domingo, 6 de junho de 2010

O Uniforme Policial Militar


Caríssimos companheiros de farda!

Hoje venho tratar dum tema aparentemente trivial, muitas vezes tido como não prioritário, mas de suma importância para a atividade policial militar. Refiro-me à atenção que devemos dar ao uniforme utilizado em nosso dia-a-dia profissional, peça chave para a implementação do nosso mister constitucional: a manutenção da ordem pública.

É o uniforme que nos caracteriza como polícia ostensiva, fazendo com que os cidadãos baianos, nos quatro cantos do estado, reconheçam que o homem ou a mulher que enverga aquele traje tem a missão nobre de promover a paz social. O uniforme é um grande símbolo da Polícia Militar, devendo, por isso, ser respeitado e tratado conforme tal relevância.

Tomemos como exemplo o uso da cobertura, vez ou outra ignorado, em desconformidade com o que prevê nossa legislação, trazendo prejuízos para o próprio policial, pois além de seu caráter ostensivo, a cobertura tem o fundamental papel de despersonificar o agente da lei, que muitas vezes gera insatisfações no cumprimento do seu dever.

Em tempos de valorização da estética, onde qualquer simples estabelecimento se preocupa com o bem vestir e parecer dos seus funcionários, a Polícia Militar da Bahia não pode descuidar disso, aliando a boa aparência dos seus homens e mulheres com a funcionalidade dos seus equipamentos e uniformes – pensando nisso compomos uma comissão para rever nosso Regulamento de Uniformes (RUPM).

Quando pensarmos na importância do uniforme policial, estamos pensando em auto-estima profissional, técnica policial e na visão que o mundo tem da quase bicentenária milícia de bravos.


Nilton Régis Mascarenhas – Cel PM
Comandante Geral

55 comentários:

  1. Edvaldo Costa de Almeida6 de junho de 2010 às 19:50

    A Polícia Militar da Bahia, tem que criar uma maneira de distribuição de fardamentos dentro da própria corporação, para não perder o controle sobre este tipo de material, mesmo que o policial tenha que pagá-lo com o desconto em contra-cheque. Pois está horrível da maneira atual com fardamentos sem padrão nas cores. Abraços...

    ResponderExcluir
  2. A mudança do pano foi um grande avanço para a PM, mas o uso da cobertura, o mau exemplo começa pelos oficiais, que andam direto sem cobertura dentro das viaturas, que vão para o QCG sem cobertura, que passam nas guardas sem coberturas. Assim, as praças vão acompanhá-los no não uso da cobertura.

    ResponderExcluir
  3. vejo que na policia militar da bahia nao existe mais uniformidade. hoje temos uma policia com fardamento de todas as cores e formas. as vezes nem sei mais qual é o uniforme da policia.

    ResponderExcluir
  4. A questão do uniforme da PMBA, realmente precisa ser revista no que diz respeito a sua padronização e principalmente com relação a sua ostensividade que é uma caracterísitca exclusiva da PMBA. No interior do estado é fácil encontrar engraxates com o brasão da PMBA em sua caixas; encontra-se vigias com uniformes pretos com os dizeres: " OPERAÇÕES ESPECIAS" quando sequer são policiais, porteiros com uniformes idênticos aos usados pela PMBA; sabe-se de casos em que populares recorrem à vigias em ocorrências imaginando que o tal seja um policial militar, tudo isso contrariando o que diz o Estatuto dos Policias Miltares da Bahia em seu art.159 e principalmente o art.161 que proíbe expressamente tais atitudes

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que o "BRAÇAL" voltasse a fazer parte do uniforme pois, além de indicar a unidade do policial, ajudava para melhor apresentação ao uniforme.

    ResponderExcluir
  6. QUERO SE POSSÍVEL,CORTUNOS Guartela Tatical Dry 100% Impermeavel QUE SÃO CONFORTAVÉIS,COMBATEM A FORMAÇÃO DE ESPORÃO CALCÂNEO, HÉRNIA DISCAL, VARIZES E OUTRAS DOENÇAS OCUPACIONAIS DE QUE SOMOS EXPOSTOS, SR. CMT. PENSE NISSO. CUSTO BENEFÍCIO, OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  7. PEÇO AO COMANDANTE QUE NESTA REVISÃO DO RUPM NÃO ESQUEÇA DA NOSSA ESSENCIA MILITAR,NÃO TRANFORME NOSSA FARDA EM UM UNIFORME DE VIGILANÇIA OU GUARDA MUNICIPAL(com exeção da gm de salvador e de mata de são joão que pareçem mais militar que a nossa briosa)NÃO QUEREMOS O UNIFORME DO RAMBO,MAS NÃO QUEREMOS TAMBEM SERMOS EXPOSTOS AO RIDICULO OSTENTANDO UM UNIFOME "BIDUNGA" QUE EM NADA LEMBRA UMA FARDA MILITAR,deixemos de lado a mania que temos de viver tentando agradar aos outros e descontentando a nos mesmo,não vamos poermitir que sociologos,empresarios,e lideres comunitarios fiquem dando pitacos em que cor e como deve ser nosso uniforme!!!!espero bas noticias dessa reforma!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria também que voltasse o BRAÇAL sim, pois identifica a unidade e o pelotão a que pertençe o policial, e também que o marrom fosse mais escuro, pois essa cor não chama a atenção, um marrom bem mais escuro seria o ideal. abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Em 20 anos na Polícia nunca ví tanta Cor ! A PMBA está como um Arco irís no solo e no céu da Bahia. Viaturas azuis, viaturas caqui, Aeronaves azuis, Aeronaves caqui, Uniformes multi coloridos. Uma salada de frutas !

    ResponderExcluir
  10. Esteticamente falando essa nossa cobertura é rídicula ! Parece um estrume seco de boi na cabeça ! Não protege dos raios ultravioletas e a fragilidade do material é tanta, que qualquer pingo d"água ou amasso deixa esteticamente horrível !

    ResponderExcluir
  11. A cobertura não está sendo usada pelos PM'S que exercem atividades- fim. Porque é desconfortável, aperta a cabeça , não protege do sol e, é feia ! Imagine passar 24 horas de serviço com a cobertura suando e apertando a cabeça ! Os carecas que digam !

    ResponderExcluir
  12. faça uma pesquisa de satisfação na tropa sobre a cobertura atual, e, terá uma resposta ! è assim que as empresas modernas buscam a valorização profissional, consultando seus colaboradores para oferecer melhorias nas condições de trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Um marrom mais escuro seria o ideal mesmo, ainda mais com o rip stop acho que ficaria bonito pra PMBA, a cor atual parece um café com leite, um beje, meio feinho com certeza, a calça é mais escura e a camisa ou gandola clara, seria ideal uma só cor no uniforme um marrom tipo Rondesp da calça a camisa.

    ResponderExcluir
  14. O comando geral autoriza Xandy a vender o show dele, na farda de operações especiais da PMBA e agora quer traquejar a tropa é seu comandante?

    muito bem.. o senhor está correto, errado tá o praça que não sabe de impor.

    "se o boi tivesse coragem, cavalo nenhum botava ele pra correr"

    ResponderExcluir
  15. Senhor Comandante
    Se faz necessário sim uma reformulação, hoje cada policial veste o uniforme que quer sem padronização.
    Deveria se ter um controle de qualidade, por exemplo: todo uniforme seria confeccionado com HIPSTOP, camisa branca (convencional), camisa preta (CETO, PETO, CHOQUE, COE), camisa marron (especializada).
    Coturno preto acompanha camisa preta, marron camisa branca e marron.
    acessorios segue o padrão dos coturnos.
    Quanto a boina, já é claro que ela não protege nem chuva nem sol, um Boné confeccionado de lona.
    Os coturnos existem muitos no mercado, mas poucos são os aprovados, pois muitos causam esporões no calcanhar, que incomodam e muito, os melhores são os da Guartela Tatical.
    Como pagar? Ah o PM ganha no contra-cheque o fardamento, errado tudo que entra no contra-cheque entra no orçamento, e agora como não se pode mais tirar, adiciona no soldo e cria uma nova forma de pagamento só que entrando e saindo para a PMBA.

    ResponderExcluir
  16. Sr. Comandante,

    Gostaria que o Vsª Excl. voltasse os olhos para o futuro, e observasse a padronização da PM de São Paulo, fardas leves, devido ao calor, bonés e blusões para aquece-los no frio, e note-se que em todas as matérias de Tv do Datena e outras emissoras, jamais se flagra um policial, sem o boné. Jamais também se nota um cinto de guarnição diferente, todos são padrões. Mas volto e digo, nossa PMBA é na Bahia, muito calor, e seria muito bom, ter conforto para trabalhar, há quem queira suar, parecer um robô, e isto está desconfigurando a nossa polícia. Observe seu comandante o uniforme de São Paulo, e veja que lindo. Uniforme - todos iguais.

    muito boa noite Sr. Comandante
    Soldado Raso, ao seu comando

    ResponderExcluir
  17. concordo a farda da pmba é orrivel,essa cor marron com coturno e sinto de guarnição iguais,acho a cor azul petrólio ideal,mais bonita,mais visivel,porém discordo que a camisa fique por dentro das calças, ela sai pra fora toda hora.seria bom que o cmtgeral copiasse a do estado de goiás,tipo a das companhias de caatingas,camisa por fora das calças com o sinto de guarnição por cima da mesma, assim fica mais prática,contudo a cobertura ideal seria o boné,pois protege mais do sol.

    ResponderExcluir
  18. "Coroné", sou da turma de 2008, só recebi uma peça gigante, horrível, com os símbolo e bandeira nos lugares errados(quase saindo pela manga da canícula), um cinto de guarnição ridículo com um coldre estilo pastelão e uma boina NO-ÁGUA!!

    Fui para o BPChq e até hj(+1,5 ano) não recebi nenhuma peça de fardamento, tendo que adquirir através da LEME e do meu bolso.

    Ao invés de ficar olhando a boina do PM, tente UNIFORMIZAR sua "puliça" desmoralizada estéticamente e moralmente.

    Pq a farda da GM é semelhante a do Choque e o Sr. Coroné Cmt Geral não toma uma providência??

    Sei não viu!!

    SD PM Doido!

    ResponderExcluir
  19. Deve ser feito uma licitação para direito de produzir o uniforme PM para que apenas uma empresa produza o fardamento, ai concerteza haverá padronização. Em SC existe uma empresa estatal que é responavel por toda a produção de uniformes das entidades estaduais.
    Outra situação é a ostensividade representada pelo uniforme marrom caqui( que já está a beira do branco).

    ResponderExcluir
  20. Choque uma farda, Ceto outra farda, especializadas outra farda, ordinário outra farda,Peot outra farda, cavalaria outra farda, rodoviária outra farda, rondesp outra farda,coppa outra farda,, quantas fardas são mesmo?e todos são da PMBA, deveria ser diferente só a da policia rodoviaria coppa e especializadas, ta um mangue senhor Cmt Geral, bota um marrom escuro ou volta o azul petróleo e pronto.

    ResponderExcluir
  21. É verdade se o polícia der dois pulos os brasões caem da farda, um verdadeiro desamor ao fardamento essa que deram foram feita com mal vontade. a PM Ba coitada.

    ResponderExcluir
  22. Precisamos uniformizar é a capacidade dos nossos coronéis. Somos diariamente vilipendiados em nossos direitos pelo governo de plantão e os nossos "prazo de validade vencida" nada fazem, nada dizem. O escárnio com a PMBA é uma psicose sádica dos petistas. Eles estão nos destruindo....

    ResponderExcluir
  23. são verdadeiras as palavras dos nobres colegas quando dizem q está verdadeiramente uma micelânia de fardamentos na PMBA!!!SEM CONTAR QUE
    esses dias passei por representantes da schincariol e prestei-LHE continencia, passei pelo guarda municipal e tomei posição de sentido.
    mais imagine aí viatura azul com farda café com leite!!!num cola né!
    ah a LEME, vende um conjunto de calça e camisa em rip stop por 150,00. daí pAra naum nos dar uma trombose teremos q pagar 380,00 por um coturno guartelá PAREM E façaM as contas porq o goveno diz, a gente paga no contra-cheque.....
    PIADA, CONTO DE CHAPÉUZINHO VERMELHO!!!!!!!!
    e agora dizem que se preocupam com a nossa estética???? tirem suas conclusões.

    ResponderExcluir
  24. Sr. Comandante, este Coturno é horrível, para dirigir, correr quando necessário, pilotar motos, ele é inflexível, as vezes não da nem vontade de sair do lugar.Emfim: é RIDICULO ESTE COTURNO!Sem falar na maldita boina q não proteje nada, prefiro o velho Boné.Saudações milicianas

    ResponderExcluir
  25. Senhor comandante
    A policia militar nos ultimos anos perdeu completamente a sua referencia no que se diz respeito a fardamemto. Nos dias atuais são fardas de todas a cores, coberturas idem e fica dificial para a população saber realmete quem é um policial de verdade em nosso estado que dira o pobre do turista ou seja não identificamos mais o nosso policial militar atraves do seu fardamento e em virtude disso peço a senhor agilidade na escolha de um novo padrão de uniformes para que possamos nos sentir mais seguro qundo andamos na rua e avistamos um policial militar devidamente fardado e identificado

    ResponderExcluir
  26. Coronel mascarenhas gostaria que voltasse o uso do Braçal no fardamento da PM e que fosse extinto o coturno atraves de uma substituição do mesmo por uma botina mais confortavel e apresentavel.

    ResponderExcluir
  27. já que se fala tanto em fardamento a pergunta é, a PMBA vai dar o 1º fardamento aos alunos do CFSd ou eles terão que comprar? Pois devido ao atraso na entrega assim prometida e a vinda do estagio muitos tiveram que comprar devido a falta de entrega do CEFAP.

    ResponderExcluir
  28. O que afasta o PM da sociedade, as vezes é a truculência e não o tipo ou cor de uniforme, acredito que mesmo com um uniforme bem "light" e de caracterísitcas desmilitarizadas mas com violência gratuita a população não vai se aproximar da polícia, isso sem falar que não é soment a PMBA que precisa mudar mas a SOCIEDADE EM GERAL também. Comerciantes medrosos, vizinhos coniventes e transeuntes que não tem ao menos a coragem de pegar em um telefone público para fazer uma denúncia anônima para ajudar na captura de algum criminoso. A sociedade tem que deixar de ser covarde! Omissa! e não viver somente dizendo que a PM é que está errada, até por que sabe-se que a maioria dos profissioanis são excelentes pessoas comprometidas com suas atividades.A mudança do uniforme É IMPORTANTE, mas temos coisas maiores ainda pra resolver como: treinamento regular, tiro policial pelo menos 2 vezes ao ano com os custos bancados pela secretaria de segurança pública, entre outros.
    Minha sugestão é que o uniforme seja padronizado e a tropa seja treinada.

    ResponderExcluir
  29. A boina é realmente desconfortável, não protege a face do policial quando exposto ao sol, quem trabalha em serviço ostensivo sofre demais com essa parte do fardamento. O gorro de pala "boné" com alguma ventilação na parte superior seria mesmo o ideal. A idéia de consultar a tropa com certeza é essencial, precisamos participar do que nos diz respeito, o serviço de Relações Públicas da PM deixa a desejar quando o assunto é o público ou cliente interno.

    ResponderExcluir
  30. um fardamento da cor de bufa,pois ninguém sabe se é polícia ou guarda ,pagam um coturno que nem palmilha tem,é um lixo.senhores cmts procurem dar melhores condições de trabalho para seus subordinados,além disso procurem mudar esse fardamento para que a população possa visualiza-los melhor,coloquem um marron mais escuro com apetrechos e coturnos preto ou retornem o azul petrolio.

    ResponderExcluir
  31. realmente a pm tem o dever de mudar o fardamento pq toda vez q a pm bota um fardamento novo no proximo mes as empresas de vigilancia estão usando tnb da mesma cor vigilante de carro forte vigilante de empresas particulares e agora guardas municipais isto é um afronto a pm da bahia tem q proibir estas empresas a usar fardas semelhantes a pm da bahia

    ResponderExcluir
  32. Olá Senhor Comandante,
    De uma coisa tenho certeza, quando Vossa Excelência encerrar a missão que vos foi confiada na condução do presente e na projeção do futuro da nossa briosa PMBA, esta tropa sentirá saudades. Digo isso, sem bajulação ou puxa-saquismo, mas com a consciência que nestes vinte anos de serviços prestados, este policial não encontrou um Comandante-Geral que, mesmo com as limitações impostas pelo cargo que ora ocupa,tenha se preocupado menos em fazer política e mais em dar o exemplo de um gestor com uma visão administrativa de vanguarda, na questão do trato com a pessoa do policial-militar, no tocante ao preparo da sua tropa para a prestação de um bom serviço à sociedade. Tenho certeza que o Senhor têm envidado o melhor dos seus esforços, até mesmo com o comprometimento da saúde, para dar as seus comandados condições razoáveis de trabalho, ainda que amiúde tenha que remar contra muitas marés que se levantam no vosso caminho. Vou continuar acreditando neste Comando e torcendo para que todas ações implementadas alcancem a meta maior que é uma polícia militar digna e justa, e como diz a nossa canção: " Altaneira na fé e no ideal".
    Que o Nosso Deus Criador e Sustentador de Todas as Coisas continue vos concedendo Paz, Saúde e Coragem para combater este bom combate até o fim e guardar a vossa fé.
    Deus o abençoe, sempre.

    ResponderExcluir
  33. Fala Alguma coisa Senhor CMT Geral sobre o assunto da farda e dos comentários por favor, kd a acessória do senhor?

    ResponderExcluir
  34. Esta oportunidade de falar a cerca do uniforme é ímpar, gostaria que o nosso uniforme voltasse a ser escuro como antes e assim voltar a empolgar na hora do uso. Uma simples mudança de uniforme interfere diretamente na segurança pública. A nossa farda era mais ostensiva.
    Um policial era visto à distância,
    era mais preventivo,
    causava mais impacto,
    era mais ostensivo,
    causava mais respeito,
    era mais bonita,
    dava a sensação de maior quantidade numérica.
    Uma mudança acertada em nossa farda seria bom para a PM e para a sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  35. é inadimissivel o Bombeiro usar a mesma farda da policia, vamos criar um uniforme diferenciado, pois a funçao e descompativel com a farda da policia.

    ResponderExcluir
  36. Se o tipo, característica ou a cor do uniforme determinassem a aproximação ou o distanciamento do PM com a sociedade,sendo esse um dos motivos pelo qual a farda deixou de ser AZUL PETRÓLEO, então os companheiros que fazem o patrulhamento em bicicletas ( cujo uniforme é bem "comunitário" e sem características repressivas)teriam a cooperação da comunidade na hora de adquirir informações sobre alguma ocorrência de crime, no entanto não é isso que ocorre e sim a OMISSÃO DA SOCIEDADE, que não ajuda a si mesmae nem aos policiais que atendem as ocorrências . O modelo de uniforme será decidido por quem de direito, mas que fique claro...quem conheçe o melhor modelo, tipo , tecido e cor são os praças das atividade operacionais!E eu como praça não considero que o tipo ou cor da minha farda, determine minha RELAÇÃO COM A SOCIEDADE BAIANA.

    ResponderExcluir
  37. Olá Comandante,

    Estamos aguardando com ansiedade o post sobre a manutenção da CT e MT 40.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  38. PASSEI EM FRENTE AO EDÍFICIO , NA PRAÇA NOSSA SENHORA DA LUZ, PITUBA, DEFRONTE A VIDEO HOBBY, PRESTEI CONTINÊNCIA PENSANDO QUE O TAL CIDADÃO FOSSE UM PM, DEVIDO AS CORES MUITO PARECIDAS COM AS DA PMBA, AS EMPRESAS DE SEGURANÇAS QUE SE SABE SÃO DE DELEGADOS E CERTOS "OFICIAIS" QUE USAM LARANJAS COMO PROPRIETÁRIOS ESTES TEM QUE SER PRESOS , POIS É UMA AFRONTA AS INSTITUIÇÕES USAR O NOME DAS CORPORAÇÕES PARA VENDER SEGURANÇA E COLOCAR FUNCIONÁRIOS COM UNIFORMES ASSEMELHADOS COM A PMBA. UM ABSURDO, O MP DA BAHIA TEM INVESTIGAR.

    ResponderExcluir
  39. durante o carnaval os pm sofrem com o calor deveria ser uzada camisa branca com patrocinador do evento sendo 2 ou3 camisas por pm ficaria mas atraente para a populaçao

    ResponderExcluir
  40. O Blog é uma ótima iniciativa, mas está faltando interatividade. Não temos nenhum comentário do Cmt Geral sobre o que é postado; pelo menos para as intervenções sensatas, que mereçam um comentário da PMBA.

    ResponderExcluir
  41. Fico muito contente com a noticia de uma revisao no RUPM. Muitos outros ja comentaram acima acerca do grande numero de uniformes que a Polícia possuie e que os policiais inventam. Essa situação me deixa muito incomodado, quando vejo na televisao um aoperação policial onde o uniforme de um policial é diferente do outro, nao em virtude da atividade, mas em razao de "invencionices" destes policiais estilistas. E o pior é que isso ocorre tamebm nas nomeclaturas das sessoes e pelotoes e companhias. Outro dia fui até o quartel dos Barrise quando estava saindo, chegava uma viatura de uma CIPM da qual que nao me recordo, e quando o policial desembarca da viatura, vejo escrito no colete a sigla "RONTES". Aquilo me deixou ate hoje intrigado com o significado, até o policial que estava comigo me questionou sobre o significado daquela sigla e retornei pra o interior sem saber do que se trata. Temos que repensar os rumos da policia militar que cada dia que passa me parece mais desigual e desuniforme. Como sugestao ao novo RUPM, proponho a utilização do gorro de pala (bone) para o serviço operacional, o que roporciona maior conforto e proteção às intemperies (sol e chuva), o que nao é proporcionado pela boina. Ah, e quem souber o que significa RONTES por favor posta um comentario. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  42. Como o nome já diz: UNIFORME (uma mesma forma). O uniforme da PM da bahia, com sua cor e regulamento proprio, torna-se inviável na continuidade de fornecimento das suas mais variadas peças, ou por limitação de algumas fabricas no seu fornecimento, ou por limitação do proprio estado em dar fluidez no seu fornecimento a tropa. Hoje, a Polícia Militar da Bahia, é uma tropa de farrapos. Só se dá atenção às Unidades Especializadas e a auto-estima do PM das CIPMs é influenciada por isso. Uma boa política de baratear o custo do fornecimento de uniformes, seria a adoção de um outro regulamento de uniformes e o atrelamento da licitação do Estado da Bahia, ao da maior PM brasileira, a PM de São Paulo, Seguir o regulamento de uniformes e sua licitação, o da PM de São Paulo. Nunca mudou e se encontra peças com facilidade. Parabens à PM do Rio Grande do Norte que sabiamente o adotou.

    ResponderExcluir
  43. comandante acho que nao seria pedir demais se sr perguntase a tropa operacional o que seria ideal para trabalharmos pois somos nos que estamos dia a dia nas ruas tomando sol e chuva nao estou reclamando mas nao existe pessoas mais qulificadas do que nos um vou dar um exemplo de desperdicio de dinheiro publico compras de viatura como por ex.fiat idea,eco sport,carros caros e fracos nas grandes empresas europeias e norte americanas existe uma votacao do que e bom para os funcionarios e se e bom para funcionario esera bom pra empresa .

    ResponderExcluir
  44. comandante nao seria melhor se no lugar desas viaturas blazers fossem compradas rangers pelo fato de ser mais resistentes e oleo diesel e bem mais barato.

    ResponderExcluir
  45. kd o cmt geral que não responde as indagações de seus subordinados....

    esse blog não foi feito pra isso ?!?!?!

    ResponderExcluir
  46. comandante o senhor não acha que ta na hora de se pronunciar e adiantar o que já é certo mudar no uniforme da pmba.consultar a tropa seria bom,porém vou dar algumas sugestões:a camisa por cima da calça seria uma boa,visto que como é atualmente a camisa por dentro dar muito trabalho,sai toda hora da calça.a cor azul petróleo daria mais vizibilidade ao cidadão,porém se a que está continuar poderia colocar um marron mais escuro com a camisa por fora da calça,camisa de manga comprida,com apetrechos preto e a cobertura um boné pra proteger mais do sol.

    ResponderExcluir
  47. senhor cmt vi um colega prestar continência a um guarda da sucan,pois o mesmo não conhecia o rapaz que estava na unidade prestando serviço e se confundiu vindo a prestar continência ao mesmo.alguma mudança realmente tem que ser feita nesse fardamento,principalmente nessa cor que parece ser mais de guarda.

    ResponderExcluir
  48. Sr. Comandante Geral,
    Parabenizo a V.Sª em propor uma reformularão do nosso RUPM para dar uma maior padronização ao nosso uniforme! Vejo que no serviço operacional existe tanta farda diferente que até parece um mosaico. Cada unidade tem padrões diferentes e fica até difícil identificar se o uniforme é mesmo da Polícia Militar! Além disso, são também são mal distribuídas para a tropa em que uns recebem e outros não, números grandes e pequenos demais e sem opção de troca! A qualidade também está muito a desejar e eu mesmo já passei um vexame com uma farda que descosturou no serviço!
    Padronização e distribuição justa dos uniformes para toda a tropa é a minha opinião para a V.Sª!
    Deus o abençõe na sua nobre jornada!

    ResponderExcluir
  49. Sr. Comandante Geral,
    Parabenizo a V.Sª em propor uma reformularão do nosso RUPM para dar uma maior padronização ao nosso uniforme! Vejo que no serviço operacional existe tanta farda diferente que até parece um mosaico. Cada unidade tem padrões diferentes e fica até difícil identificar se o uniforme é mesmo da Polícia Militar! Além disso, são também são mal distribuídas para a tropa em que uns recebem e outros não, números grandes e pequenos demais e sem opção de troca! A qualidade também está muito a desejar e eu mesmo já passei um vexame com uma farda que descosturou no serviço!
    Padronização e distribuição justa dos uniformes para toda a tropa é a minha opinião para a V.Sª!
    Deus o abençõe na sua nobre jornada!
    Respeitosamente,
    Marivaldo Alves - Sgt PM

    ResponderExcluir
  50. Realmente este uniforme não está uniforme,gostaria que a policia Militar utilisace a cor marron escuro em toda pmba,incluzive nas especialisadas exceto achoque para não ficar essa mistua que está hoge.

    ResponderExcluir
  51. Realmente é de grande valor a preocupação do comando geral com o uniforme da nossa valiosa Policia Militar da Bahia.
    É simplesmente horrivel uma policia onde não se consegue distinguir qual é o uniforme que identifica os policiais, visto que na bahia vemos uma multiplicidade de estilos de roupas, parece até várias policias em uma só, sem falar que esse uniforme que ora usam é simplesmente ridiculo, feio etc. A boina parece mais estrume de vaca juntamente com calças e camisas de cores despadronizadas e sem falar nas viaturas que agora são azul e branco, ou seja completamente mau apresentados e descaracterizados.
    Sabemos que em qualquer ocorrencia o que chega primeiro é a farda, é ela que identifica o agente de segurança e o identifica como tal. Não tenho sugestão de uma nova farda, mas a que está ai não pode continuar, disso tenho certeza. Um abraço

    ResponderExcluir
  52. Sinceramente, acho esse uniforme operacional muito desconfortável, pelo fato de ser usado por dentro da calça, muitas vezes chega até a machucar a perna e quadril, por conta do peso dos acessórios. Uma outra situação relevante é a questão do uso de agasalhos no tempo frio, pois cada um usa de uma cor e modelo e além disso ao trabalharmos expostos à chuva não temos uma proteção, diga-se capa de chuva adequada para ser utilizada durante o serviço. Muitos policiais adoecem no tempo frio justamente por não estarem vestidos adequadamente às situações climáticas. Deixo aqui minha contribuição. Grata

    ResponderExcluir
  53. Olá senhor comandante gostaria que ao mudar o RUPM os senhores observem:

    - cor da gandola ( escolher uma cor mais escura de preferencia a mesma da calça, suja menos pois um pm com farda suja é horrivel).

    - material da gandola ( observar os locais que são quentes e procurar um material ou modelo adequado, em locais frios tambem desenvolver casacos para o serviço noturno exemplo PM-SP)

    - cobertura ( incomoda muito essa boina alem de atrapalhar e não proteger de nada OBSERVAÇÃO: COBERTURA É SÓ ESTETICA TANTO FAZ TER COMO NÃO TER, SER PUNIDO POR NÃO ESTAR COM ELA ISSO SIM É UM ATRASO NA PM, COMO É QUE UM AGENTE DA LEI É PUNIDO POR ESTAR SEM BOINA ISSO É UM ERRO! ISSO É UM CRIME TÃO GRAVE ASSIM! ENTÃO QUASE TODO OFICIAL DEVERIA SER PUNIDO, TODOS TEMOS QUE DAR O EXEMPLO VAMOS NOS PREOCUPAR COM O SERVIÇO POLICIAL E DEIXAR ERROS NO REGULAMENTO PRA LÁ)

    ResponderExcluir
  54. Sr. Coronel,

    Um dos grandes entraves para que possamos fazer cumprir o quanto prescrito no RUPM é o burocratismo dos processos administrativos. Muitas vezes, a certeza da impunidade faz com que alguns policiais,do Aluno soldado ao Oficial mais antingo, não respeitem o contido no RUPM.
    Acredito que o primeiro passo para a reuniformização da nossa polícia é a restruturação da lei 7.990 e o respeito do nosso efetivo às leis e os regulamentos, pois, afinal, somos militares.
    Aberta a oportunidade, sugiro a V.Sª que antes da publicação de determinados comentários nesse blog, seja feita uma análise de conteúdo.
    Acredito que uma insatisfação não seja um motivo justificador para a indisciplina ou a falta de respeito.

    Respeitosamente,

    ResponderExcluir
  55. NOSSAS PROMOÇOES PARA CABO E SGT EM OUTROS ESTADOS O TEMPO DE SERVIÇO E DA PROMOÇÃO É SEGIDO A RISCA

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner