terça-feira, 20 de abril de 2010

Cuidados em acompanhamento a veículos duas rodas


Esta semana, trataremos de mais um importante tema de interesse policial militar, tendo em vista que, necessariamente, toda ação policial deverá ser sempre pautada em observação as regras de conduta e segurança, de modo a não permitir que o servidor policial militar se exponha a riscos desnecessários durante o exercício da atividade policial.

Assim, objetivando a redução dos atuais índices de acidentes de trânsito envolvendo viaturas policiais militares, notadamente na Capital e Região Metropolitana de Salvador, em decorrência principalmente de perseguições efetuadas a veículos conduzidos por suspeito(s) ou meliante(s) conduzindo motocicleta, fato este motivado, em parte, pela imprudência de alguns condutores que, contando com a aquiescência de comandantes de guarnições, colocam em risco suas próprias vidas e de terceiros, além dos riscos de prejuízos ao patrimônio público e privado, o que, por si só, já justificaria uma imediata mudança de atitude.

Diante do exposto, recomendo a todos os Comandantes de Unidades Operacionais que orientem e divulguem junto aos respectivos efetivos, o conteúdo abaixo exposto, no sentido de observarem os cuidados que devem ser seguidos durante um acompanhamento a veículo conduzido por suspeito ou meliante.

Igualmente, informo aos Senhores Comandantes de Unidades Operacionais que mecanismos de controle estão sendo desenvolvidos no sentindo de mensurar se as recomendações publicadas semanalmente estão sendo fielmente repassada a tropa.


Clique aqui para baixar o arquivo.


Nilton Régis Mascarenhas - Cel PM
Comandante Geral

4 comentários:

  1. Fico feliz em perceber que dessa vez o nosso manual de abordagem policial foi utlizado como fonte. Isso é muito importante a fim de que não ocorram entraves no processo de educação continuada.

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  2. Valter Menezes - Major PM20 de abril de 2010 15:30

    Muito bom texto. Sobre esse artigo, temos três bons exemplos aqui em Salvador, de como as áreas da CIPM’s melhoraram, baixando os números de assaltos feitos por motociclistas-marginais, depois que foram implantados os pelotões de motociclistas da PM. As 17ª CIPM/Uruguai., 23ª CIPM/T. Neves e 37ª CIPM/Liberdade. Como estamos recebendo motos novas para as Unidades, sugiro que seja feito um grande seminário para que seja criada doutrina, sobre essa aplicação, nas Unidades dos CPR. Pode ter certeza que os resultados serão bem melhores! O caminho, (Penso!) sao todas Unidades terem seus pelotoes de motociclistas PM!
    Ja ate escrevi sobre esse tema:
    http://aqueimaroupa.com.br/?p=3385

    Respeitosamente

    Valter Menezes - Maj PM
    Cmt. da Rondesp/ATL

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  3. Obrigado pelas informações comandante. Mesmo não sendo ainda um AL SD PM, estou matando minha ansiedade acompanhando diariamente este blog e devorando essas apostilas, que, com certeza, somadas com o curso de formação fará de mim um bom Policial Militar. "Feliz àquele que compartilha o que sabe e aprende o que ensina". Mais uma vez, obrigado e parabéns pelo blog.

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  4. Não sou do tipo que fica achando que o "jardim do vizinho é sempre mais bonito do que o nosso", mas gostaria de um dia que a minha polícia mudasse a doutrina e ao invés de realizar acompanhamento,sendo viável, realizásse-mos perseguições como a polícia dos EUA. Lá até autorização para colidir a Vtr no veículo perseguido eles tem, enquanto nós, se o motorista fizer poderá ser responsabilizado.
    Vejam e confiram esses vídeos do You tube:
    http://www.youtube.com/watch?v=mmwVh5TAxP8&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=0PHjmZvg6sk&feature=related

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