domingo, 25 de julho de 2010

Os Desvios de Conduta Policiais


Afirmo que, desde os meus tempos de Soldado, nunca participei de instrução na qual fosse proferido algum ensinamento impróprio ou que me conduzisse à pratica de conduta irregular. De igual forma, também posso asseverar que todos os processos de formação e aperfeiçoamento da PMBA, mesmo aqueles que exigem um rigoroso treinamento, são conduzidos de forma que os instrutores sempre buscaram os caminhos da técnica, da legalidade e da ética, a fim de que partíssemos para as ruas com o objetivo exclusivo de defender os cidadãos.

Na reflexão de hoje pretendo discutir, brevemente, os desvios de conduta de alguns pouquíssimos servidores que integram a nossa Corporação. É lamentável estar abordando esse tema, mas tais atitudes indevidas às vezes tiram o brilho ou podem até mesmo comprometer os bons e incontáveis trabalhos realizados por dezenas de milhares de homens e mulheres de bem.

A Polícia Militar da Bahia tem buscado, com responsabilidade e afinco, uma completa integração e interação com a comunidade, assumindo uma perspectiva puramente constitucionalista, e que, para tal mister, estabelece um sistema onde a norma jurídica se atrela aos princípios morais e ao profissionalismo, para formarem um único e verdadeiro corpo que chamamos de policial militar.

Contudo, alguns poucos, que conseguem dissimular (até certo tempo) os seus propósitos ilícitos, e que agem por conta de convicções indevidas, na maioria dos casos por prazer ou expectativas de ganhos fáceis, lançam-se aos desvios de conduta, ameaçando todo um trabalho construído ao longo do tempo com dedicação e seriedade.

Não estou aqui oferecendo juízo de valor prévio ou apressado sobre acusações dirigidas contra policial militar a exemplo do que notamos ocorrer em alguns veículos de comunicação social e outras fontes, mas, sobretudo, apontar que embora seja feito um grande esforço no sentido de conduzir todos os nossos servidores pelos caminhos da retidão, constata-se que uma pequeníssima e quase insignificante fração da tropa se desgarra do todo, causando grande prejuízo à nossa instituição e aos seus integrantes. E nesse caso, o servidor da segurança que se associa comprovadamente ao crime tem que ser posto à disposição da Justiça e até mesmo afastado da instituição, através do devido processo legal. A sociedade que não tiver clara esta verdade, digo, será corrupta e permissiva.

Entrementes, não vemos a disponibilidade de espaços nos jornais, blogs, tvs, rádios, entre outros meios para relatarmos milhares de ações diárias em prol da paz, da ordem, da vida e da proteção de outros bens, realizadas diariamente pela Polícia Militar, mas, seguramente, a imprensa tem sempre reservado os seus melhores espaços e horários para noticiar um único e suposto desvio de conduta praticado por um policial militar.

Por fim, esse pequeno comentário atende, a um só tempo, a dois propósitos: O primeiro de exaltar e elogiar o grande trabalho dos milhares de policias militares que estão nas ruas defendendo o cidadão com respeito, dignidade, justiça e humanidade, enfatizando, nesta oportunidade, que com essa vigilância ostensiva a Corporação mostra a sua presença e revela a autoridade do estado na proteção daqueles que querem viver dentro da lei e da ordem, mesmo que as incontáveis ações positivas efetivadas não estejam sendo noticiadas nos veículos de comunicação. E o segundo de dizer que na Polícia Militar da Bahia não há refúgio para a prática de posturas impróprias e ilícitas e que, ao comprovar-se pelos meios legítimos desvios de conduta, não faremos questão de proteger a quem quer que seja, até porque somos uma corporação voltada e comprometida com a total e irrestrita prática da lei.

Muito obrigado e até o próximo comentário!


Nilton Régis Mascarenhas - Cel PM
Comandante Geral

8 comentários:

  1. A felicidade do justos e o castigo dos ímpios
    BEM AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios,nem se detém no caminho dos pecadores,nem se assenta na roda dos escarnecedores.Antes tem o seu prazer na lei do Senhor,e na sua lei medita de dia e de noite.Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas,a qual dá o seu fruto na estação própria,e cuja folhas não caem,e tudo quanto fizer prosperará.Não são assim os ímpios,mas são como a moinha que o vento espalha.Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo nem os pecadores na congregação dos justos.Poque o Senhor conhece o caminho dos justos,mas o caminho dos ímpios perecerá.Salmo(01). Deus abençoe a todos nós, e com certeza homens e mulheres,que trabalham com equilíbrio, bom senso, amor, e espelhados pelo vosso digno comando, teremos o justo reconhecimento do Pai celestial e de toda a sociedade, parabéns a todos,abraços fraternal e muita saúde.

    ResponderExcluir
  2. Meu Comandante
    Venho aqui prestar o meu elogio, hoje na PMBA eu tenho o maior orgulho em ver um Comandante Geral que foi Soldado e que trata a todos como verdadeiros seres humanos, e não como subordinados.
    Venho aqui te enviar uma sugestão, vamos aumentar o nivel dos Policiais da Bahia, hoje temos uma grande quantidade de Policiais que estao fazendo Faculdade ou que já estão formados. Para os praças estas graduações estão sem valor e sem função. Para os Oficias serve como ponto na promoção.
    Então porque não criar um quadro para os policiais com nivel superior especialistas nas suas areas. Exemplo: Formados em Direito, trabalhar em Corregedorias, Defensorias e Assesoria Juridica das Companhias e Batalhões. Administradores trabalhar junto ao Comando das Unidades, e assim por diante.
    Certo que não concorreriam ao quadro de chegar até Coronel para não se comandar uma Unidade, mas que chegasse até Ten Cel na reserva.
    Vamos agora valorizar o Policial Militar.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS COMANDANTE PELAS SÁBIAS PALAVRAS. ESSA MINORIA QUE TANTO NOS PREJUDICA PRECISA SER DE FATO EMTREGUE AO CRIVO POPULAR PARA RESPONDER PELOS SEUS ATOS DANOSOS A NOSSA INSTITUIÇÃO. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR TAMBÉM AO SENHOR DOS MUITOS POLICIAIS MILITARES DO NOSSO ESTADO QUE LEVAM ANOS LUTANDO ¨SOZINHO¨ SEM APOIO JURIDICO DA PROPRIA POLICIA PARA PROVAR SUA INOCÊNCIA. ESPERO QUE ESTE COMONDO BUSQUE ALTERNATIVAS PARA DEFENDER OS BONS POLICIAIS.

    ResponderExcluir
  4. ola Sr. Mascarenhas, gostei do tema abordado pelo senhor, Entendo que é muito chato para o senhor abordar este tema, porém, todos nos temos em mente que é preciso ser abordado, principalmente no interno das corporações. Cobrando dos seus subordinados uma conduta correta e digna do cargo que eles exercem. Finalizo com os meus parabéns para o senhor.

    ResponderExcluir
  5. espero que estas palavras refrita na mente dqueles que pessam em muda de lado jose jorge silveira

    ResponderExcluir
  6. Senhor Comandante,
    De fato é preocupante que um uma minoria ainda persista em cometer desvios de conduta que comprometem, principalmente, a imagem da nossa Corporação; e é claro que medidas reparadoras devam ser adotadas. Ocorre que em alguns casos, a vontade de incriminar se sobrepõe ao dever de apurar o ocorrido com a imparcialidade que deve nortear toda e qualquer ação investigatória. No afã de satisfazer interesses pessoais, têm-se buscado macular a honra e a carreira de alguns companheiros de corporação; pré-julgando-os e os expondo ao escárnio da tropa de de parte da sociedade. Aprendi que devemos ser justos, e a justiça só é feita na sua essência, quando são ofertados todos os meios para que o acusado possa, de fato, rebater as acusações que lhe são impostas; sem olvidar que ao acusador cabe o ônus da prova.
    Parabenizo, no ensejo, Vossa Excelência pela iniciativa de abrir este espaço para discussão de temas tão relevantes para a nossa Istituição.

    ResponderExcluir
  7. Senhor comandante, na condição de policial militar e bem instruido nas questões disciplinares, venho por este curto espaço colocar a minha indignação quanto ao posicionamento que tem tomado alguns comandante das unidades da policia militar em serem claros ao dizerem que quartel não é local de se fazer política, mas é justamente ao contrário, no quartel cmte se forma o policial do dia dia da vida, é lá que devemos aprender também a boa polícitica, quero dizer que a postura de alguns comandados do sr tem sido de intransigência,será que eles esquecem que todos inclusive o comandante geral é escolhido por um ato político? será que terei que ter saudades da época de ACM, CÉSAR BORGES,PAULO SOUTO? nunca em outros governos passados tenho visto posturas anti-democráticas proibindo-nos de adentrar nas unidades e CIPM SIMPLESMENTE pelo fato da maioria terem seus candidatos ou por estarem frustrados ou revoltados com Sr? só me resta pensar isso em pleno século 21 , eu não penso entrar em uma unidade por que estou com a lepra ( candidato ) mas o capitão tadeu pode, por que ele é oficial ou por que ele é deputado? ou porque tem feito algum favor para esse pequeno grupo ? gostaria de vossa interferência, pois já chegaram a me falar que ném o governador entra no meu quartel ( mero sonhador ) é preciso que de fato faça valer a deomcrácia é preciso que alguns oficiais então hoje comandantes de alguma unidade ( na verdade são minoria ) entendam que a coisa mudou do ponto de vista social e político , nao aceito mais sr. cmte duas policias uma de praça e outra de oficiais, como deputado eleito tratarei a todos no mesmo nivel de igualdade, hoje temos vários policiais com alto nivel intelectual e não se pode mais termos dois pesos e duas medidas. Quando o justo governa o povo se alegra, mas quando o ímpio governa o povo geme. provérbios.
    atenciosamente, cabo tanuri, cad.221056-5, batalhão de guardas.candidato deputado federal.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Comandante gostaria de saber do Sr. sobre a previsão para o concurso de sgt na PMBA e que o Sr. também tirasse a nossa dúvida de quantos anos de praça é necessário pra fazer o certame?

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner