sábado, 20 de fevereiro de 2010

As Apurações em Vitória da Conquista


Notícias recentes publicadas na grande mídia dão conta da ocorrência de homicídios e seqüestros na cidade de Vitória da Conquista, que, segundo tais publicações, se relacionam com o assassinato de um soldado PM daquela cidade (9º BPM). Faz-se importante afirmar que este Comando, tão logo tomou conhecimento de tais fatos e conjecturas, logo entrou em contato com o Coronel PM Ivo Silva Santos, do Comando Regional Sul, determinando que o mesmo se deslocasse àquele município para adotar as primeiras e urgentes medidas para apuração dos fatos.

Também fora designado o Tenente-coronel PM Jorge Ubirajara Pedreira, Comandante do 15º BPM-Itabuna, como encarregado de sindicância visando apurar a autoria(s) e a materialidade dos fatos noticiados. Frise-se que, no intuito de elevar o grau de isenção das investigações, este Comandante Geral recomendou ao Tenente-coronel Ubirajara a oficiar o Ministério Público do Estado da Bahia no sentido de apresentar um Promotor de Justiça para acompanhamento das apurações, o que foi feito, apesar do MP, por enquanto, não ter designado qualquer de seus membros para tal mister.

Os oficiais responsáveis pelas apurações estão orientados a realizá-las com o máximo de celeridade e transparência possível. A Polícia Militar da Bahia, instituição que zela pelos deveres constitucionais que lhe foram atribuídos, e ciente do seu dever de promover a cidadania e a defesa dos Direitos Humanos, não medirá esforços na busca da verdade e na promoção das medidas legais a quaisquer policiais que eventualmente trilhem caminhos diversos do que legalmente está disposto.

Para tanto, continuamos contando com a parceria das demais instituições públicas, notadamente o Ministério Público do Estado da Bahia, e, principalmente, com a confiança da sociedade baiana, que espera da Instituição imparcialidade e promoção da verdade e justiça.


Nilton Régis Mascarenhas
Comandante Geral

15 comentários:

  1. Interessante como as coisas se sucedeme não evoluem...Assistimos a pouco tempo aqui em Santo Antonio de jesus a participação de policiais militares em ações muito parecidas como estas que ocorreram em conquisat...pergunta cade a evolução da Pm? E a responsabilidade dos Comandantes? O atual de santo Antonio so sabe fazer serviço de locutor de radio...é um mero transmissor do que os policiais fazem no dia a dia de ocorrencias...Cade a policia cidadã que pregam? os melhores policiais daqui foram transferidos por perseguições de politicagem ou não iriam se propor a fazer o que o comandante queria...é comandante...não é mandando viaturas...ebuste como dizem...ações de competencia para salvar esta corporação do caos que se encontram é carente urgentemente...e se o interior esta assim imagine-se a capital...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Coronel pela sua atitude.
    Chega de violência.
    Coloque a P2 para trabalhar no caso.

    ResponderExcluir
  3. Dizem que ela existe pra proteger...

    ResponderExcluir
  4. concerteza anônimo, vc só deve ser ou p2 ou oficial querendo promoção.
    fala-se muito em punir nos rigores da Lei, no entanto o "jararaca" nem crime cometeu, só uma infraçãozinha penal não é?, ele só tem 17 aninhos.
    anjo q ja matou 10 pessoas.
    onde estava a promotoria publica quando ele matou a adolescente em um culto? onde estava a força tarefa q não viu ele cometer 10 homicídios decretar sua prisão?
    a bala q estoura a carne ou melhor, o crânio do colega, poderá estourar a meu tbm!!!
    a Lei de TALIÃO impera quando a impunidade é certa. Se este trabalho fosse feito não só na hora de se alavancar perante a mídia, mas também quando os criminosos praticam a ação, de certo não precisaria se criar força tarefa para buscar possíveis culpados DE " OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE".
    SEI QUE SE ALGUM POLICIAL FEZ ISSO, ESTA COMPLETAMENTE ERRADO. MAS QUEM NKA ERROU ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.
    agora queria q algém m respondesse uma pergunta?
    SE ALGÉM MATAR SEU IRMÃO EM SUA FRENTE O QUE VC FARIA?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que o Senhor comentasse também as atitudes tomadas em relação a morte do policial, qual o apoio dado a família e em que pé estão as investigações.

    ResponderExcluir
  6. a p2 tem que investigar é bandido,não pm.

    ResponderExcluir
  7. Estava lendo uam matéria sobre aquele rapaz, que carregou o garoto João Helio, o marginal assassino, que dilacerou o corpo do menino, o arrastando por kilometros. Disseram agora, qeu o governo brasileiro, vai mudar o nome dele e envia-lo para o exterior, para que ele possa ter a oportunidade de recomeçar a vida dele..

    entenderam ???


    bom.. gostaria de saber. se a família de Jõao Hélio, terá também a oportunidade de recomeçar..

    Resposta: NÂO

    sabem por que?

    joão Helio já morreu.. nao tem mais volta

    é isso ai Ministério Público

    Parabéns

    ResponderExcluir
  8. O pior de tudo é que existe vários oficiais que ganham das para comandar e na hora da merda ninguém estava no bpm. Cadê o cmt? cadê o subcmt? cadê o p3?
    tá na hora desse cmt pegar o seu chapéu e cair fora para não manipular a apuração que o tc apura de outro tc. Só nessa PM mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Gostaríamos de saber quais medidas foram tomadas em relação à família do PM morto!
    houve apoio à sua esposa ou filhos?
    Até agora não vimos nenhuma abordagem ou preocupação a respeito do policial, mas gente querendo proteger o pilantra que o matou, chove aos bolos!!

    ResponderExcluir
  10. Cuidado para não promover caça as bruxas Cmt,serenidade,não se empilhe, os promotores do MPBA aquela turma, só querem desmoralizar a PMBA, apurar é uma coisa, com imparcialidade. Enquanto os mortos não se sabe a relação com o MARGINAL MENOR DE IDADE, este sim, deveria estar é morto, pois é tido como de altissíma periculosidade e ceifou a vida do colega com um tiro na nuca. Espero que as providências sejam adotadas, com a mesma celeridade, para amparar a vida da vítima PM que no meu entender se sobrepõe as outras. E que não se sabe se foi algum PM ou PC quem matou ou a própria marginalidade com medo da investida da Polícia, naquela àrea. Enquanto esta conversa de P2 ela é para ser usada contra os marginais e não contra a PMBA.temos que acabar com este desvio e estigma.

    ResponderExcluir
  11. Matar o bandido que matou o PM é até aceitavel...mas quem garante que esses 14 teve algum envolvimento???
    Com certeza muitos inocentes tiveram sua vida ceifada nesse meio aí...por isso a P2 tem que entrar no caso.
    Eu não queria ser a mãe de uns desses 14 que tiveram a vida covardemente tirada e vai ver o bandido que matou o PM ta por ai tirando onda.

    P2 NELES Coronel.

    ResponderExcluir
  12. A ação de procurar responsavéis é correta, mas tenhamos cuidado para não cometer injustiças, pois como bem sabemos quando há repercursão sempre existe uma celeridade para apresentar um culpado. Exemplo disso é o caso do Ricardo que era funcionário de um circo em SSA e foi morto junto com um bandido, atribuiram o fato a dois PM´s que segundo soube houve até coletiva de imprensa para apresentar os PM´s, foi de uma celeridade incrível como chegaram nos PM´s, mas ao final os mesmos conseguiram provar a inocência, apresentando álibis que comprovavam que não estavam no dia e horário do fato.

    Muito cuidado nesta hora...

    Enquanto estão em busca de responsáveis dentro da PM, ainda não se tem certeza do bandido que matou o PM Márcio. Há suposições de que foram PM´s, mas tem que haver certezas. Pelo que acompanho na imprensa o crime tá tomando conta de Vitória da Conquista. Teve um mala que ligou para o serviço de emergência dizendo que qualquer veículo de Emergência que entrasse no bairro que iria meter "bala", entrou uma viatura do SAMU que tinha como motorista um SGT PM que levou um tiro no ombro, por pouco não o vitimou fatalmente.

    Kd as apurações? é institucional é?

    ResponderExcluir
  13. Estamos cansados de saber que nesse nosso país só quem tem valor e direitos humanos é a bandidaje.
    A policia tem que comer calado.
    Infelizmente isso é brasil...

    ResponderExcluir
  14. Respostas ao denunciante anônimo:
    1. No nosso Cmdº nenhum policial foi transferido, pelo contrário, muitos PMs retornaram à sua antiga unidade (14ºBPM);
    2. Não tenho conhecimento de nenhuma matança na nossa região com envolvimento de PMs;
    3. Quanto a viaturas, a minha parte já foi feita, enviando relatórios das nossas carências, ao escalão superior, resta aguardar a nova distribuição das novas viaturas;
    4. Ás 2ªs feiras, faço um relato de todas as ações Policiais militares ocorridas durante o final de semana, e às 6ªs faço o relato das ações da semana, em todas as emissoras da região. Isto é fazer Polícia cidadã.

    Um forte e respeitoso abraço,

    Oriosvaldo Inocencio Pereira - TC PM
    Cmt do 14º BPM

    ResponderExcluir
  15. Melhor um bandido morrer que cidadãos, não entendo porque as pessoas estão defendendo esses bandidos de Conquista. Ninguém saiu pra defender o policial que eles mataram. E o motorista da ambulancia... bandido bom é bandido morto...

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner