quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A liderança nas ações policiais


Liderar servidores no campo da segurança pública é um tema que temos trazido constantemente à discussão. Algumas vezes são encontradas situações difíceis e muito delicadas, que fazem parte do universo segurança pública e merecem bastante cuidado, exemplo de um quadro de forte comoção em ocorrências que envolvem policiais militares.

É certo que o líder de um grupo de serviço, qualquer que seja a fração de tropa, deverá acompanhar e acercar-se de todas as informações e cuidados possíveis, adotando procedimentos necessários e verdadeiramente eficazes nas ocorrências, não se atendo, sob qualquer justificativa, às soluções desprovidas de razão, as quais se afastam dos propósitos de defender a ordem, a vida e a paz social. Mas também é certo que a legalidade deverá nortear não somente a conduta daquele que está no comando, mas de todos os policiais militares, independentemente do contexto.

As atitudes movidas por forte emoção não encontram respaldo, até porque a norma jurídica muito bem prescreve os procedimentos que devem ser adotados na atividade policial.

Mas é importante reiterar que cabe ao líder de uma tropa a tomada de decisões, cercando-se de cuidado com todos os detalhes, bem como a condução dos diversos procedimentos que envolvem quaisquer ocorrências, ou seja, em situações do serviço policial militar, é necessário e obrigatório o total envolvimento daquele que tem o dever de comandar outros policiais militares, com atitudes exclusivamente pautadas na legislação.


Nilton Régis Mascarenhas
Comandante Geral

10 comentários:

  1. Fiel é verdadeira são vossas palavras Comandante. Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Comandante ... em relação aos excedentes que entrarão no lugar dos desistentes... no meu caso, 2 pessoas não si matricularam na minha região (Ilhéus Rg4) e eu sou o 1º excedente da 3ª lista. Sabemos as desistencias geram vagas, portanto, o estado tem a obrigação de nos convocar e essas desistencias deveriam ter sido inificadas na 2 lista, fato que não aconteceu ... grato!

    ResponderExcluir
  3. Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
    Segundo Chiavenato, a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança:
    Traços da personalidade. Segundo esta teoria, já desacreditada, o líder possuiria características marcantes de personalidade que o qualificariam para a função.
    Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
    Situações de liderança. Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe
    Para Lacombe os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças a conhecimentos que o líder detém.
    Pois então, diante do contexto social que atravessamos, marcado por um maior nível de esclarecimento das pessoas, é urgente que aquele que exerça cargo de comando não usufrua somente do título, mas que seja de fato um líder democrático, revestido de legitimidade, carisma e conhecimentos. Assim, o desenvolvimento das atribuições daqueles que exercem cargo de comando ficariam bem mais fáceis e plenamente eficazes. As ordens
    emanadas aos subordinados seriam acatadas sem ojerizas, mas com comprometimento profissional. Lembremos, respeito não se impõe, adquire-se, através dos nossos atos e comportamentos.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhei em uma guarnição na Cidade de Candido Sales com um excelente comandante de Guarnição, várias apreensões e prisões. E quando menos esperamos, fomos surpreendidos da movimentação do Sd João Antonio para a Sede da Unidade pq ele não atendeu um pedido da Prefeita da Cidade para liberar um veiculo. Apesar do Cmt da 5ªCia PM saber e informar ao Cmt do Btl, Sr Ten Cel Lira todas as situações que vinham ocorrendo em Candido Sales mesmo assim ele retirou nosso colega da cidade!!! Sr. Cmt Geral pesso que reveja essa situação do colega, quem bem sabe toda as coisas que ocorrem é o Sub Tenente Erasmo que permanece na Cidade de Candido Sales 24 horas por dia... O Telefone do mesmo é 77-88229907. Reveja por favor...
    obrigado!

    ResponderExcluir
  5. É por acreditar em lideranças como o Senhor, que ouso replicar o comentário abaixo:
    Ao Sr. Comandante da Polícia Militar da Bahia,
    Gostaria de obter informações concretas sobre a convocação do pessoal do concurso de 2006 que constam em listas já enviadas ao Senhor, segundo informações do CRS. É por acreditarmos na PM que insistimos tanto em ingressar na briosa baiana, por isso acredito que em breve terei um retorno! Que Deus nos abençoe!!!

    ResponderExcluir
  6. queremos informação sobre as vagas q sugira em ano para soldado 1600.

    ResponderExcluir
  7. chama logo ate os 400 da região de conquista, pois meu IRMÃO foi morto por bandidos porque ele foi confundindo com um policial.. isso siguinifica que não tem um efetivo nescessario para esta região, pois vejo que so existe policiamento no centro da cidade.. tem que chamar mais pra tentar coibir este vandalos..







    chame ate os 400 porque assim realizarei um sonho que ele tinha que era o ingresso meu na corporação..
    muito obrigado comandante.
    um dia o senhor também ja foi candidato..
    PENSSE NISTO..

    ResponderExcluir
  8. E as .40 senhor comandante Geral?
    Vai mudar a portaria, ou vai matracar o soldado, verdadeiro policial em combate sem arma???

    Ou o senhor vai esperar dar dia 7 de abril e chegar aqui como quem nao sabe nada e dizer: "ta liberado" enh?? nao somos bobos, dia 7 fazeremos 2 anos, e consequentemente liberados a comprar, isso comprar, ´por que a pm mal da a fard quando formamos, até hoje cade as boinas??? tivemos que comprar, mas garanto que houve verba por que faz parte do uniforme

    ResponderExcluir
  9. Senhor comandante: veja bem, se o critério de convocação são as vagas existente, por que o senhor não convocou as vagas dos candidatos que pediram para sair, que não compareseram no dia para evetuar a matricula. Na minha conta são em torno de 25 vagas. então cade? sendo assim da margem para o candidato entrar com uma ação. Falo isso só na região 1 salvador.

    ResponderExcluir
  10. O companheiro Marcílio foi soberbamente feliz na sua explanação. Fez muito bem o dever de casa. Só quero acrescentar que na atual conjuntura da nossa briosa, a liderança, em especial no nível operacional, encontra-se desmotivada e, por que não dizer, despretigiada.Tenho notado que depois da extinção das graduações intermediárias o sargento, que era o "bicho caxias e nojento", digo o sargento "de academia", sem desmerecer os "especiais" tem matado um leão por dia para se impor pois agora todos são praças e volta e meia flagra-se o soldado esquecendo a hierarquia e tratando-o por você. Graçasa Deus que alguém foi iluminado e resgatou a honra da graduação com a volta dos cabos e subtenentes.Vale lembrar que o respeito é ao posto e nâo à persona. Isto sem falar na questão financeira, muitos soldados exercem fuñções de sargento e, merecidamente, recebem como sargentos, mas não são cobrados como sargentos.O sargento " de curso",(sou da turma de 92/CAS 2009)que foi " terceiro cão", amiúde, é maltratado e visto como problemático, não é valorizado pela sua experiência. Hoje tem que ouvir o soldado da "bolsa" dizer que ganha mais do que ele. É fácil exigir postura, pulso com a tropa e liderança, mas,lembrem-se com todo o amor e deicação que temos pela nossa PMBA precisamos de mais um pouco de atenção. Sinto orgulho de pertencer a esta instituição sesquicentenária, símbolo de heroísmo do nosso estado e ainda hei de vê-la tratar os seus abnegados filhos como eles merecem.

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner