segunda-feira, 8 de março de 2010

O Emprego do Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) nas ações PM


Cap PM Arlindo Bastos de Miranda Neto
Cap PM Isnard Edson Sampaio de Almeida 


Salvador, assim como as grandes metrópoles em todo o País, apresenta um acelerado crescimento demográfico gerando assim, situações adversas, a exemplo dos desníveis sociais, da exclusão social, formação de bolsões de pobreza e sub-habitação em áreas precárias e periféricas da cidade, além do grave crescimento da violência e da criminalidade urbana.

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por sua vez, está inserida neste contexto social no qual as mudanças são rápidas e violentas, exigindo uma maior preparação e capacitação profissional além do emprego de técnicas e recursos de alto valor tecnológico que possam fazer frente, reprimindo a tecnologia de ponta utilizada pela criminalidade e atingir as metas e objetivos da força Policial Militar.

As diversas dificuldades enfrentadas pela PMBA, entre elas, a deficiência de recursos humanos e materiais, são reais. Entretanto, a busca incessante de estratégias e mecanismos para o cumprimento da missão constitucional, razão da existência desta Corporação, preservação e manutenção da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio, serve como base para a realização de estudos no sentido de viabilizar o cumprimento da missão proposta.

Neste cenário, o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) apresenta-se como uma possível estratégia de apoio operacional às atividades de policiamento ostensivo na PMBA, considerando que os estudos atualmente realizados já apontam para a reconhecida importância do VANT tanto para aplicações militares como para civis.

O combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado é feito constantemente pelas polícias em todo o território nacional e pode ter o VANT em apoio às ações de patrulhamento, investigação, dentre outras.
Diante do exposto, questiona-se: o emprego dos VANT no apoio operacional poderia contribuir nas ações e operações no policiamento ostensivo/velado executado pela Policia Militar da Bahia?

Consideram-se, ainda, como hipóteses de estudo para o emprego do VANT:

(a) A participação de empresas nacionais é importante, desde as fases iniciais do desenvolvimento do projeto;

(b) O Projeto VANT pode se constituir um programa de integração das organizações de ciência e tecnologia com a PMBA; e,

(c) A utilização de VANT em ações PM é uma tendência muito forte no contexto urbano atual.


A escolha desse tema justifica-se pela sua contemporaneidade, aliada a necessidade de sempre se refletir sobre o emprego de novas tecnologias na prevenção e repressão da criminalidade, aumentando assim a sensação de segurança da sociedade, conseqüentemente, contribuindo para a melhoria da imagem da Policia Militar, e para diminuição dos riscos a que estão submetidos os profissionais de segurança publica em operações de policiamento ostensivo, especialmente, no patrulhamento aéreo.

Clique aqui e para ler a monografia "A Análise do Emprego do Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) nas ações e operações PM, escrita pelos Capitães PM Arlindo Bastos de Miranda Neto e Isnard Edson Sampaio de Almeida.


*Os artigos publicados na Coluna "A Voz do PM" não refletem o posicionamento oficial da Polícia Militar da Bahia nos assuntos em questão. Se você for policial militar e desejar publicar seu texto nesta coluna, mande seu texto com nome, posto ou graduação, OPM e currículo resumido para dmt.midiasocial@pm.ba.gov.br

3 comentários:

  1. Sr. Comandante, até quando nós sub júdices de 2006 ficaremos sem respostas, estamos apenas aguardando uma data para nos matricularmos!

    ResponderExcluir
  2. Muito louvavel e muita eficacia.
    No MT (Estado não tão rico) em funcionario publico (Estadual) aposenta em 15 minutos, o INSS mesmo cambaleando com suas inumeras quilometricas filas, as vezes morrendo pessoas na propria fila, aposenta em 30 minutos.
    Na Bahia, um estado forte, riquissimo,(dez MT cabe com certesa em nossa Bahia, em todos os aspectos), Um funcionario Publico Estadual, é duramente e severamente castigado pelo tempo..
    O que falta?
    Solicitei minha reserva no inicio do ano passado, nunca fui preso e nem processado, não respondo qualquer que seja por problemas de natureza alguma.
    É triste e doloroso..

    ResponderExcluir
  3. OS comentários aqui do blog tem sido postados completamente em desacordo com o assunto, geralmente uma mesma repetição de cobranças ao Cmd geral (que possui outros canais para isso), então gostaria de pedir ao moderador que observasse isso e colocasse apenas aquilo pertinente ao assunto. Quem quiser reclamar que procure os canais corretos.

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner