domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mensagem do Governador: 185 anos da PMBA



Na honrosa condição de Comandante-em-chefe da gloriosa milícia de bravos, dirijo-me nesta data comemorativa aos jovens alunos dos Colégios da Polícia Militar, aos soldados em formação, aos praças e oficiais da ativa e da reserva; e muito especialmente às suas famílias. Nestes 185 anos de história, a Polícia Militar da Bahia tem se notabilizado como guardiã da sociedade. Sob a farda cáqui, cor símbolo da longa trajetória desta instituição, está a fibra de homens e mulheres capazes de atos e gestos heróicos em seu cotidiano para bem cumprir a sua nobre missão de garantir a paz e a tranqüilidade para uma terra que nasceu comprometida com os ideais de justiça, liberdade e solidariedade.

Vivemos uma quadra da história humana marcada pelas desigualdades sociais, que se aprofundaram ao longo de décadas. A violência que a todos preocupa, desde os moradores da mais longínqua comunidade interiorana até a grande metrópole, deriva, em grande medida, do inaceitável abismo entre ricos e pobres. Já avançamos muito na Bahia e no Brasil, mas ainda há muito por fazer, e isso nos custará longos anos até superarmos essa chaga brasileira. A Polícia Militar tem destacada missão a cumprir nessa longa e difícil marcha.

Se a desigualdade e a injustiça social, raízes mais profundas da violência, demandam tempo para sua superação, caberá a esta milícia de bravos a missão de assegurar a tranqüilidade necessária para que o trabalho de servidores públicos, de trabalhadores da iniciativa privada e dos empreendedores resulte numa Nação, no sentido mais pleno da palavra. Uma Nação que, como uma mãe zelosa, acolha cada recém nascido como promessa de uma boa nova. Uma Nação que oriente e forme seus jovens como faz um pai responsável e amoroso. Uma Nação que jamais desampare seus mais velhos, como faz, com dedicação, o filho bem criado.
Sei que estes sentimentos compõem a alma miliciana e nisso assento as minhas esperanças de que, juntos, haveremos de lograr êxito na missão. Cada um e cada uma de vocês, quando em serviço, representa o Estado responsável pela construção da Bahia e do Brasil que todos nós queremos. É uma grande responsabilidade e uma distinção que nos obriga a melhorar sempre em todos os procedimentos, especialmente nas situações de maior tensão.

Atento à demanda por segurança pública e compreendendo que o suprimento dessa demanda exige meios adequados, o Governo do Estado tem feito todo o possível para melhorar as condições operacionais da tropa. Seja no investimento na qualificação profissional, na recomposição do efetivo, na valorização da carreira de policial militar, ou reequipando as Unidades. E vamos continuar investindo na proporção em que nos permitam as condições reais do Orçamento do Estado.

Para manter a tranqüilidade enquanto transformamos a nossa difícil realidade social, devemos ter a Constituição Cidadã de 1988 como guia. Lá estão positivados todos os direitos e deveres dos filhos deste vasto Brasil. A democracia é o império da Lei, e a ela estamos todos comprometidos em juramento. O limite da autoridade, inclusive deste Comandante-em-chefe é a Lei. Respeitado este limite, cada um de nós deve fazer o que for necessário no cumprimento do dever.

No encontro de gerações de policiais militares que aqui se realiza, com certeza os mais velhos lembrarão de passagens gloriosas e também de acontecimentos dolorosos. Assim darão exemplos de bravura e dedicação à nobre carreira que abraçaram. É sob essa inspiração que desejo saudá-los neste dia.

Saudar e parabenizar os servidores públicos da Polícia Militar da Bahia, guardiões da caatinga, do cerrado, do sertão, litoral Norte, da Mata Atlântica e também da Região Metropolitana de Salvador. Saudar e parabenizar aqueles que dedicam suas vidas à proteção das nossas matas, dos nossos mananciais do precioso bem que é a água, à proteção do patrimônio maior ou menor que cada homem e cada mulher de bem alcançam pela via do trabalho honesto. Quero saudar e parabenizar os servidores encarregados de proteger sobretudo o nosso bem mais valioso: A VIDA!

Hoje é um dia especial. Hoje é dia de mais um aniversário de criação da Polícia Militar da Bahia. Com muito orgulho e alegria celebramos esta data junto aos amigos agraciados nesta oportunidade, e assim reiteramos o nosso compromisso de bem servir.

Parabéns Polícia Militar. Bahia berço do Brasil!

8 comentários:

  1. bom seria, que tudo isso dito pelo governador fosse reconhecido mesmo, em forma de salario dignos para nós policiais militares. diante de tanta responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA SENHOR GOVERNADOR MUITO CALOROSA ESSA SUA OMENAGEM AOS NOSSOS LEGITIMOS GUERREIROS DA BAHIA,MAS APROVEITANDO A A OPORTUNIDADE E CIENTE DE QUE O Srº RETORNARA AO BLOG PARA VERIFICAR AS RESPOSTAS A ESSA APROPRIADA SALDAÇÃO AOS PMs GOSTARIA DE PERGUNTAR A VOSSA SENHORIA:

    Estas informações foram retiradas do site www.portaldoservidor.ba.gov.br\calendario. Minha pergunta é muito clara, Sr. governador! o calendário informou que o governo iria realizar o concurso público para Agente Penitenciário neste ano e cumprio com o edital em vingência para o provimento de 80 vagas ao cargo e provavelmente em julho 200 vagas para Aluno Oficial da PM. Queremos saber do senhor como é que vai ficar com relação as 1.600 vagas para Soldado da PM previstas para este ano assim informado no calendário do site Portal do Servidor sendo que ainda existe um concurso com o período de validade vingente e sabendo que também existe uma quantidade de excedentes do Concurso da PM\BA 2008 aguardando mais uma provável chamada?

    ResponderExcluir
  3. só para aproveitar o tema PMBA, gostaria que alguem se manisfestasse em relação a nós excedentes do concurso de soldados 2008, pois já está se aproximando a validade do certame e nenhuma resposta nos foi dada, então peço em nome de todos os excedentes(os quais estão loucos para serem chamados)alguma resposta,pois não somos cachorros para serem tratados desta maneira, pois nem cachorro deve receber mal trato, sem contar que já se faz necessário aumentar o contigente, devido a diversos fatores tais como: eleição neste ano, copa daqui alguns anos, então por favor NOS DIGA ALGUMA COISA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde,
    Gostaria de saber se o concurso de 2008 será prorrogado por mais um ano?
    tendo em vista que temos a copa do mundo se aproximando e o efetivo policial está baixo.
    Aguardo resposta.
    Grato!

    ResponderExcluir
  5. então para que isso possa acontecer com exito é preciso que o senhor governador chame mais exedentes!

    ResponderExcluir
  6. sr. governador os excedentes do concurso da pm-ba 2009 esperam uma grande atitude do sr

    ResponderExcluir
  7. E o restante dos abilitados
    do concurso de 2008
    vai prorrogar o concurso?
    em relação as vagas q foram postadas no Portal do servidor sendo q seriam 1600?
    a 3ª chamada seria um numero maior de vagas?
    pois jah tive informações sobre muitas desistencias desde jah.

    todos esperam uma resposta do Sr. comandante
    q tanto nos ouviu
    nao vai nos abandonar agora!

    ResponderExcluir
  8. Mera retórica. Cumprindo obrigação protocolar do cargo. Na prática: salários aviltantes, quartéis em frangalhos, falta de equipamento, nenhum apoio e reconhecimento, só cobranças...

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner