domingo, 7 de fevereiro de 2010

Concurso CFOPM 2010


Respondendo ao questionamento dos interessados em ingressar no oficialato da PMBA, afirmo que haverá, certamente, Concurso Público para provimento de vagas no CFOPM em 2010. As provas serão realizadas provavelmente entre o final do primeiro semestre deste ano e o início do segundo. A empresa que realizará o certame ainda será definida. A quantidade de vagas também serão definidas após análise do Departamento de Pessoal.


Nilton Régis Mascarenhas
Comandante Geral

59 comentários:

  1. Obrigado pelo comunicado, todos estavam ansiando por uma informação oficial em relação a este concurso.

    ResponderExcluir
  2. Passei no 1º concurso, e sem razão plausível foi anulado, estou me sentindo derrotado, até hoje procuro entender o motivo que levou a anulação. O pouco que aprendi, enterder de leis, e o conhecimento do passar dos anos, estou bastante decepcionado, e espero em Deus e na justiça, que a decisão seja revogada, e aí sim, a justiça será feita!

    ResponderExcluir
  3. e quanto ao conteúdo que será cobrado? quando será divulgado?

    ResponderExcluir
  4. Senhor comandante se possivel gostariamos de saber quais seriam as provaveis disiplinas cobradas nesse CFOMBA 2010 pois nos auxiliaria e muito no progrma de estudos.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Os comentários sobre as disciplinas são plausíveis, tendo em vista que se for a Consultec, ela terá que divulgar a lista das obras para serem lidas pelos candidatos.
    Se definerem a empresa próximo à realização do certame, ficaremos prejudicados caso exista a cobrança das obras.
    Seria bom para nós sabermos o mais rápido possível qual será a empresa.
    Agradeçemos pelas informações e desejamos sucesso para o senhor

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado senhor Nilton Regis Mascarenhas pela noticia e preoculpação com os interesados no ingresso na corporação

    ResponderExcluir
  7. Sei por ouvir de membros da Polícia Militar que existe um Quadro na PMBA para pessoas que possuem nível superior de instrução, mas, que até hoje, nunca houve um concurso sequer para este Quadro (QCOPM)...Gostaria de saber se o Comandandante Geral tem previsão para concuro para este quadro ou se é apenas uma previsão legal utópica?

    ResponderExcluir
  8. srº comamdante,

    bom dia


    gostaria de saber como sera esta prova para o cfo 2010 , pois gostaria de salientar que ja estamos praticamente em março e ainda não foi divulgado nenhum assunto para que possamos nos preparar para o cfo, como fui informado que as provas serão em junho, ao meu ver estas provas teriam que ser no final do ano para que não se tenha uma queda na qualidade desta nobre instituiçao que é a academia .


    sds,

    ResponderExcluir
  9. Comandante

    Só queremos ao menos saber qual o conteudo programatico será cobrado para não ficarmos estudando sem foco.Por exemplo temos a duvida se espanhol e literatura continuará no programa.
    Por favor nos de uma posição mais concreta em torno do Cfo.

    Desde já agradeço a atenção!

    Robson

    ResponderExcluir
  10. Sr comandante

    Bom Dia

    Gostaria de saber se o candidato que pretende fazer o concurso publico "CFOPM" 2010, sera exigido o nivel superior? Muito obrigado pela atenção, parabens pelo lindo trabalho e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Comandante,

    É de conhecimento de todos que o CFO sempre teve início no 2º semestre de cada ano, e o CFO 2009 teve seu início no dia 18/01/2010. Devida a essa reorganização feita pela PM-BA ou pelo Estado, vários guerreiros ficaram de fora por causa da IDADE, evidentemente se o curso tivesse início como estava no conograma, em julho/2009 eles não teriam nenhum problema.
    Agora eles estão de fora do curso de formação de Oficiais por descaso do estado, já se sabe que eles tiveram a liminar deferida e até agora nada Sr. Comandante.
    É uma situação de muita frustação, pois eles se prepararam para conseguir o éxito no certame, e fizeram a prova amparados pelo cronograma, e olha que a matrícula tinha sido feita, se não me engano no dia 20/07/2009. Está bem claro no EDITAL sobre a matrícula. Certamente que o curso sempre iniciou no final de JULHO e início de AGOSTO.
    Por favor Sr. Comandante esclareca esse fato para todos que vêm sofrendo com essa angústia, principalmente os familiares, amigos etc.

    Por gentileza gostaria de uma explicação pela mudança do cronograma.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  12. Exmº Sr. Cmdt Geral,

    Solicito informações sobre o planejamento (se é que existe algum) para o QCOPM após a "reintegração" do quadro em 1998 e sua "incorporação" na Lei de Organização Básica (L.O.B.) de 2005. Temos que destacar a relevância deste quadro para a PMBA e para os PMs da Bahia (principalmente praças PM) pois consiste em uma das principais formas de ascensão profissional para Soldados e Sargentos possuidores de conhecimentos em áreas específicas e especializadas a serem utilizadas pela PMBA.

    ResponderExcluir
  13. Senhor Comandante, realmente precisamos de respostas à cerca do QCOPM, pois, como o Senhor sabe, este quadro existe desde 1997, tendo sido regulamentado no ano seguinte, mas, até hoje não tivemos um único concurso para este quadro.
    O que sabemos é que as vagas destinadas ao QCOPM estão sendo preenchidas por oficiais oriundos da Academia, o que, convenhamos, não deveria estar acontencendo.
    Além do mais, o concurso para este quadro está não só vinculado às vagas existentes, mas, sobretudo, à vontade do Comandante Geral da PMBA, pois, a própria lei prevê que a realização do referido concurso fica a critério do Comandante Geral.
    Gostaria de destacar aqui que nós, praças, precisamos de oportunidades de ascensão profissional, pois, temos qualificação, competência e capacidade tanto quanto têm aqueles que frequentam ou frequentaram a Academia.

    ResponderExcluir
  14. Sr. Comandante,

    Por gentileza gostaria da resposta sobre os candidatos barrados pela questão da IDADE no CFO/BA 2009, isso por causa de mudanças na data de convocação para o curso, porque isso aconteceu???? Já que o CFO tem um cronograma anual, se era para alterar, porque o EDITAL não saiu com as datas atuais???

    Por favor gostaria de explicações.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Comandante,

    Em ano anterior quando ocorreu de não ser realizado o concurso para provimento de vagas CFO/PM, houve um acordo e no seguinte ano as vagas foram dobradas. Gostaria de saber se seria o caso do Concurso que esta por vir agora em 2010.

    Desde já agradecida.

    ResponderExcluir
  16. Comandante por favor, extermine nossa ansiedade nos respondendo a cerca da previsão do edital p/ o próximo CFO. Sei q o senhor é um homem de grande responsabilidade e de pouco tempo, mas quando tiver uns minutos ociosos olhe p/ nós q sonhamos com o oficialato, e nos responda sobre a previsão do edital.
    Ano passado larguei meu curso na faculdade preste a m forma, p/ m dedicar exclusivamente ao certame e aconteceu aquele imprevisto q foi um golpe na minha vida e na de muitos outros q assim como eu abriram mão de outros objetivos buscando alcançar uma gloriosa aprovação no certame. A cada dia q passa e informações ñ são dadas somos torturados pela ansiedade e expectativa, é por esse motivo q venho humildemente pedir ao senhor q nós der informações sobre o edital q n seja a data concreta, mas pelo menos o mês, pois informações são motivações p/ nossos estudos já q estamos estudando no escuro.

    ResponderExcluir
  17. O conteúdo programático, bem como, as disciplinas a serem cobradas, já seriam a " luz no fim do túnel " que tanto almejamos avistar.

    ResponderExcluir
  18. Fico muito feliz ao saber desta notícia, pois estou me preparando para o certame há dois anos. Aproveitando a oportunidade, gostaria de solicitar do senhor, Comandante, o conteúdo programático do próximo CFOPM e também a empresa que organizará o mesmo. Precisamos de uma referência concreta para estudarmos. Saudações,
    Helder.

    ResponderExcluir
  19. Comandante, se me permite a colocação, já irá completar um mês desde a publicação desse post, e até agora não obtivemos uma resposta sequer aos nossos questionamentos, ou parte deles pelo menos. Peço encarecidamente, que o Sr. nos ajude a esclarecer pelo menos as dúvidas com relação ao conteúdo programático e as disciplinas que deverão ser cobradas no certame. Podemos nos utilizar do último edital divulgado pela UNEB - que em tese seria o do CFO - para continuarmos estudando?!


    Saudações

    ResponderExcluir
  20. Comandante

    Por favor nos responda sobre a empresa ou assuntos que serão cobrados no CFO 2010.
    estamos ansiosos por uma posição do Sr°

    obrigado

    ResponderExcluir
  21. E a falta de informações teima em persistir...

    ResponderExcluir
  22. Senhor Comandante da PMBA, gostaria que se possível os senhores, PMBA departamento de Pessoal, SAEB, Governo do Estado e PGE BA, nos dessem logo uma confirmação acerca do Concurso CFOPMBA 2010, pois já estamos praticamente na metade do mês de março e se o CFO for realmente no final de junho, o prazo para o lançamento do edital, abertura de inscrições e as provas,ficarão curtos então teríamos pouco tempo para nos preparar, haja vista não sabermos o conteúdo programático do certame, por isso peço-lhe pelo amor de Deus, divulgue ao menos o conteúdo que será cobrado no concurso para que nós os interessados em ingressar no Oficialato da PMBA, tenhamos certeza do que estudar. A empresa que irá realizar o certame é outra história, depende de licitação e tudo mais, mas adiante para nós o conteúdo programático.

    ResponderExcluir
  23. Comandante, tenha piedade desse homens q assim como eu pretendem entrar na briosa. Estamos ansiosos por noticiassobre o certame, faz u ano q larguei tudo p/ dedica exclusivamente a esse concurso e destino prego uma peça em m. Espero q o comandante tenha compaixão e se identifique com o meu apelo e de muitos outros colegas q estão ai acima pedido por informação

    ResponderExcluir
  24. Comandante, assim como meus colegas venho aqui pedir ao senhor para que nos dê maiores informações acerca do concurso do CFO-PMBA de 2010. Estamos em março e de acordo com o Sr. o certame seria na metade do ano. Gostaríamos apenas que Sr. se pronunciasse acerca do andamento dos preparativos do concurso, ou da prorrogação dele para o final do ano. Todos aguardam ansiosamente apenas uma notícia vinda diretamente do Comandante da PMBA.

    Agradeço pela atenção,

    ResponderExcluir
  25. comandante,
    quando sairá o edital do concurso para cfo ? o senhor disse que as provas ocorrerão entre o fim deste semestre e inicio do outro.não era pra já ter sido lançado o edital ?

    ResponderExcluir
  26. Comandante
    Tendo em vista que estamos nas proximidades do meio do ano, e ainda não ter sido definida a empresa organizadora bem como a publicação do edital e o seu respectivo conteúdo programático, não seria mais viável convocar os excedentes do último concurso e repensar com calma as modificações que serão adoradas nos próximos anos para o CFO? Com isso serão convocados aqueles que realmente fizeram um concurso bem preparados, pois tiveram mais tempo de estudo (pelo fato do edital ter sido publicado com antecedência) e ainda a comissão ganharia tempo para reestruturar o concurso.

    ResponderExcluir
  27. bom dia!!!

    senhor comandante gostaria que se possivél fossem pulblicados os conteúdos a serem cobrados pois temos muitas duvidas sobre isso muitas pessoas estão questionando a mesma pergunta a espera de uma resposta e até agora nada...
    desde já agradeço a compreenção.

    ResponderExcluir
  28. cel gostraia de saber quantas vagas terra para esse ano de 2010


    saudaçoes

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Comandante Geral, por favor adiante-nos o conteúdo programático do concurso CFOPM 2010, pois essa ansiedade e incerteza é torturante para todos os futuros candidatos ao Oficialato da PMBA. Se a PMBA ainda está escolhendo a empresa organizadora do concurso e a quantidade de vagas é outro caso, mais uma vez adiante esse as disciplinas que serão cobradas no certame.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  30. Na espera pelo edital tão aguardado

    ResponderExcluir
  31. Qualquer comentário seria válido comandante, queremos apenas ter apenas uma perspectiva de quando irá sair esse edital.

    ResponderExcluir
  32. Cel Regis, é verdade que o edita sairá em abril?

    ResponderExcluir
  33. Prezado comandante Mascarenhas, peço em nome de todos os candidatos que iram fazer o concurso para o CFO/PM,que divulgue ao menos os assuntos da prova,de preferencia o conteúdo da prova para oficial combatente (caso haja prova para oficial Bombeiro), pois o mais importante é sabermos o conteúdo programático e n a data provavel do certame.Se tornar angustiante(ver o tempo passar,e ter a incerteza sobre o conteúdo), oneroso(entrar em cursos preparatórios para ter uma assimilação melhor do assunto) e cansantivo(passar meses ou ate anos estudando assuntos longos e que para alguns a muito tempo não vistos),ter que estudar assuntos sem saber se ira cair de fato na prova.Reflita um pouco e pense o Senhor nessa situação, um jovem com um sonho ou ate mesmo uma pessoa beirando os 30anos que só pode dedicar aos estudos por volta dos quase 30( o civil so poderá fazer ate os 30 anos),ou ate um militar que esta procurando uma melhora de vida para sua familia e quem sabe fazer o mesmo caminho que o senhor de praça ate comandante.Essas pessoas que estão a 1 ou 2anos estudando sem expectativa do que ser cobrado ficariam prejudicadas, perante aqueles que iniciarem o estudo após a divulgação do edital.

    ResponderExcluir
  34. Comandante
    Tendo em vista que estamos nas proximidades do meio do ano, e ainda não ter sido definida a empresa organizadora bem como a publicação do edital e o seu respectivo conteúdo programático, não seria mais viável convocar os excedentes do último concurso e repensar com calma as modificações que serão adoradas nos próximos anos para o CFO? Com isso serão convocados aqueles que realmente fizeram um concurso bem preparados, pois tiveram mais tempo de estudo (pelo fato do edital ter sido publicado com antecedência) e ainda a comissão ganharia tempo para reestruturar o concurso.

    ResponderExcluir
  35. Olá.
    E o edital do concurso?

    ResponderExcluir
  36. Comandante, constato que há uma previsão acerca da data a ser realizado o processo seletivo do CFO-PM/BA, entretanto o meio do ano está se aproximando e ainda não temos qualquer outra informação sobre a organizadora, número de vagas, conteúdo programático, etc.
    Dessa forma, considerando a ansiedade dos candidatos, gentileza nos dar um novo posicionamento sobre o certame, se possível com novas informações.
    Certo de vossa compreensão, deixo votos da mais distinta consideração e apreço.

    ResponderExcluir
  37. Comandante,

    Venho por meio deste, solicitar-lhe esclarecimentos a cerca do certame e dizer
    que precisamos de respostas, da mesma maneira que o blog precisa manter uma interatividade
    mínima com os seus usuários. Caso contrário,
    a excelente ferramenta que nos foi colocada - democráticamente - a disposição perde muito
    de sua essência.


    Saudações

    ResponderExcluir
  38. Candidatos para o CFO estão sem notícias há tempos !!

    ResponderExcluir
  39. prezado sr. coronel Nilton Régis Mascarenhas.é com imenso respeito que venho através deste,expôr tanto a minha dúvida, quanto a dos diversos candidatos que aguardam ansiosamente a publicação do edital, tendo em vista que se a prova tem previsão de realização para o final do primeiro semestre como já foi citado pelo senhor,uma determinada demora ou adiantamento na divulgação dos assuntos,será suma importância para todos que assim como eu,se empenham ao máximo com objetivo de lograr aprovação e adentrar ao curso de formção de oficiais, tenham à disposição,uma realidade mais próxima, e não suposições, baseadas em achismos. desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  40. gostaria de saber, se já tem uma definição da empresa que vai realizar as provas? pois nosso estudo depende muito de saber qual empresa, pra com isso direcionar o metodo de estudo.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Comandante Geral da PmBa, Sr. Nilton Regis Mascarenhas, venho também através deste blog, solicitar ao mais alto posto desta Corporação, que minimize nossas aflições e ansiedades, divulgando esse bendito edital CFOPM-BA, no qual pretendemos orientar nossa rotina de estudos, sem especulações e/ou boatos e sim na certeza de uma publicação oficial...

    Certo da vossa compreensão.

    Um futuro cadete desta academia.

    ResponderExcluir
  42. olá comandante,peço-lhe que informe a todos nós que almejamos uma vaga no CFO esclarecimentos a cerca das matérias que serão cobradas nas provas e qual empresa realizará as provas ,pois estamos estudando no escuro como já foi citado em um dos comentários.Desde já agradeço se nos dê uma luz para continuarmos no caminho certo de estudos rumo a nosso grande sonho.

    ResponderExcluir
  43. comandante porfavor suplicamos noticias do edital

    ResponderExcluir
  44. Sr CMT alguma novidade sobre a prova?

    ResponderExcluir
  45. Tambem gostaria d obter informaçoes sobre o referido concurso

    ResponderExcluir
  46. comandante porfavor suplicamos noticias do edital

    ResponderExcluir
  47. Cel Mascarenhas, suplicamos encarecidamente por noticias sobre o dital do CFO, pelo menos o M~es q este vai sair

    ResponderExcluir
  48. senhor coronel mascarenhas suplico ao senhor uma resposta quando é que sairá o edital do cfo pm ba 2010?

    ResponderExcluir
  49. Comandante por favor dê alguma noticia sobre o EDITAL suplicamos

    ResponderExcluir
  50. comandante esperamos notícias do edital
    obrigado

    ResponderExcluir
  51. Cel. Mascarenhas venho encarecidamente pedir notícias sobre o edital...
    agradeço

    ResponderExcluir
  52. Sr Comandante
    gostaria que o senhor falasse algo sobre o edital, quando abrirá?
    desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  53. Comandante, o senhor pedo nos informar quando começará as inscrições para CFOPM?

    ResponderExcluir
  54. comandante atenda nosso pedidos e nos fale algo sobre o edital, por favor

    ResponderExcluir
  55. Não tem nada haver com o asunto em questão,mais como não sei como iniciar,então resolvi entra aqui mesmo para deixar meu comentario a respeito do alcoolismo entre os nossos Policiais Militares,acredito que todos deverião passar por avliação psicologica acho que inumeras esposas ,familiares de militares sofre com o alcoolismo ,depresçao ,entre outras coisas .Como pode pessoas assim cuidar de alguem se eles é que tem que ser cuidado.

    ResponderExcluir
  56. Saudações a todos , gostaria de saber se a CNH será exigida no ato da inscrição , se será exigida depois de aprovado ou somente no ingresso na APM ? Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  57. Comandante

    Existe a possibilidade de prorrogar as inscrições?

    ResponderExcluir
  58. Passei na 1ª fase do CFO PM Pará 2010, mas estou na dúvida se devo seguir para a segunda fase, uma vez que estou me dedicando muito ao CFO da Bahia (que, sem dúvida, possui uma melhor formação de oficiais além de dispor um melhor salário inicial). Bom, desejo a todos bons estudos e que vocês percebam que para passar em concurso como esse não é preciso ser um gênio, mas apenas ter dedicação ao estudo (e não ao tempo de estudo).

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner