domingo, 24 de janeiro de 2010

PMBA difunde o uso da Pistola TASER


A Polícia Militar da Bahia está difundindo o uso da pistola TASER para seu efetivo. A Taser M26, modelo adquirido pela PMBA, é uma arma "não letal" que se enquadra na doutrina de uso progressivo da força, sendo, portanto, uma ferramenta que evita o disparo de armas de fogo em ocorrências em que tal procedimento não seja necessário. O equipamento funciona propelindo dardos eletrificados no alvo, que o neutralizam sem que tal descarga elétrica venha a causar danos à saúde humana, tampouco sequelas.

Unidades como a CIPE - Semi-Árido e o 13º Batalhão de Polícia Militar em Teixeira de Freitas, receberam curso de capacitação para 30 policiais cada. A ideia é que os habilitados possam propagar os conhecimentos adquiridos para os demais policiais da Organização Policial Militar.

Em março de 2009, o Grupo Tático da Companhia de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Choque, conseguiu evitar o suicidio do jovem de 27 anos, Edson Vagner da Silva, que com a utilização de uma faca, tentava o suicídio perfurando várias partes do seu corpo. O fato ocorreu em sua residência, no Condomínio Parque Campinas, em Guaraúma, situado no Bairro de Pirajá. Segundo testemunhas, o motivo da tentativa de suicídio estava relacionado a problemas de relacionamento pessoal.

Com o uso da Taser, a vítima foi imobilizada, momento em que os policiais militares da COE adentraram no local e conseguiram resgatar com vida Edson Vagner.

Como você vê a utilização de tecnologias não-letais pela PMBA? Deixe seu comentário!


(Adaptado do Site da PMBA)

5 comentários:

  1. Uma grande evolução, e um sinal de que a PMBA sinaliza positivamente quanto a adoção da doutrina do uso progressivo da força. Espero que o emprego desse tipo de armamento possa ser extendido a toda tropa.

    ResponderExcluir
  2. Eu participei do treinamento da pistola taser M26 e fui uma das cobaias para tomar o choque, efetuado atravéz de garras chamado jacaré, realmente tem sua eficiência, mas se torna muito inoperante quanto aos riscos de lesionar locais inadequado, tais como o rosto, pois o aparelho de mira vem defeituoso e temos que acertar grandes múscolos e fazer um grande arco voltaico para a sua eficiência.

    ResponderExcluir
  3. Interesante o a aplicação da pistola,principalmente no que diz respeito a uma cidade como Salvador e seu calendario festivo de rua.Com serteza diminuira muitos transtornos.É claro que essa aplicação tem que ser agregada a outras, aumento de contigente para os proximos inportantes eventos de nivel nacinal é um deles!!

    ResponderExcluir
  4. Apesar das críticas exarcebadas da mídia e jornais de grande circulação, a nossa PM caminha rumo a um policiamento mais qualificado e em conformidade com o que estabelece os regulamentos de proteção da figura humana.É óbvio e mais lucrativo para a imprensa divulgar a ínfima porcentagem de erros policiais em detrimento da maior parte positiva de suas ações. Por isso, não houve muita divulgação da capacitação dos policiais militares para a utilização da Taser.
    A PM vem se renovando a cada ano, com novos jovens ingressos na corporação e uma maneira mais aberta de diálogo, naquilo que diz respeito a comunicação entre superiores e subordinados.Estamos motivados a fim de contribuir por uma Polícia mais eficiente e qualificada. Desejamos que o carro-chefe rumo a um modelo de polícia que esteja atrelado aos moldes exigidos pelos órgãos internacionais(ONU, Pnud, CCEAL e PBUFAF),seja sempre a valorização dos princípios éticos,técnicos,morais e legais. Somente assim,construiremos um modelo de polícia que será referência no Brasil e no mundo.

    ResponderExcluir
  5. Qual a recomendação da PM no uso de um novo modelo de aparelho de choque recarregável vendido pela internet, utilizado para defesa pessoal? Pode ser usado pela polícia?
    Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135581175-aparelho-de-choque-recarregavel-seguranca-pessoal-_JM

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner