sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Mito do Bom Policial


Ten PM André Porciuncula Alay Esteves*


Há algum tempo, comecei a identificar na corporação uma certa personalidade institucional que permeia o comportamento policial, uma personalidade autônoma que não pertence a um indivíduo ou a um comando, e independe da política oficial adotada pelo alto comando da corporação. Personalidade esta, fruto de um estereotipo preconceituoso do que seria "o bom policial" e que carece de sustentação técnico-científica na qual se elabore métodos críticos-analíticos de estudos empíricos da realidade que se manifesta, e ao mesmo tempo, validem teoricamente a construção de procedimentos e comportamentos que tornariam o policial militar, num "bom policial".

Clique aqui para baixar o artigo completo "O Mito do Bom Policial".

*André Porciuncula Alay Esteves é Tenente da PMBA, lotado na 23ª CIPM, Tancredo Neves.


*Os artigos publicados na Coluna "A Voz do PM" não refletem o posicionamento oficial da Polícia Militar da Bahia nos assuntos em questão. Se você for policial militar e desejar publicar seu texto nesta coluna, mande seu texto com nome, posto ou graduação, OPM e currículo resumido para dmt.midiasocial@pm.ba.gov.br

9 comentários:

  1. Na prática cotidiana o bom policial é o policial omisso.

    O policial que não se envolve com nada, o policial que diz sim Senhor até quando seus direitos são abertamente tirados.
    Infelizmente as pessoas que poderia mudar essa corporação para melhor é claro, estão indo embora.
    Vários amigos meus com formação superior foram buscar empregos melhores.

    Que me desculpe os companheiros.Ser policial hoje é para quem não teve outra coisa melhor para fazer na vida.

    Bom...acho que fugir do tema ...mas...é isso aí.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo. Sou desta turma que entrou agora e sou completamente contrario seu comentário. A concorrencia hoje é grande na Policia Militar. Não sei se vc saindo teria condições de enfrentar uma concorrencia como enfrentei. A disputa é grande. Não seja injusto com vc mesmo. Veja a concorrencia do CFO. Vc se habilita? Eu já estou escrito, preparado e vou passar.

    ResponderExcluir
  3. O colega esta com toda razão em fala que o bom policial e o omisso, pois o exemplo disso foi o que aconteceu com os colegas do Sul do estado, primeiramente sem uma investigação correta, só com o clamo público e o senso comum a justiça decretou a prisão temporaria de 10 policiais em Vitória da Conquista, depois das investigações completa a justiça decreto a prisão prevetiva de 6 ( seis )policiais, então eu devo concluir que a justiça primeiro punir e depois investiga e os 4 policiais que ficaram presos e depois foram soltos por falta de provas será que a instituição dará um aporte psicologico e juridico para os mesmos processar o estado e essa comissão do ministerio público que acusou todos eles sem provas. É muito relativo para a sociedade o que é um bom policial ou um mal policial depende muito dá situação, do clamo da sociedade manipulada pela imprensa, essa é a grande verdade, pois estamos no século XXI, e a nossa Policia Militar parece que esta a vários séculos atrás da nossa sociedade, pois tanto a imprensa como qualquer orgão falam o que quer da nossa instituição e ninguém se pronuncia a nosso favor. E eu também acho que a unica maneira de sermos respeitados e nós respeitando, mais quando eu falo de respeito, eu falo tanto do alto escalão da nossa policia como dos que estão na base na linha de frente como eu, essa é a única maneira para conseguir sair desse atraso centenário e eu sou a favor, mesmo que o estado não tenha compromisso com quem estão na base e sendo assim como um efeito domino com a nossa instituição, pois as pessoas dentro da nossa policia que achão que o estado não valorizando as praças, fortalessem a nossa instituição estão totalmente errado, voltando a minha colocação eu tenho certeza que a única maneira de mudar essa situação é o compromisso profissional mais é em todos os escalões da policia do Coronel ao Soldado menos antigo, pois todos nós somos responsaveis pelas mudanças . Eu digo temos que deixar para trás esse atraso e temos que avançar para o século XXI, dentro da nossa Policia Militar, temos que forma quadros qualificados, para serem gestores de verdade, temos vários companheiros ainda vivendo, em um total atraso essa é a grande verdade, temos que ter compromisso com a nossa profissão, mais em todos os escalões.

    ResponderExcluir
  4. Vai passar? Parabéns!!! pensamento positivo é sempre bom.

    Seja feliz!

    Concorrencia para você quer dizer alguma coisa? Para mim não quer dizer nada.Menos de 10% estudam realmente para concurso...pelo visto você tá nesse meio..kkkkkkkk

    Outra coisa passar numa prova de concurso só precisa de dedicação e persistência...e isso qualquer um pode ter...Agora ser um bom profissional é outra história.

    A PMBA hoje é um grande gabide de emprego e certamente você será mais um entre tantos
    outros.

    ResponderExcluir
  5. Ao comentário anônimo de 28 de maio de 2010 21:21

    - Eu já estou ESCRITO, preparado e vou passar.

    Companheiro, o Senhor deve ter realizado a sua ESCRIÇÃO , mas com certeza ainda não está preparado e não vai passar.
    Com esse português...

    ResponderExcluir
  6. o bom policial é o CABEÇA DE SAPATEIRO, pois só olha para o chão...não contesta nada...aceita tudo.

    agora quem procurar mudar esse ciclo vicioso é taxado de POLICIAL RUIM.

    e vc anônimo...é mais um "BOM POLICIAL"...aliás...."EXCELENTE POLICIAL", pois achar que concorrência quer dizer que a PM tem qualidade no serviço!!!....isso só se deu por uma coisa:

    A POSSIBILIDADE DO PRÓXIMO CFO SER PARA BACHAREL EM DIREITO.....por isso a grande concorrência.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de corroborar com as palavras do Sd Marcelo.

    ResponderExcluir
  8. ANONIMO Boa tarde a todos, gostei dos comentarios feitos anteriormente sobre o CFO PMBA,mas deixo aqui o meu desabafo,os companheiros oficiais que entraram na PMBA,nos anos 90 e 91,já tiveram varias promoções durante este tempo,ai eu me pergunto e os praças desta mesma época, o que falar para os seus filhos e familiares diante desta realidade este tempo todo dedicado a corporação não os permitiria a uma promoção ou será que ainda teremos que esperar os famosos 25 anos de serviços e as esperiencias vividas não vale nada.Não e mesmo facil ser um bom policial.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Ao ilustrissimo senhor Cel, comandante geral da policia mitar da Bahia, gostaria de saber sobre a escala de serviço,referente aos motoristas, se os mesmo devem ou não complementar,carga horaria,pelo fato de estar recebendo,os 15%(por cento de CET)ou seja R$77,00 setenta e sete reais,poquer algumas unidades estão cobrando e outras não, assim sacrificando a função do motorista,bastante ardua, gostaria que vossa senhoria,analize de forma flexivel.Muito obrigado.ATT.SD PM SANTOS

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner