, SEU HIPÓCRITA-EGOÍSTA!

    "Basta ver na lista de aprovados se os candidatos são de Pernambuco e fazer uma investigação." VOCÊ MORRE DE SABER QUE NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA. AS PESSOAS SÃO INOCENTES ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO E PRATICAMENTE NÃO HÁ MAIS COMO PROVAR QUAIS PERNAMBUCANOS SÃO CULPADOS E QUAIS NÃO SÃO, DEPOIS DA REALIZAÇÃO DA PROVA. O QUE SE SABE É QUE HOUVE FRAUDE E QUE OS MELIANTES TIVERAM ACESSO À PROVA E QUE NÃO NÃO HOUVE A PRISÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA FRAUDE. ISSO PEDE A ANULAÇÃO E SUSPENÇÃO. PONTO! LEMBRE-SE QUE O CONCURSO DA PRF DE 2007 FOI CANCELADO POR MUITO MENOS DO QUE ISSO!

    "Por favor não atrapalhar os candidatos que foram bem nas provas" KKKKKK! ISSO É O QUÊ? PIADA? NÃO ADIANTA CHORAMINGAR! HOUVE FRAUDE E AGORA TERÁ QUE HAVER ANULAÇÃO. O QUE ACONTECE COM UM ACONTECE COM TODOS, POIS ESTAMOS NO MESMO BARCO! ISSO SÓ DEMONSTRA/PROVA O QUANTO VOCÊ É HIPÓCRITA E EGOÍSTA. FAÇA O SEGUINTE "AMIGO": ESTUDE, APROVEITE ESTE TEMPO QUE VIRÁ PARA SE PREPARAR MAIS E MELHOR AFIM DE SER APROVADO E APROVEITE MESMO, PORQUÊ DO JEITO QUE VOCÊ É HIPOCRITA, EGOISTA E ANTE-ÉTICO VAI TER MUITA GENTE TORCENDO PARA QUE NÃO CONSIGA ENTRAR NESTA INSTITUIÇÃO HONRADA QUE PRECISA TANTO DE PESSOAS HONRADAS E ÉTICAS EM SEUS QUADROS! KKKKK! COMÉDIA ESSE CARA!

    Assina: Diego Castro - Jornalista e futuro Oficial da PM-BA

    ResponderExcluir
  60. É hora do Cmt se pronunciar em algum programa de tv

    ResponderExcluir
  61. Cel, Mascarenhas

    Venho por este blog solicitar ao Sr. para que possa tomar proviencias quanto ao concurso da PM. Admiro o seu trabalho e sei que es uma pessoa integra e honesta, porem fico impressionada pelo fato de estar prossedindo com este concurso,pois diante de fraudes e indispensavel a anulacao do concurso, pois tem mais envolvidos, inclusive ao final da realizacao da prova em um determinado colegio vi dois cidadaos conversando que iriam fechar a prova pois usufruiram de ``respostas``repassadas para os mesmos, nisto percebo que sera um perigo prosseguir com este concurso, pois muitos ``aprovados``possivelmente serao os envolvidos na fraude, pois nada nos garante que so foram 11 meliantes. A redacao da prova tratou de ETICA NA PMBA, entao deve ser aplicada. Aguardo providencias urgencias. ANULACAO JA!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. A lisura como o CMT relata, só vai se concretizar quando for anulado este concurso, pois tinha muita falha, como os cadernos de prova que vieram em uma pasta de zíper com um pequeno lacre, entre outros.

    ResponderExcluir
  63. Olá! Apesar de após ter realizado a correção da minha prova e ter verificado que fui bem, eu torço para que seja sim anulado essa primeira etapa, e olha que a minha concorrência foi maior que a masculina, mas mesmo assim, com intuíto de honrar a farda que uso, sou a favor que anule.
    Ass:PFem decepcionada

    ResponderExcluir
  64. Coronel, sabemos dos esforços realizados para o não acontecimento de fraudes neste concurso, todavia, o senhor no seu íntimo sabe que o mesmo deve ser anulado por uma questão moral e ética. Elogiamos a todos àqueles que se empenharam e prenderam os onze fraudadores, porém, sabemos, "inclusive o senhor", que não foram somente estes. A Polícia Militar da Bahia deve se posicionar de forma coerente, ou será que a questão financeira, gastos com o concurso, vale mais do que a ética? O senhor tem se mostrado um homem justo e íntegro, por isso, não permita que tal acontecimento "INCINERE" tais qualidades. Então, baseado na justiça, na integridade e na coerência da PMBA anule este concurso, deixando a péssima imagem apenas para a empresa realizadora do concurso.

    ResponderExcluir
  65. O contexto da redação sugeria que inferissemos idéias que conduzissem a instituição PMBA, a uma imagem mais vigorosa perante à sociedade, por isso, Coronel, nada mais coerente, e não contraditório, do que começarmos a vigorar essa imagem, anulando este concurso.

    ResponderExcluir
  66. Anulação, por uma disputa mais justa e sem fraudes e com mais fiscalização

    ResponderExcluir
  67. Sinceramente não sei quantos comentários o Cmt. da PM/BA vai precisar receber para se interar que o melhor a fazer sera mesmo a anulação deste concurso.Todos sabemos que a culpa não é sua Cel. Nilton Régis Mascarenhas, mas somente o senhor vai poder intervir por todos nós candidatos...
    Por favor nos dê uma resposta positiva da anulação deste CFO PM 2010 e o refaça!
    Confiamos no seu caráter e aguardamos a resposta o mais rápido possível, nem que este concurso seja refeito somente no final deste ano, e que seja realizado por outra organizadora!!!
    Obrigada pela atenção
    se o mesmo for refeito estarei voltando pra Bahia o mais rápido possível, pois sou de Fortaleza, e o gasto foi grande, mas ainda sinto que serei recompensada!
    fique com DEUS

    ResponderExcluir
  68. Anulação, por uma questão de ética e de respeito aos concurseiros que se dedicaram de corpo e alma no intuito de fazer uma boa prova.

    ResponderExcluir
  69. Cel, Mascarenhas

    A anulação, é o melhor meio para manter e zelar pela integridade moral deste certame!

    ResponderExcluir
  70. O Governo do Estado juntamente com a PMBA na figura do Comandante Geral estão de PARABÉNS. É concurso não sendo cumprido o que estabelece o edital (CFSdPM/2008), é o CFO totalmente diferente e com um edital dois meses antes da prova prejudicando muitos candidatos e agora uma fraude neste certame e que a PMBA faz forças para que não seja anulado. PARABÉNS, senhor Comandante, aproveita e deseja ao Governador também e manda ele aproveitar bastante seus últimos meses como Chefe máximo do nosso Estado. Outubro ele terá a resposta e voltará a sua terra natal: o Rio de Janeiro e espero que não volte nunca mais, nem pra visitar.

    PARABÉNS mais uma vez.

    ResponderExcluir
  71. Tudo se é contraditório numa situação em que uma instituição pública, fundada para manter o respeito às leis, não tenha como prioridade fazê-lo quando é posta em prova. Mais desonrado ainda fica o policial, cujas atitudes serão questionadas e muitas vezes ridicularizadas, porquanto soam dúvidas acerca dos possíveis métodos ilícitos de seu ingresso na corporação e sua incompetêcia para tal.

    Engana-se quem pensa que, num concurso de tão grade proporção, não se haja uma vasta propagação da informação sobre a ineficiência estatal na elucidação total da fraude e, o que é pior, no descaso da administração pública concernente ao pedido unânime e ético da anulação daquela aberração de prova. A divulgação dessa OM-IS-SÃO far-se-á, torrencialmente, pelas pessoas inscritas, oriundas das mais diversas regiões da Bahia e do Brasil, muitas delas viajantes por longas horas para a realização da prova, e todas elas participantes de grupos familiares e de amigos. A mídia, nesse caso, sucumbe ao boca-a-boca.

    Não sei se é da preferência de Vossa Excelência, mas, diante dos inúmeros indignados que aqui postam suas insatisfações, e ainda aqueles que não sabem da existência de tal portal com o Comandante, creio que não haja outra solução para manter a moralidade da Instituição Policial Militar da Bahia senão a suapensão e posterior anulação dessa prova. Estão em jogo, aí, a honra policial militar e a manutenção da credibilidade da corporação, mutíssimo importantes para sua eficiência.

    ResponderExcluir
  72. Muito provavelmente todos vcs não estudaram e estão se valendo da fraude (descoberta a tempo)para solicitar a anulação do concurso. Se não estudaram antes acham que dará tempo agora? Sejam pessoas mais esclarecidas e maduras e enxerguem a postura rápida eficaz da PM!!

    ResponderExcluir
  73. E depois da anulação o que vcs farão na segunda prova? pedirão novamente ao ministerio publico para anular novamente? Vão estudar...e bos sorte no próximo!

    ResponderExcluir
  74. Não anular a prova e suspender o certame é ser condizente com o crime!
    Antônio Elídio da Costa e Souza
    Maracás - Bahia

    ResponderExcluir
  75. ESTOU INDO PROCURAR O MINISTÉRIO PÚBLICO! ACONSELHO VOCÊS FAZEREM O MESMO! ISSO É ABSURDO GENTE! DEPOIS DO QUE HOUVE, SÓ ESTAREI TRANQUILO COM ANULAÇÃO! ADMIRO MUITO SEU TRABALHO SR COMANDANTE, MAS ACEITAR QUE ESTE CONCURSO SEJA DADO CONTINUIDADE É INACEITÁVEL!
    PELO AMOR DE DEUS, ONDE VAMOS PARAR?!

    ResponderExcluir
  76. Amigos
    Sou candidato a uma das vaga. Confesso a voces que nunca presenciei um caso desse. Este Comandante é danado. De uma leva ele prendeu 11. Sei que se estivesse há tempo já teria prendido os fraudadores do concurso de 2005. Cuidado os que se formaram na fraude! O homem é duro e nao gosta de marmelada. Flagrei ele na Delegacia dos Barris entregando os 11 miseravões.

    ResponderExcluir
  77. NÃO ADIANTA FICAR NO BLA-BLA-BLA.. PEDINDO, POR FAVOR, E ETC....
    TEM QUE CORRER PARA O MINISTERIO PUBLICO!!!!!!

    ResponderExcluir
  78. Isso é mais uma vergonha dentre outras que ultimamente a instituiçao policia militar vem se afundando.
    Se realmente eles tivessem vontade de mudar e apresentar maior tranparência como fora cobrado na redaçao deste "CERTAM",pq para mim foi uma grande fraude,eles anulariam este concurso sem precisar q candidatos se manisfetasse para tal anulaçao.


    VERGONHA ISSO SIM O ALTO ESCALAO,O QUAL CONDUZ A NOSSA BRIOSA DEVERIA TER.



    Ass:Um Não candidato,porem indignado.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Coronel, Estou vendo muitas pessoas reclamarem sobre o tempo de prova e outras coisas.
    Coronel, o Sr, já reparou que todos estes candidatos que se dizem preocupados estão atirando para todos os lados com desculpas esfarrapadas, almejando a anulação do concurso só para pertubar a lisura do processo? O tempo de prova foi coerente, bem como a prova estava muito bem elaborada e isso é fato! É necessário que o Sr não esmaeça frente a este nº mínimo de candidatos que por algum motivo buscam a anulação e a proteção do ministério público para cobrir suas falhas de estudo. Coronel força! E garra!

    ResponderExcluir
  80. Estudem e parem de pedir para o Ministério Público anular a prova!!!
    Todos vcs são tão contraditórios nos seus argumentos.... que tudo leva a crer que não estudaram.
    o Ministério Público e a PM são instituições sérias e precisam ser respeitados, parem de utilizá-los como ferramentas para anulação do concurso. o que voces realmente querem todo nós sabemos é mais tempo para se preparar, mas já tiveram a oportunidade de vcs...(um ano e meio!)
    A TENTATIVA de fraude existiu sim, mas neutralizada! Estranho esta generalização de vcs.. muito estrando...

    ResponderExcluir
  81. Também concordo com a anulação desta prova, acho q deve ser feita outra prova e com medida de segurança mais intensiva... Detector de metais antes de entrar na sala, para previnir situações desconfortáveis... E afinal não se sabe se haviam mais pessoas envolvidas, fora esses pernambucanos... As oportunidades tem q ser iguais a todos!

    ResponderExcluir
  82. Sr. comamandante, acredito que só adotando a nota do enem como critério de seleção para o CFOPM-BA é que teremos uma seleção justa e menos dispendiosa para o Governo do Estado da Bahia. Por favor, pense com carinho essa minha sugestão pois dificilmente aqueles que realmente não tem bagagem conseguirá aprovação para o concurso para oficial. Ass. um soldado que tem orgulho de pertencer à nossa briosa Polícia Militar.

    ResponderExcluir
  83. Concordo quando pediram p trascrever sobre ética policial na redação, e tbm concordo com o comentário sobre anular essa prova, afinal Começando pelo que é coerente... Apesar de ñ ser fácil para algumas pessoas a anulação por causas dos gastos pessoais, pois muitos vieram de longe p/ fazer essa prova, como eu mesma... Mas concordo com o que é certo, direitos iguais a todos!

    ResponderExcluir
  84. Por questões de segurança e para garantir a lisura do certamena a posição mais sensata seria a anulação da 1ª etapa do concurso e essa anulação se faria em qualquer lugar do brasil, mas como se trata de Bahia, nunca se sabe.

    ResponderExcluir
  85. Gostaria de saber quantos não forom revistados e fizeram a prova eu mesmo não fui e poderia estar com ponto eletrônico ,portanto anulação já para que o processo seletivo tenha lisura .

    ResponderExcluir
  86. Infelizmente numa era engendrada na globalidade, onde o Estado Democrático de Direito deve prevalecer, existem "elementos" que, para usufruirem da égide de "estrelas" de uma instituição centenária, ao revés barbarizam.

    Sr. Cmt Geral
    Como praça a muitos anos na corporação (sou da época da farda azul, coisa que muitos capitães de hoje nunca se quer viram) estou decepcionado e o que é pior, acha mesmo que continuarei cumprindo meu juramento???

    ResponderExcluir
  87. Sr. Coronel, boa noite:

    Sou PeFem. Não preciso aqui mencionar que o tempo de 05 horas, foi muito pequeno para a realização de uma prova tão extensa, nem que o atraso de 1:05h prejudicou e muito os candidatos que realizaram a prova no Cólégio Estadual Paulo Américo, na Baixa do Bonfim, nem que os cadernos das questões chegarem às nossas salas dentro de um simples malote azul com um zíper e com um lacre amarelo que pode ser facilmente adquirido, diferente das folhas de resposta e redação, que vieram lacradas em embalagens plásticas identificadas, como não preciso também mencionar que acredito que a maior quantidade de fraudadores não foi pega. Concordo com os depoimentos da maioria dos candidatos que assim como eu, fizeram a prova para o CFOPM/BA 2010, entretanto, algo me chamou atenção e ainda não foi exposto neste Blog: ficamos sabendo através de um Oficial e que estava nesse Colégio e que nos falou em sala, que ali só existiam "PRAÇAS", como nenhum material ainda não tinha sido passado, pudemos confirmar esse fato após a saída do Oficial da sala, através de conversas e confirmações entre nós, de que lá na sala só haviam Praças da PMBA. A minha pergunta é a seguinte: Porque essa atitude de separar os Soldados e os Sargentos dos demais candidatos? O que levou a essa decisão? Será que só lá no Colégio Estadual Paulo Américo, no Beco do Boi, existiu essa separação? Foi só em algumas salas, em todo o Colégio, em diversos colégios, porque essa separação aconteceu? Além do mais, no nosso colégio, AS CADEIRAS NÃO ESTAVAM NUMERADAS, TODOS SENTAVAM-SE ONDE QUERIAM. Tinhamos um número de cadeira, mas elas não estavam marcadas. PORQUE A CONSULTEC NÃO COLOCOU A NUMERAÇÃO NAS CADEIRAS? Tudo isso nos faz questionar a lisura desse certame, e as horas dispensadas para estudo, viagem do interior até a Capital, os gastos financeiros, as dificuldades enfrentadas por nós policiais militares e pelos outros candidatos íntegros, para chegarmos até aqui, não serão levados em conta? Anule sim essa fase do concurso, que outra prova seja realizada, mas, que os questionamentos sejam esclarecidos, que os erros não se repitam e que todos tenham a mesma chance de ser Oficial da PMBA. acredito no Senhor, sei que primará pela Ética tão esperada. Obrigada pelo espaço e fique com Deus.

    Olívia.

    ResponderExcluir
  88. permissão senhor pra fala...estou muito feliz pela atuação na prova em que conseguir prender esses fraudadores,mais nós concurssados não nos sentimos bem por causa da ideia de ter outros por detrás disso tudo...mesmo os que foram bem ou maus naprova,eu fui bem mais mesmo assim não me sinto bem em servi com integridade,juntos a alguns provavel fraudulento.o senhor acha que não tem mais nehum?por favor anule,e faça novamente.Enome dos que se esforçaram dignamente.obrigado

    ResponderExcluir
  89. caro comandante, em 2004 no concurso do cfo o senhor sabe quantos de pernambuco passaram? nessa turma de 2004. do coronel CASILANDRO tinham 80 de pernambuco. é melhor ver isso, eu acho que a muito tempo isso ocorre com o concurso do cfo.

    ResponderExcluir
  90. Tudo bem q esse tipo de fraude vem occorendo há muito temo, mas neste ano ocorreu apenas uma tentavtiva de fraude. Num ação inteligente da PMBA os miseráveis foram presos.
    Se todos os pernambucanos estavam no mesmo colégio, não há que se falar em fraude do mesmo tipo em outros colégios.
    O certame tem que seguir seu curso normal, pois o que vemos é uma grande parte de oportunistas que nãoi foram bem na prova e querem uma segu da chance.
    Não foi tão bem na prova, mas não quero vê-la cancelada. Fiz 126 pts e não sei de dá para entrar, mas que prossiga o certame.
    E outra: mais uma vez estamos vendo o MP querendo aparecer!!!!
    Boa sorte Cmt. Não se curso às pressões!!

    ResponderExcluir
  91. COMANDANTE NO CONCURSO DA PRF HOUVE FRAUDE MUITO PIOR!! E NAO SE ANULOU O CONCURSO PARA PEGAR OS FRAUDADORES!!!

    1.Funcionarios da FUNRIO Envolvidos em esquema de venda gabarito.
    2.Indicações de que os primeiros colocados fizeram a prova em salas extras.
    3.Candidatos poderiam fazer mais de 1 inscrição.
    4. Os cartões irregulares foram preenchidos com letras diferentes e têm índice de acerto superior ao dos demais candidatos

    O que foi feito:

    O Ministério Público Federal recomendou a suspensão do concurso até que fossem apuradas as denúncias de supostas fraudes.

    Conclusão:

    Em beneficio dos que se classificaram idoneamente, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF) concluiu que o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) não deve ser anulado. 27 Candidatos foram eliminados por tentativa de fraude, inclusive o 1º colocado do Rio de Janeiro, como resultado das investigaçoes e assegurada a finalização do concurso.

    POR FAVOR NÃO VAMOS ATRAPALHAR QUEM FOI BEM NA PROVA!!! QUE PEGUEM OS CULPADOS!!!

    ResponderExcluir
  92. li todos comentarios e um colega ai tem razãonão adianta ficar ai com pedindo pelo amor de deus ao comandadante da policia, para anular a prova temos é que correr atras atraves do ministerio publico.

    ResponderExcluir
  93. diante de suspeitas de vir acontecendo a muito tempo fraudes neste concurso corram atras no ministerio publico.
    pois acho que O CORONEL MASCARENHAS NÃO TEM PODER PARA ANULAR ESTA PROVA,
    MAS TEM PODER SUFICIENTE PARA FECHAR AS PORTAS PARA O PUBLICO CIVIL E AI SIM ACABARIA COM AS FRAUDE DE UMA VEZ.
    DIGO: SE UM SOLDADO QUE TENTAR UMA ATO ILICITO PARA CFO O COMANDANTE PODE DEMITI-LO POR JUSTA CAUSA. ESTES CIVIS DE PERNANBUCO JA JA ESTARA NAS RUAS SEM MUITO PREJUIZOS.
    SE ATENTEN PARA ISSO

    ResponderExcluir
  94. TEM MUITA GENTE QUE NÃO SE PREPAROU, NÃO ESTUDOU E ESTÁ QUERENDO TUMULTUAR O CERTAME!
    DEIXEM A PM INVESTIGAR O PROBLEMA E CONCLUIR SE HÁ OU NÃO NECESSIDADE DE SE ANULAR O CONCURSO!
    NÃO ADIANTA FICAR UM "BANDÃO" DE INCONVENIENTES QUERENDO RESOLVER AS COISAS!
    ANULAR NÃO QUER DIZER QUE ALGUNS VÁ ADQUIRIR CONHECIMENTOS PARA COMPETIR EM UM NOVO CERTAME!
    PORTANTO, PREZADO CORONEL, ACREDITO NA EFICIÊNCIA E MORAL DA PMBA E ACREDITO QUE O MAL FOI ERRADICADO LOGO NO INÍCIO, NÃO PROLIFERANDO A FRAUDE!!!

    ResponderExcluir
  95. Não sabemos se outros locais de provas estavam envolvidos! Se as pessoas que estavam passando as respostas do lado de fora conseguiram fugir, como podemos saber quantas pessoas e colégios estavam envolvidos? Os 11 Pernambucanos estavam no Colégio da Policia e os outros colégios como fica?!?! Onde eu fiz a prova não houve nenhuma fiscalização depois do conhecimento da fraude. Tem que anular e ser feita outra prova. Não podemos aceitar um resultado duvidoso.
    Grato.

    ResponderExcluir
  96. No tema proposto para Redação diz assim: Discorra sobre a necessidade de ser trabalhada, com maior intensidade,uma estratégia de gestão da ética na Policia Militar da Bahia,com o objetivo de criar uma imagem mais vigorosa da instituição! Está no caderno de prova! Essa prova tem que ser anulada! Onde vai parar a credibilidade desta instituição? Quem garante que eu não estava com ponto eletrônico? Eu não fui revistado! Eu estudei e quero ter a certeza que estou concorrendo com pessoas que estudaram e se esforçaram que nem eu! Por favor anulem a prova em respeito aos milhares de candidatos.

    ResponderExcluir
  97. comecem a postar seus números de acerto. é isso que me interessa, para ter uma idéia da média de acertos neste concurso e, mais, essa etapa não será anulada, parem de ficer perdendo tempo.

    ResponderExcluir
  98. Além da galera de PE, mta gente de Juazeiro, inclusive PM´s já beneficiaram-se dos "gabaritos"... mas de onde vêm esses gabaritos? quem fornece? será que alguém da PM tem envolvimento nesta fraude? Há qto tempo ocorre? Qual o objeto da fraude? Era o gabarito que estava no Honda Civic? São inúmeras perguntas que ficaram no ar... Concordo com a imensa maioria dos posts: ANULAÇÃO JÁ!!!!

    ResponderExcluir
  99. senhor comandante p0r que não da a oportunidade aos de casa notamos que tem melhorado muito o nivel de candiodatos para o concurso de soldados pm nota-se que 70% de seus policias ja tem algum curso superior,POR QUE V.Sa não analisa a possibilidade de um concurso CFO, apenas para policiais militares, não é desmerecendo aos civis apenas valorizandos os PMs. pense com carinho nesta hipotese

    ResponderExcluir
  100. comandante ñ quero acreditar q o senhor vai permite q pessoas entrem na briosa pela janela.
    este concurso deixo a desja no q diz respeito a segurança.

    ResponderExcluir
  101. Não sai da mente e da fala de cada um candidato daquela prova a decepção sobre a corporação, enquanto esta não se pronuncia contra a continuação desse erro. São vários os meses de estudos das milhares de pessoas que sonharam, se esforçaram, adiaram faculdades e/ou abdicaram de empregos, em prol da possível ascenção profissional. Tudo isso sobre as expectativas dos familiares e amigos torcedores. O que conseguiram, no entanto, foram frustrações e decepções, enfim, um trauma para muito tempo.
    ANULAÇÃO JÁ.

    ResponderExcluir
  102. FRAUDE NA PM -BA
    POR FAVOR REPASSEM

    Muito importante


    Caros colegas se a ANULADO( ação judicial) ou se for REVOGADO( ação administrativa) esse ato possivelmente " falho" relacionado com a realização do certame, infelizmente só irá ocorrer se for um clamor geral, pois estão alegando que só houve a tentativa da fraude, mas a mesma não se concretizou - mas como eles podem alegar isso, se a INVESTIGAÇÃO só foi feita em um único colégio. Eles estão muito preocupados com os canditados de Pernambuco, mas a fraude pode ser cometida por qualquer um, visto que essa quadrinha é bem grande e organizada podendo existir varias outras - é quase certo que A PROVA VAZOU, mas estão muito preocupados com a credibilidade da instituição, sendo que a credibilidade ficará mais abalada se forem "tapar o sol com a peneira" é importante que a verdade seja revelada, pois imaginem só, a corporação DA POLICIA MILITAR DA BAHIA ser comandada futuramente por pessoas que nela ingreçarão de forma fraudulenta e nós termos que obedecer ordens desses demagogos. Sendo assim do interesse não só dos que fizeram o concurso do CFO, mas de todos os colegas que da instituição fazem parte e de uma sociedade como um todo, pois parte da segurança publica estará nas mãos dessas pessoas.
    Pois é óbvio que um dos princípios da administração publica foi violado, o principio da MORALIDADE . Conforme dados do próprio Ministério Publico:
    http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2010/06/10/66075,mp-recomenda-a-suspensao-de-concurso-da-pm.html

    Não deixem que essa voz se cale, pois se estão querendo abafar é porque pessoas influentes estão envolvidas, mas duas perguntas não querem calar: Quando isso vai parar?? E quantos do que estão no "poder" usufruíram desse "benefícios".

    ResponderExcluir
  103. Não irei nem comentar sobre o absurdo da fraude ocorrida e que esse concurso deve ser invalidado, analudado, suspendido etc... Além da fraude, devemos prestar atenção na incompetência da CONSULTEC para gerenciar concursos, e isso não é de agora. A empressa (consultec) publicou gabaritos errados (Como o da questão 60 -DIREITO- onde, no meu tipo de gabarito - TIPO 04 -, a empresa diz q a questão correta é a 02 - principios da RAZOABILIDADE E CRIATIVIDADE, sendo que nem existe principio da CRIATIVIDADE.Com isso, esqueceu que a questão correta era MORALIDADE E PUBLICIDADE como eu tinha marcado e, por incompetencia da empresa, funcionário, eu e outras pessoas acabaram sendo lesadas.
    Gostaria com isso, Sr. Comandante, que preste atenção não somente na questão da fraude ocorrida, na integridade do concurso, como também na empresa escolhida para gerenciar o certame( Porque a CONULSTEC, muitas vez por sinaç, tem se mostrado incompetente para isso). ANULAÇÃO E TROCA DE EMPRESA JÁ!

    ResponderExcluir
  104. Há uma apuração interna na PMBA sobre fraude em outros concursos anteriores.. O grande problema é que os crimes cometidos pelos que adentraram a BRIOSA e já estão servindo nas UNIDADES como oficiais, prescreve em DEZEMBRO de 2010.... e agora?... O que fazer....

    ResponderExcluir
  105. concordo com anulação do concurso e ser reeditado por causa da fraude, nao sera justo por mais que ja tenhao prendido os fraudadores mais ha suspeitas de fraude em outras salas.

    ResponderExcluir
  106. Comandante mostra a sua força e competencia crie um quadro para policiais (praças e oficiais) com curso superior

    ResponderExcluir
  107. gostaria aqui de comentar uma situação que já esta caduca. hoje devido ao elevado nivel da tropa se faz necessário a criação de um quadro para os praças que possuem nivel superior. Hoje temos soldados e sargentos formados nas mais variadas graduações e que estão na PM impossibilitados de exercerem funções tendo suas ideias se perdendo no tempo. Peço aos nossos criadores de Leis que parem e vejam esta situação se for possivel, e vejam o quanto a sociedade e a PM vai ganhar com isso.

    ResponderExcluir
  108. a porteira é tao grande que no 1º ano tem varios pernambucanos e muitos de Juazeiro que ñ sabem fzr um "o" com um copo.

    ResponderExcluir
  109. SENHOR COMANDANTE GOSTARIA DE SABER QUANDO SAIRA O RESULTADO DOS RECURSO ADMINISTRATIVOS RELATIVO AO CONCURSO PM BAHIA 2009 OBRIGADO

    ResponderExcluir
  110. Corroborando com todos que defendem a ANULAÇÃO do concurso CFO-2010, gostaria também de solicitar a reflexão acerca da possibilidade de se fazer os concursos para Oficial somente para àqueles que já ingressaram na corporação, haja visto o alto nível das praças. Dessa forma, buscando evitar escândalos como os que presenciamos no dia 06/06/10 não se repitam e que o "BRIO" de ser um oficial da PMBa seja resgatado imediatamente, pois muita gente capacitada está deixando a Polícia para fazer concursos em outras instituições com mais "credilbilidade". Outro fator importante, é a elucidação "concreta", com a prisão de todos os fraudadores envolvidos no esquema, pois não adianta nada anular ou suspender este concurso sem a prisão desses crápulas que estão sujando a imagem da Políca e colocando sob suspeita a entrada de muitos candidatos, haja visto o que foi divulgado na mídia que essa prática fraudulenta ocorre desde 2005. Desde já, peço ao comando geral uma solução plausível para toda esta situação que está tirando o sono de muitos candidatos, inclusive o meu.

    ResponderExcluir
  111. Tem q continuar mesmo!!!!
    Eu tive uma boa pontuação.
    Devem todos estudarem mais!já estou preparado pro TAF!
    Um abraço Coronel.

    ResponderExcluir
  112. Vejo alguns comentários de alguns candidatos falando que a maioria que deseja a anulação é porque não foi bem na prova e quer uma segunda chance! O caso não é esse, queremos é ter a certeza que perdemos ou passamos na seleção com honestidade. Quem passou nesta prova estudando com toda certeza passará no caso de uma nova prova, afinal conhecimento não se apaga da memória de uma hora pra outra!Ou sabe ou não sabe! Com tantas duvidas temos direito de questionar e reclamar sim!
    O erro foi da PM, pois se um infeliz não tivesse ido ao banheiro jamais saberíamos da fraude. Então não foi a PM que foi eficiente... A PM neste caso deu sorte juntamente com a gente que fizemos a prova com dignidade.
    Se não anulada não farei mais nenhum concurso desta instituição. E meu desejo é que todos façam o mesmo. Chega de impunidade e incoerência.
    Grato.

    ResponderExcluir
  113. Pois é, quando entrei na PMBA achava que para ser Oficial tinha que começar como Soldado. Já fiz esta prova 4 vezes. Fiquei em 26º, 20º e minha última colocação em 2006 foi 11ª. Nesta época fiquei tão decepcionada, afinal, estaria aprovada em qualquer vestibular com tal colocação, que prometi a mim mesma nunca mais tentar a academia. Este ano, por muita insistência do meu marido que é Tenente, resolvi fazer. Gostei da prova apesar de ter achado cansativo esperar 1 (uma) hora para que ela se iniciasse, além de ter achado um exagero 15 questões de matemática (parece até que a matéria será muito utilizada dentro e fora da APM). Tb achei interessante o tema da redação, mas acho que, como alguns colegas já falaram anteriormente, deveriam disponibilizar estas vagas apenas para os praças. Matariam dois, três, quem sabe até quatro coelhos com uma cajadada só. Trabalhariam a valorização interna, assegurariam a moralidade do concurso, além é claro, de inserirem pessoas mais maduras e seguras de seus valores e compromissos para com a instituição. Sou Relações Públicas de formação pela Universidade do Estado da Bahia e acredito muito neste instrumento de Comunicação, apesar de observar que os comentários não são respondidos. Está faltando um Feed Back por parte dos gestores desta ferramenta.

    ResponderExcluir
  114. Como é praxe na vida política deste mundo,ações corruptas sempre existiram e sempre irão haver.Como concorrente e admirador da Polícia militar como instituição, observo que existem critérios a serem seguidos e confirmados.Eu mesmo fui vítima de uma intromissão no ato de realizar a prova, quando alguém, que nem sei de onde veio, me interpelara afirmando que o uso de um simples relógio digital, que qualquer um pode comprar por apenas 70 R$ ,seria motivo de fraude por poder bipar!!!Ora, estupidês a parte,acho absolutamente normal que não se faça questão de realizar outra prova,visto que seguindo a tradição deste país do futebol, a aética só existe no papel, e na prática quem se sobressai são aqueles que encontram algum jeito de enfiar aquele jeitinho brasileiro,velho conhecido.Se vão anular ou não, não sei...mas que é preciso melhorar de uma vez por todas o sistema de acesso a PM, VOSSA SENHORIA a de concordar.Um forte abraço a todos que fazem a Polícia Militar acontecer!

    ResponderExcluir
  115. Coronel,
    Em relação ao ducuemnto enviado ao QCG, pela Procuradora Drª Rita Tourinho, o Sr. Já se pronunciou oficialmente? O dia que seria divulgado o resultado da 1ª Etapa do concurso está se aproximando e não acredito em Justiça se for divulgado o resultado de um concurso que foi objeto de fraude. O mister de realização de novo certame, para que não se obscureça as estrelas da briosa e centenária Policia Militar da Bahia. Deste outro lado existe indivíduos que desejam a carreira não por estabilidade, mas sim por SONHO idealização pessoal, de contribuir com a sociedade na ostencividade e prevenção da criminalidade na cidade de Salvador. Esperamos avidos a SUSPENÇÃO deste concurso até a apuração concreta de TODOS os envolvidos neste CRIME ORGANIZADO, e provada a participação de mais BANDIDOS a anulação e marcação de nova PROVA.

    ResponderExcluir
  116. Pensar em continuar no erro de sequer suspender o andamento desse concurso é ser a favor da desmoralização da instituição militar, a qual nos protege e a nossos familiares, e que depende muito da confiabilidade popular para a eficácia de seus atos. Por isso sou um dos principais interessados no fim dessa agonia. Além disso, não se pode deixar a legalidade de lado por uma REMOTA possibilidade de economia dos gastos públicos, nos quais há a contribuição minha, de minha família e de meus amigos.

    Se não fosse por interesses pessoais meus e de um grande grupo de indignados, certamente seria pela preservação da ética na instituição. Isso porque ainda não passou pela minha cabeça as consequência de pôr nos FUTUROS Comandos pessoas provinientes de atos ilegais. Nossa segurança está em jogo.

    Em um outro extremo dos prejuízos, eu custo a acreditar que o Governo esteja no intento de minimizar a FRAUDE e prosseguir com esse certame. Embora não esteja massificado na mídia televisiva, há uma propagação boca-a-boca maior que qualquer jornalzinho manipulador. A continuação dessa aberração de concurso só tende a manchar a imagem do Governo reelegível. O nosso representante maior no Estado, o Governado, deveria pensar nisso.

    ResponderExcluir
  117. VEJO UNAMIMIDADE NA INSATISFAÇÃO DOS CANDIDATOS AO CFO, BEM COMO O PEDIDO DE ANULAÇÃO DESSE CONCURSO. ALIÁS, NÃO ENTENDI AINDA POR QUAL MOTIVO, O COMANDANTE GERAL DA PMBA NÃO TOMOU ESSA INICIATIVA. COMPORTAMENTO SUSPEITO DE ALGUÉM QUE SE DIZ PAUTAR PELA ÉTICA E HONESTIDADE. MUITO ESTRANHO MASCARENHAS. VAI ESPERAR QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO LHE OBRIGUE A ISSO? A NÃO SER QUE QUEIRA FICAR DESMORALIZADO. SENDO ASSIM, SUGIRO QUE PEÇA PRA SAIR DO COMANDO DA BRIOSA.

    ResponderExcluir
  118. Fora falhoutec! A desorganização deste concurso é sabido por todos os candidatos e esse foi mais um caso de fraude,imagine os que não foram desarticulados,a consultec já perdeu a credibilidade faz tempo.Além da desorganização, em algumas salas as provas foram aplicadas às 9h,fiscais despreparados um absurdo!Espero que o MP tome as providências cabíveis para que este fato não caia no esquecimento,sou a favor de investigaçoes aprofundadas,não vamos engolir tudo o que nos for imposto como verdade!

    ResponderExcluir
  119. Quem garante que em outras escolas não ocorreu o mesmo? e mais uma falha se só depois de 5 horas de prova poderia sair com ela como eles tinham o gabarito? isso vai além do que imaginamos a prova deveria ser anulada f

    ResponderExcluir
  120. Coronel, não adianta dizer que o concurso vai seguir normalmente, porque vai ficar feio pra o senhor ver na lista de aprovados vários pernambucanos como tem acontecido em anos anteriores o senhor foi colocado aí pra tomar decisões, então vamos lá faça valer seu posto e anule essa prova.

    ResponderExcluir
  121. GOSTARIA QUE FOSSE CANCELADA A PROVA

    ResponderExcluir
  122. O concurso tem que ter base legal para ser cancelado, vejam o da PRF, que foi detectado a fraude bem posterior, porém, o concurso não foi cancelado visto que os fraudadores foram indentificados e denunciados a justiça. O CFO-BA, foi menos complicado tendo em vista da indentificação bem anterior ao final do certame.

    ResponderExcluir
  123. Não concordo com a candidata que defende que determinado percentual das vagas deve ser destinado aos praças. O concurso público deve ser destinado a todos, desde que atenda aos requisitos legais, em igualdade de condições, respeitando o principio da Isonomia. Acho que ela precisa estudar um pouco mais... sem falar que ela, por ser praça, não tem limite de idade para concorrer a uma das vagas, enquanto quem não pertence a coorporação tem. Quanto a fraude do concurso já está mais do que provado... concordo com os argumntos de todos, porém precisamos ser realistas a probabilidade de anular esse concurso é ZERO... o que deve ser feita é uma investigação mais apurada e punir os fraudadores. Os exemplos dos concursos de Auditor de 1994, da PRF e o da OAB 2009 estão aí para todos. A fraude foi descoberta, mas até segunda ordem, não há determinação para anular o certame. O que posso desejar é boa sorte a todos, se não conseguir nesse... vai no próximo e que a justiça seja feita.

    ResponderExcluir
  124. o comandante ainda não tomou decisão precipitada como voces querem porque é um homem inteligente e sabe que 99% desses coment[arios são baseados em intenções contrárias ao fato ocorrido! Todos voces querem anulação para estudar mais. Coronel, não ceda!

    ResponderExcluir
  125. É dificil acreditar que o alto comando da PM não pense que:
    Dá mesma forma que ocorreu em uma escola pode ter ocorrido em outras, que foi por acaso a prisão do individuo que foi ao banheiro...
    Querem empurrar nos candidatos honestos que não houve maiores prejuízos...
    ercebo então que pouco importa a situação dos candidatos para PM... Senhores eles (A PM) não querem arcar com os custos da própria falta de organização...
    Um preceito constitucional... In dubio pro reo ...
    Temos direito a um processo seletivo justo e integro... Espero que a PM como garantidora dos direitos dos cidadãos, promova o meu direito.

    ResponderExcluir
  126. Em resposta ao cidadão á cima que postou seu comentario dia 16 de junho e a todos que tem o direito de querer ou não a anulação da prova, como vocês podem garantir que TODOS foram identificados? Nossa cultura já é de "engolir" aceitar as impunidades e irregularidades dos que tem um certo poder na sociedade! Gostaria que fosse anulada está prova porque queria ver pelo menos uma vez justiça, principalmente aqui na cidade Salvador!
    Onde temos que aceitar pagar uma taxa de inscrição CARA e ainda ter um resultado duvidoso... O que é base legal? Já nem sei o que é legalidade, coerência e justiça.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  127. Os que querem a anulção, estão se mostrando verdadeiros oportunistas que não se deram bem na prova e querem outra chance.

    ResponderExcluir
  128. A insatisfação é quase de 100%, não tem outra auternativa senhor comandante, a prova tem que ser anulada, pois a fraude concerteza espalhou por outras escolas. Não podemos ser conivente com os fraudadores, passamos anos, meses e dias estudando para vir BANDIDOS e tomar nossa vaga. O poder de anular está em suas mãos!!

    ResponderExcluir
  129. Gente isso vai dar sabe em Q?Em pizza,conheço gente que fraudou concurso pra cfo 2005 e hj já está até ativo...trabalhando!Eu desisto de ser Oficiala não por medo de tentar,mais por vergonha de ter que participar desse entidade tão vergonhosa que é a PMBA!

    ResponderExcluir
  130. EMERSON SEED - (071)9633-4901 emersonmodesto@hotmail.com OLÁ BOM DIA A TODOS OS CONCORRENTES DO CFO PM BA 2010 EM ESPECIAL AO SR.CMT GERAL DA PM NO QUAL ESTÁ CUMPRINDO COM SUA MISSÃO EM RELAÇÃO A FRAUDE DESTE CONCURSO. DE ACORDO COM A PROMOTORA,RITA TOURINHO, A SUSPENSÃO DEVE SER FEITA PARA EVITAR MAIORES TRANSTORNOS.A SUSPENSÃO É PRECISA,PORQUE SE O CONCURSO MANTIVER EM ANDAMENTO E DEPOIS FOR DESCOBERTO QUALQUER OUTRO INCIDENTE,ISSO IRÁ DAR MUITO MAIS PROBLEMA E FICARIA MUITO MAIS CARO PARA O ESTADO CANCELÁ-LO,ALERTA.
    QUAISQUER DUVIDA ENTRA NA FONTE.:FOLHA DIRIGIDA

    ResponderExcluir
  131. Amigos. O Comandante Geral é uma pessoa bastante equilibrada e séria. Tenham cuidado o que vcs estão postando. Tenho plena certeza que ele está matutando o que vai fazer. Além dos conhecimentos juridicos que ele tem, digo porque um professor meu da faculdade afirmou de viva voz que o Comandante já tinha sido aluno em uma pós na área de Direito não recordo das disciplinas. Vamos esperar a justiça se manifestar ou mesmo a Consultec que foi a aplicou a nossa prova

    ResponderExcluir
  132. Aqui foram enumeradas várias falhas, como a não numeração das cadeiras, apenas um fiscal por sala, detectores com problemas, um lacre violável e dentre outras falhas... Certamente essa ñ foi uma prova da qual a instituição se orgulhe! Medidas já.. Até quando vão permitir essas desigualdades?! A corporação exige ética, então que haja justiça...

    ResponderExcluir
  133. Ilustríssimo Senhor Comandante. Vossa Excelência já deve saber do parecer da Delegada investigadora da Fraude: vasou o gabarito (veiculado no Jornal A Tarde). Então, qual é a demora de suspender esse concurso??? Não consigo entender porque o Governador reelegível e o Comandante Geral da Polícia Militar não movem uma palha para tal. Será necessário a atuação do Ministério Público, como comprovação da antiética e imoralidade administrativa nesse Estado? O Governador Petista, no qual eu e minha família votamos, e que só nos tem decepcionado, vai incorrer em mais esse erro? Eu sou apenas um dos milhares de indignados com esse concurso, mas além de nós, existe um exército de eleitores que conhecem nosso sofrimento. São aqueles que presenciaram nossos esforços em meses de estudos e abdicação de entretenimentos, faculdades e até trabalhos. Parentes, familiares e muitos amigos constituem essa massa de desacreditados nesse Governo. Cadê a inteligência dos Excelentíssimos Senhores Jaques Wagner e Coronel Mascarenhas?

    ResponderExcluir
  134. Eu fiz a prova e acho que fui bem pelo que pude ver no gabarito. Agora... Não paro de pensar se eu ficar de fora, quem garante que não fui prejudicado? Então prefiro o cancelamento, pois, acho que iria ficar menos doloroso!
    Não entendo o porque ainda não foi cancelada essa prova. Qual o interesse de continuar com um concurso cheio de duvidas e insatisfações? Isso só vai piorar o desconforto, desconfiança e descrédito que a população já tem com a PMBA! Ou estou errado? O que devo pensar Comandante Geral? Depois, vemos essas mesmas pessoas que não resolvem pedindo compreensão da população quando lhe é oportuno!
    Acho também que embora seja o desejo de muitos que seja cancelada essa prova, infelizmente acho que não irá acontecer...Pois quem acredita em Papai noel, Saci ou em justiça para os menos favorecidos?!?!
    Fico ansioso para chegar as eleições e mais uma vez votar no nosso querido governador CARIOCA...
    No qual como eu disse... Assim como não acredito em papai noel, em saci, na PMBA, em justiça para os menos favorecidos e no governo carioca no Estado da Bahia.

    ResponderExcluir
  135. Boa noite Senhor Comandandante,

    Ainda não tive minha pergunta respondida: PORQUE NO COLÉGIO ESTADUAL PAULO AMÉRICO, NA BAIXA DO BONFIM, SÓ HAVIAM PRAÇAS DA PMBA, fato que nos foi informado por um Oficial em sala? O que aconteceu para essa separação acontecer? Queremos saber, uma vez que, nunca antes essa separação ocorreu, isso aconteceu com todoas as PRAÇAS? Nós SOLDADOS E SARGENTOS DA PMBA, fizemos a prova separados dos demais candidatos ou isso só ocorreu nesse colégio e porque? Obrigada Coronel e fique com Deus. Olívia.

    ResponderExcluir
  136. Comandante por gentileza, responda as perguntas se pronuncie acho que pelo menos isso temos direito.
    Sei que infelizmente é assim, temos que aceitar o erro, a fraude e tudo mais que tem direito sem reclamar...
    Tem um ditado popular que fala que brasileiro tem memória curta! Deve ser isso... Vão deixar mais uma vez o tempo passar para ficar mais fácil digerir mais um absurdo.
    Para todos que tem um sonho de ser um oficial da PMBA, não desanimem estudem mais, paguem um alto valor de inscrição e continuem sonhando...
    Afinal se esperança é a ultima que morre a minha já está na U.T.I faz tempo...

    ResponderExcluir
  137. Boa naite senhor comandate,
    O senhor sabe como é dificil passar em um concurso.Me pergunto hoje se o senhor depois desse parecer, da delegada investigadora da fraude,vai tomar alguma providencia.Senhor faça uma reflexão...pois precisamos de pessoas justas para continuarmos a ter esperanças em nossas vidas.Obrigado!

    ResponderExcluir
  138. Gostaria de saber quando sairá o resultado?

    ResponderExcluir
  139. A divulgação do Gabarito pós-recursos é o atestado de óbito da confiança popular na Instituição Policial Militar baiana. É a continuidade da ideologia egoística brasileira do benefício de um (ou dois) em detrimento popular unânime. Projeta-se ignorantemente um futuro sombrio para o corpo militar, e para a sociedade em geral, apenas por falta de dignidade da liderança civil.

    Enquanto há corrupção, sonegação, desvio de verbas, cartões corporativos, metrôs inúteis, teto salarial para criminosos e consequente aumento na violência e caos urbano, há também a compra fraudulenta de viaturas e o ingresso desonesto de oficiais no quadro daquela Corporação que deveria ser a reserva moral do Estadao, por combater os frutos da corrupção, mas que atesta a incapacidade ética para tal quando atiça ao lixo aquela que seria a base do respeito entre polícia e população: a honestidade.

    Eu desisto por aqui de ingressar numa carreira a qual põe em dúvida minha dignidade, competência e moralidade. Ser um oficial hoje em dia traria para minha direção olhares preconceituosos que me rotulariam de mesquinho, hipócrita, trapaceiro e corrupto. O bril do oficialato está ofuscado, e eu não quero perder minha reputação.

    ResponderExcluir
  140. Eu não acredito que o senhor comandante vai deixar que uma minoria privilegiada entre no curso de formação de oficiais,que o senhor vai ficar com esse peso na conciencia e beneficiar aqueles que de alguma forma tentam entrar nos orgãos publicos sendo beneficiados através do poder de influencia economica ou politica.Pois um dia o senhor vai para a reserva e tenho certesa que não levará essa impunidade com o senhor!

    ResponderExcluir
  141. Sr. Cmt desta dignissima Corporação é com pesar que me dirijo a VSª descreve-lhe o que ocorreu nesta tarde do dia 23 de junho de 2010 sou morador em morro de São Paulo em um bairro chamado lagoa, tentarei resumidamente descrever o ocorrido; Onde resido havia uma obra em andamento de uma residencia que em virtude de claro desentendimentos com proprietário e Secretária Municipal de Desenvolvimento Sustentavel nas questões pertinentes em dado momento homens da Prefeitura Municipal de Cairu tendo a frente um cidadão que se auto se intitulava como Coronel da Policia Militar da Bahia apoiado por Policiais de serviço devidamente fardados e por um Policial Civil invadiram a referida residencia sem a autorização do proprietário e minha puseram abaixo a golpes de marretas construção em questão numa violência so vista no periôdo da ditadura onde o ESTADO DE DIREITO DEMOCRATICO eram violados seus cidadãos execrados eo pior de tudo sem amparo legal uma "ordem judicial" expedida por Magistrado além da violação de leis que nem preciso descrever foi muito duro ver que homens que deveriam estar a serviço da sociedade de proteger seus cidadãos, cumprir e fazer cumprir a lei estavam ali assitindo a essa violência de braços cruzados sorrindo irônicamente mesmo diante da clara violência que ocôrria servindo como se vivessemos ma epôca das Capitânias Hereditàrias, e mesmo depois de muitas tentativas de parar tal ato a casa veio abaixo, não seria o domicilo onde um cidadão reside inviólavel salvo quando estiver ali ocorrendo crime de natureza grave ou por via judicial aqui nessa parte do Brasil, e o que pude perceber ou seus comandados são muito mal formados nas escolas de formação ou não teem um EAP- instrução de Tropa Pronta por que ficou claro que ou eles não dispoêm do conhecimento çegal pra atuar ou com perdão da expressão são paus mandados do poder local, toda essa agressão foi filmada e colocarei a sua disposição antes que cheguea midia para que VSª análise. quero acrecentar que durante minha carreira sempre vivi sob os prncipíos da honra pessoal e da intregridade profissional que deveriam ser atributos de todos militares, e para corroborar oque relatei me identifico , Silvio Luis Delgado Deamo 2º Sgt PM ReF da Policia Militar do Estado de São Paulo colocando a inteira disposição para maiores esclarecimentos , aguardando como todos que presenciaram tal absurdo providências que o caso requer. O lema da Policia paulista é "Nos Policiais Militares estamos compromissados com a defesa da vida,da integridade física,e da dignidade da pessoa humana" ea Policia da Bahia, com que ela esta comprometida?

    ResponderExcluir
  142. A INJUSTIÇA NAO SE RESOLVE. A SOMBRA DE UM MUNDO ERRADO MURMURAS-TE UM PROTESTO TIMIDO MAS VIRAO OUTROS.

    ResponderExcluir
  143. gostaria que os responsaveis fossem rigorosos e na minha opinião tinha que anula este concurso pois so foi descobertos alguns integrante envolvido na fraude quem nos garati que so erão os 11 obrigado

    ResponderExcluir
  144. Faço parte da corporação e para mim é uma vergonha a não anulação deste concurso visto que já se sabe que a fraude só foi revelada devido a um dos pernambucanos ter ido ao banheiro e não a PM já ter vindo investigando e se eu fosse um dos fraudadores, não fui em momento algum ao banheiro.A consultec já possui um histórica péssimo em concursos e mesmo assim a PM continua colocando-a como organizadora. Espero que o Ministério Público tome alguma providência a cerca do fato pois caso contrário só vai evidenciar a nossa discrença com a justiça.

    ResponderExcluir
  145. senhor comandante numca fiz um concurso tão desorganizado, no forum pci tem gente sem nota em direito,sem o ponto da questão 14 que foi anulada,com diciplinas zeradas e o que é pior ninguém está nem aí.Eu sinceramente desisto,são tantos os erros que dar até vergonha de comentar.contudo, sei que a intencão é esta fazer com que gere um desconforto nos candidatos levando ao esquecimento.

    ResponderExcluir
  146. comandante tem gente no forum pci dizendo que fez 15 ponto em direito pergutando o que significa isso, impressionado com a nota postada,tem gente com a nota zerada,gente sem o ponto da questão anulada,etc.Esse concurso já foi longe demais só está faltando sair o resultado e gerar direitos.senhor comandante a melhor saida para isso será a anulação, pois acredito que o senhor já esta consciente disso.

    ResponderExcluir
  147. anulaçao já!isso está passando do limite.sr cmt confio em sua sabedoria e tenho conviccão que o senhor vai cancelar esse certame.

    ResponderExcluir
  148. comandante o que é isso, estar todo mundo reclamando do desempenho,ta faltando contabilizar questoes de varias candidatos.Nem no colegial tinha visto esse tipo de coisa acontecer.cmt tome logo uma providencia os candidatos clamam por socorro!É facil ver as reclamaçoes no orkut(comunidade concurso cfo pmba)ta lar uma porçao de comentario sobre pontuação

    ResponderExcluir
  149. Acertei 49 questoes no boletim saiu apenas 42!???? E aí vai deixar essa tal de consultec lesar nossas mentes!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  150. O meu score difere totalmente da minha prova, gostaria de saber quando sai a classificação dos aprovados

    ResponderExcluir
  151. Gostaria de saber para que serve esse blog, aqui relatamos nossos anseios, problemas e fatos e o que recebemos do Cel. Mascarenhas? o silencio.

    Acredito que ele não está nem aí para os erros ocorridos no certame, nos ignora como se fossemos cachorros.
    Cel. Mascarenhas o senhor deve uma explicação a nós candidatos, o silencio só serve para aumentar o rancor que está se formando por uma instituição tal valorosa que tantos querem fazer parte dela, não permita que o amor vire ódio porque o senhor não quer deixar o orgulho manchado.

    ResponderExcluir
  152. Não agüento mais esse absurdo e falta de respeito com a população em geral, não só com os candidatos que fizeram a prova do CFO, mas com todos que prezam pela justiça e tem uma esperança de que tudo mude para melhor um dia! Vejo esse blog que acompanho todos os dias e noto que se quer uma resposta é postada. Também quero saber p/ que serve isso aqui!? Para todos que fizeram a prova peço que continuem lutando pelos seus direitos, mesmo com essa falta de justiça e coerência!

    ResponderExcluir
  153. Por gentileza... Falem alguma coisa!
    Pagamos uma taxa de inscrição cara, estudamos e agora só pedimos uma resposta do que será feito em relação a este concurso cheio de erros e fatos que só fazem nos mostrar a realidade da falta de ética e moralidade em que vivemos!
    Peço para todos que se sentem prejudicados com este concurso cheio de absurdos, procurem o Ministério Publico, procurem os seus direitos mesmo que a justiça insista em não ser feita!

    ResponderExcluir
  154. Hoje eu acordei esperançoso de que a justiça seria feita, mas depois de dar uma olhada no site da consultec fiquei desolado. É inadmissivel que o cfo pm 2010 continue a transcorrer normalmente depois daquele fato vergonhoso, sou policial militar há 10 anos e digo com toda certeza NUNCA MAIS FAREI O CONCURSO CFO PM BA. Pois de um lado está uma empresa despreparada e corrupta do outro o governo do estado na pessoa da policia militar representada pelo comando geral que se mostra alheio ao acontecido e se faz de cego para manter uma credibilidade que já não existe mais.
    Nos próximos anos tentarei concurso em outras instituição pois lá pelo poderemos ter a certeza de que ninguem vai ficar dizendo mentiras como por exemplo " o serviço reservado da pm ba conseguiu frustar fraude no concurso", sabemos que é tudo balela, mas obrigado coronel o senhor e consultec conseguiram destruir o sonho dos candidatos honestos e jogar o nome do cfo no lixo, pois para nós esse concurso é feito para fraudadores passarem enquanto aqueles que realmente estudaram tem rezar a Deus para ficar pelo menos como classificado.

    ResponderExcluir
  155. Atenção todos os candidatos!!
    Fiquei sabendo por fonte legal, que esse concurso ainda não foi anulado porque não foi feita reclamações suficientes nos órgãos competentes! Tem muita gente reclamando mas ninguém vai onde resolve! E na minha modesta opinião é o que deve está realmente acontecendo... Vamos lutar, esse blog não vai resolver nada! Vamos no Ministério Publico, até os meios de comunicação já não se houve falar mais nada a respeito.

    ResponderExcluir
  156. Fiz 164 pontos, mas não fiquei classificada porque quem fez 156 pontos e ficou com o desvio padrão maior do que o meu entrou no meu lugar.Que tipo de instituição é esta? Nas instituições sérias como UFBA o desvio padrão é usado para desempatar e não para eliminar.Fiz 13
    pontos em português e 12 pontos em conhecimentos gerais, sendo que estas matérias são os maiores pesos.Sei que ninguém vai ler,mas deixo aqui o meu desabafo.

    ResponderExcluir
  157. Coronel ultimamente os assaltos a banco tem tomado conta do interior do estado, queria saber como o senhor se posiciona diante da desorganização incompetencia e desqualiicação poffissiona patente da PMBA, que é ncapaz de proteger até msm seus proprios policiais que volta e meia são levados de reféns em essaltos como aconteceu recentemente em Mundo Novo

    ResponderExcluir
  158. SERÁ QUE CONSEGUIRAM PEGAR TODOS OS ENVOLVIDOSS NA FRAUDE?SERÁ QUE SÓ HOUVE FRAUDE NO COLÉGIO DO CPM?E QUEM NÃO FOI AO BANHEIRO, SERÁ QUE FOI PEGO?

    ResponderExcluir
  159. Verdade seja dita: Tá rolando a fraude solta. Pra nosso conhecimento: dentre os que fizeram o pSICOTESTE há um número aproximado de pelo menos 20 dos que o fizeram que são JUSTAMENTE dos estados de onde originou-se a FRAUDE. Pelo amor de Deus? e aí como ficamos nós que fizemos o Concurso honestamente e temos agora nossa vagas tiradas por esses infames. E a PMBA não faz nada. Anulação deste Concurso já. Vamos gritar. Vamos ao Ministério Público pessoal...
    Vamos lá...

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner