segunda-feira, 5 de abril de 2010

Técnicas de Abordagem a Veículos



Na série de textos sobre Técnicas de Intervenção policial que estamos publicando semanalmente, sempre às segundas, trazemos hoje o tema "Técnicas de Abordagem a Veículos". Porém, antes da leitura do artigo em anexo, aconselho a todos a reflexão sobre um problema que há muito tempo a PMBA procura corrigir, porém, até a presente data, ainda não obteve êxito: as conseqüências oriundas de abordagens, perseguições e acompanhamentos de viaturas de quatro rodas a motocicletas.

Não conhecer os limites do veículo, e os seus próprios limites, são erros comuns entre motoristas policiais. Somando a isso, as motocicletas são extremamente ágeis, o que torna bastante difícil o seu acompanhamento, bem como ter o mesmo acesso a áreas difíceis. Avalie suas capacidades, e as do veículo, para então decidir o que fazer...


Clique aqui para baixar o artigo "Técnicas de Abordagem a Veículos"

15 comentários:

  1. Senhor Comandante: Seria cabível publicação e exibição das técnicas policiais ao público externo sem comprometer a "Surpresa" de uma abordagem? Minha saudação regulamentar!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Material!
    Bom mesmo!


    O resultado sai HJ! dos execedentes ?

    ResponderExcluir
  3. Sr. COMANDANTE GERAL.
    fiz uma postagem na matéria anterior para dirimir uma duvida e axo q naum foi aceito o comentario.
    NELE CONTINHA A SEGUINTE PERGUNTA: POR QUAL MOTIVO POLÍCIAS DE ALGUMAS CIAs NÃO ESTÃO RECEBENDO A DIFERENÇA DE ASSUMIREM FUNÇÃO DE SGT EM VTRs E CENTRAL, SENDO Q VITORIA DA CONQUISTA, ILHÉUS, ITABUNA, UBAITABA ETC, RECEBEM.
    ESSA DIFERENÇA ESTA EM TORNO DE 280 REAIS.
    NA MINHA COMPAHIA IPIAÚ NEM SE COMENTA SOBRE ESSE ASSUNTO.
    ORA SR. COMANDANTE, 280 REAIS FARIA DIFERENÇA NO CONTRACHEQUE DE ALGUM SOLDADO?
    GRATO PELO ENTENDIMENTO E SOLUÇÃO DO PROBLEMA.

    ResponderExcluir
  4. comandante geral.

    nós soldados estamos precisando dos 280 reais pagos aos que exercem função de SGT.

    por que está se pagando para alguns e pra outros não? a PMBA NÃO É UMA SÓ?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de compreender porque buscar materiais de outras corporações, incluindo guarda municipal de são paulo, quando possuimos um manual de abordagem, um manual de escolta e segurança e outro de transito, que inclusive foram implantados em co irmãs

    ResponderExcluir
  6. Sr. Cmt Geral

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo belíssimo trabalho frente a Tropa e agradecer por este espaço democrático criado para ouvir e atender os anceios de nossa classe.
    Eu tenho uma dúvida quanto as escalas de trabalho. O estado paga 160 ou 180 horas, com 20h de descanço remunerado? Eu gostaria de saber do Sr. se a escala 12X24, 12X72 é regulamentada, pois não sei se é verídico mais vejo comentários que em algumas localidades esta escala vigora. E tambem a respeito da gratificação de Motoristas condutores de VTR, a CET, o porque do não pagamento de tal gratificação aos motoristas condutores de VTR do interior? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. 31 CIPM tambem não recebe substituição de função e alguns dirige viatura sem receber o CET, só falta eu pedir ao papá!!! sd pm Arcanjo Cmt e motorista.

    ResponderExcluir
  8. Notamos que quem escreveu esse texto tem anos que não vai as ruas fazer abordagem. Esse saiu fraco! Por que não colocar viaturas nossas fazendo as cenas? Filmagens!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de parabenizar a iniciativa, contudo gostaria de levantar alguns questionamentos.
    Notei que algumas técnicas forma retiradas do manual da PMGO de 2005, muito bom por sinal, só que nós temos o nosso de 2000,que trata de técnicas de abordagem a veículo de maneira bem diferente do da PMGO, logo não entendo que seja viável adotarmos mudanças de técnicas de maneira tão repentina.
    O que a tropa precisa é educação continuada. Nossa técnica que está lá no manual de 2000 é muito boa, só falta treinamento.
    Existem coisas nesse documento feito nessa postagem que não são a realidade da PMBA, por exemplo: colete reserva, manta de Kevlar,prancheta balística.
    Acredito sim que Santo de casa faz milagre, basta agente investir nele!
    De qualquer maneira está de parabéns a iniciativa de propor a instrução, pois todo conhecimento é valido e vem somar!

    ResponderExcluir
  10. Sr. Comandante, se possível, fale-nos sobre a convocação para a matrícula no curso de formação, haja vista já ter sido cumprida todas as etapas, faltando somente as devidas matrículas; pois quando da entrega de documentos nos foi informado que seria no DOE de 05 à 06 de abril, e assim não ocorreu!! Diga-nos, será que sai hoje (DOE 06/07 abril)??
    Desde já muito grato!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Senhores policiais militares que postaram sobre duvidas com relação a carga horária, nossa carga horária é de 40 horas semanais, o que perfaz 8 horas diarias, porém existe um equívoco que é cometido por alguns de somente multiplicar as 40 horas por 4(geralmente o número de semanas do mês) o que se faz um total de 160 horas mensais e achar que o mês acabou aí, porém esquecem-se que o mês possui 22 dias úteis (o mês de 30 dias) e 23 dias úteis( o mês de 31 dias) que deve ser somado as 160 horas, então no mês de 30 dias nós trabalhamos 176 horas e no mês de 31 dias trabalhamos 184 horas, o que vem a compensar o mês anterior, no mês de fevereiro trabalhamos menos. Espero ter esclarecido as duvidas.

    Luis Fernando de Almeida Braga - 1º Ten PM
    CIPE - Cacaueira

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde,
    É viável divulgar as técnicas de abordagens a veículos? onde todos tem acesso ao material, podendo assim aprenderem como fazemos a técnica e assim a marginalidade desenvolver uma ofensiva contra esta técnica empregada e por em risco o agente que a pratica.

    ResponderExcluir
  13. Senhor comandante por que a classe de Sargento é uma das mais descriminada na PMBA, não temos direito a substituição de função não vamos ter uma CET diferenciada não temos uma diferença salarial como os outros postos tem e outros benefícios, o senhor tem algum estudo para esta situação, que é muito preocupante, porque não temos nenhum estímulo de trabalho, o senhor pode fazer um estudo para saber se tem algum SGT satifeito com a sua graduação.

    ResponderExcluir
  14. Sr. Cmt Geral só tenho uma pergunta:
    Cadê a CET dos Motoristas do interior? Desde Fevereiro que se exige escala a parte dos Motoristas e nada de dimdim!!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Exmº Sr. Cmt Geral,
    Seria de bom alvitre não divulgar estas técnicas de abordagens, pois assim como policiais militares teriam utilidade sobremaneira de tais técnicas, pessoa de má indole e até marginais saberiam como agir em caso de utilização das mesmas, bem como, podem utilizar estas técnicas para "abordar" veículos em açoes criminosas.

    Abraços,

    Ten Cel Silvio Santos
    Cmt da 59ª CIPM

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner