terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Policiamento Montado no Carnaval de Salvador



A atuação da tropa montada, ao contrário do que se poderia imaginar, vem evoluindo com o passar dos anos, notadamente no emprego em grandes eventos, a exemplo do maior Carnaval de rua do mundo. Buscando acompanhar esta evolução o Esquadrão de Polícia Montada da Bahia inovou com a criação de Bases Avançadas de Policiamento Ostensivo Montado. Estas bases tem como principal finalidade deslocar animais e uma mínima infra-estrutura para locais mais próximos de eventos que necessitem de uma permanência da tropa montada acima de 72h, minimizando-se os riscos de acidentes no transporte dos solípedes, o gasto com combustível e desgaste das viaturas, maior desgaste dos animais e policiais, entre outros pontos positivos.

As Bases Avançadas são compostas de baias com 16m², rampa e estrumeira, depósito de forragem, atreladores, suporte para encilhamento, local destinado à higidez diária dos animais, sala de comando, sala de meios, banheiros masculino e feminino, estacionamento privativo para viaturas e estacionamento para a tropa.

No dia anterior ao início do evento os animais, encilhamento e forragem são deslocados para as bases. O material bélico é deslocado no dia do evento por questões de segurança. A partir do primeiro dia a Base terá um Oficial Comandante, cavalariças e guarda, além do responsável pela sala de meios e dos policiais que executarão o PO Montado.

O projeto piloto das Bases Avançadas foi lançado em 2008 quando o Major Valter Serpa, então Comandante do Esquadrão, teve a grande idéia de aproximar a Cavalaria do Carnaval de Salvador e evitar os desgastes elencados acima. A idéia teve o apoio do Comando do Policiamento Especializado, do Departamento de Apoio Logístico e do Comando Geral da Corporação. Em 2010, dando continuidade ao projeto, o Alto Comando da Corporação atendeu às solicitações do Esquadrão de Polícia Montada melhorando ainda mais as instalações físicas das Bases Avançadas, localizadas no Vale dos Barris e na Avenida Garibaldi, que atenderão os 13 postos de serviço durante a festa momesca.

As Cavalarias das Polícias Militares do Brasil agradecem ao Major Valter Serpa pela visão inovadora e ao Comando da Polícia Militar do Estado da Bahia por viabilizar a concretização deste projeto e por contribuir para que Sempre Haja Uma Cavalaria.


(O presente texto foi originalmente publicado no blog Policiamento Montado, e seu autor é o Capitão da PMBA Fabiano Viana, Pós-graduado em Equitação e Especializado em Policiamento Montado. Bacharel em Direito e Pós-graduado em Direitos Humanos e Cidadania).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner