quarta-feira, 5 de maio de 2010

Taser


Esta semana, abordaremos mais um importante tema de interesse policial militar, trata-se da arma não letal TASER, mais uma ferramenta a disposição do policial militar visando aplicação do uso legítimo da força.


Clique aqui para baixar o artigo!

Nilton Régis Mascarenhas - Cel PM
Comandante Geral

5 comentários:

  1. Não adianta muito a aquisição de TASERs se somente os oficiais usam no carnaval... Na verdade não era nem para oficial usar, pois é o praça que labuta diretamente com o cidadão...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Comandante,

    Lá pelos idos dos anos 90, mais precisamente no ano de 1993, numa parada geral do 12º BPM/Camaçari, quando ainda 3º Sargento, recém formado, ouvi de um oficial superior,veterano de muitas batalhas,que "nós éramos moços e ainda veríamos muita coisa acontecer na história da nossa briosa PMBA". Tais palavras se mostraram proféticas. Veio a greve, a mudança nas graduações e agora eis que surge um Comandante Geral preocupado em EDUCAR a sua tropa. Estudo e arquivo com muito carinho os artigos postados por vossa Excelência e gostaria que esta precioso material fosse socilizado como é o vosso desejo. Ainda não está acontecendo, mormente nas unidades do interior.
    Gostaria de aproveitar o espaço para perguntar:
    1. O Curso para motoristas de viaturas vai chegar para os companheiros do interior?
    2.Está surgindo uma controvérsia sobre o papel/atribuição dos novos subtenentes na PMBA. E Vossa Excelência, o que pensa sobre isso?
    Muito obrigado pela atenção e que o Nosso Bom Deus o abençoe e aos teus, sempre.

    SubTenCorreia21CIPM

    ResponderExcluir
  3. Ilustríssimo Senhor Comandante,
    Paira sobre mim um grande questinamento - Se o que está neste arquivo é realmente verídico e tão imponente como relata o texto, POR QUE AINDA NÃO SE FEZ (AO QUE PARECE) UM ESTUDO TÉCNICO PARA TER IDÉIA DE ONDE REALMENTE PRECISA-SE IMPLANTAR. Vi que foi dado instrução aos oficiais das especializadas, porém nós, labutantes do interior, vemos corriqueiramente a a imperiosa necessidade de tal armamento. Pergunto-me as situações que a pistola TASER se tornaria útil e, não sei se pela pouca experiência, vejo que as ações em que as especializadas se envolvem não são as mais ideais. Será que num assalto a casa comercial, banco ou sequestros, ou bloqueios viários, são os ideais?? Não sei ao certo quais unidade já possuem tais armamentos, porém sei que, mesclando certo conhecimento técnico que adquiri pelos meu pouco tempo de PM e de dedicação nos estudos diários da parte operacional, com um conhecimento empírico de dias em viaturas NO INTERIOR, percebo que as unidades de área do interior mereciam melhor atenção para isto. Vejo cursos exclusivos para a capital e RMS, vejo ações exclusivas para capital e RMS, enquanto que o interior tem que efetivamente "dar seus pulos" para conseguir as coisas.
    Senhor Comandante, este é apenas um desabafo de um policial dedicado e esperançoso por um futuro melhor.
    Mui Respeitosamente.

    ResponderExcluir
  4. Ilmº Sr. Cmt.


    Em relação as novas identidades PMs, venho sugerir que ao invés de usarmos o telefone informado porquer não criar um site e daí agendarmos a solicitação das novas carteiras, pois na minha opinião o tel. inf. pode ficar congestionado.

    ResponderExcluir
  5. 1 - O Cidadão Baiano prefere ser abordado por um Policial que esteja usando um TASER ou uma Arma de Fogo?

    2 - Se o Policial falhar, se enganar ou imaginar que o Cidadão Baiano seja um bandido - é preferível que o Policial esteja usando um TASER ou uma Arma de Fogo?

    3 - Na hipótese de um disparo - o Cidadão Baiano preferiria ser atingido pelo TASER ou por uma Arma de Fogo?


    No exterior, mais de 1.200.000 pessoas já foram atingidas por disparos de armas TASER. No Brasil, as oito mil armas TASER já salvaram a vidas de pessoas em centenas de ocorrências policiais. Para saber mais, basta dar uma olhada na página: http://www.taserbrasil.com.br/taser_midia/default.htm

    Isto posto, faço aqui mais duas perguntas:

    a) Por que o Governo da Bahia nunca comprou uma arma Taser? (as duzentas que existem na Bahia foram doadas pela SENASP).

    b) Se não há dinheiro para comprar mais Taser, por que essas duzentas não são entregues aos policiais de proximidade ao invés de ficarem subutilizadas nos Grupos de Operações Especiais?

    Antes de encerrar, lembro que o Ceará (além das que ganhou da SENASP) comprou mais 220 Taser e outros Estados estão fazendo o mesmo.

    Será que a doação da SENASP foi uma semente que não vingou no solo da Bahia?

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner