quarta-feira, 26 de maio de 2010

A importância da atividade religiosa para os policiais militares.


Nesses quase dois anos no Comando-Geral tenho reunido, em um ambiente de muita satisfação e harmonia, com líderes e praticantes das diversas orientações religiosas encontradas em nossa sociedade, com destaque aos segmentos existentes em nossa própria Instituição. E nesse contexto, não me lembro de qualquer desses representantes ter-me dirigido palavras de pessimismo, negativismo ou desesperança, mas, por outro lado, sempre estiveram acompanhados de mensagens de esperança, bondade, caridade, fraternidade, dentre outros princípios que, mormente, chamamos de virtude.

Isso sugere, sem propor-me a qualquer análise exaustiva, que a religião faz bem ao policial militar por conta de sua mensagem sempre positiva e acolhedora. Contudo, cumpre-me compreender que cada corrente religiosa tem as suas convicções e orientações, mesmo admitindo que todas as religiões que conheço transmitem, em seus princípios, a cultura da paz e do bem.

Dessa forma, nós, policiais militares, não podemos deixar de enxergar esse lado construtivo e dignificante da religião. Bom seria agradecermos diariamente a ação do Deus (ou como é chamado por cada religião) pela vida e, no que nos é afeto como missão, pela boa caminhada na Polícia Militar da Bahia, instituição criada para bem servir a população do nosso Estado, oferecendo segurança aos cidadãos, bem como perspectivas de melhores dias.

A sublime missão, o ideal no desempenho das funções e a oportunidade de atuar dentro dos princípios de uma fé, muito retrata a vocação do policial militar de servir a todos, de amar ao próximo, respeitando a vida e fortalecendo as ações de paz. O servidor PM que vive os preceitos de uma religião, independente de suas funções, é capaz de fazer diferença dentro da corporação e também na sociedade, a qual, historicamente, também busca as veredas da espiritualidade. A permanente crença numa força maior, num Ser Divino e Superior, faz com que não nos desanimemos por causa da violência e outras adversidades, pois a convicção na fé faz superar todos os sofrimentos da vida, tenho plena certeza.

Muito obrigado!


Nilton Régis Mascarenhas - Cel PM
Comandante Geral

8 comentários:

  1. A religião é muito importante para o homem. Certamente que a maioria das religião compreende o ser humano constituído de uma parte material e outra espiritual daí a necessidade do homem de buscar conhecer, viver e experimentar as benesses da sua religião. Uma característica marcante da religião é a dictomia bem x mal. E essa compreensão é importante pois serve de instrumento de peso e contrapeso entre as condutas humanas para com o seu próximo, e no caso do cristianismo, também para com Deus. A prática religiosa ajuda a ação humana, tão desregrada pela destruturação social em que vivemos, a refletir sobre os valores sociais e morais e até religiosos voltados para o bem-estar social e moral, vivência pacífica e harmoniosa entre as pessoas. Antigamente era natural a cultura da religião no seio familiar, assim a sociedade era menos violenta e a estrutura familiar era mais solidificada. Mas é apocaliptíca a previsão de que no fim dos tempos o amor se esfriaria. É verdade. As relações familiares e sociais estão decaindo sufocando o amor ao próximo. Mas tratamos do amor no que concerne ao respeito à pessoa e aos seus direitos. O reflexo disso é o desrespeito, entre outros, ao mais sublime direito, o da vida, o da integridade física. A frieza da atividade policial-militar, principalmente no seu aspecto repressivo de combate à criminalidade, deve ser considerada como um fator importante para que se desperte no ser policial a busca por uma vivência religiosa integrada à sua vida social como forma de ajuda ao equilíbrio de suas ações e superação de traumas vivenciados. Isso é tão sério que a própria Carta Magna diz que é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva, ou seja, desde a formação ou na caserna a preocupação do legislador em despertar no cidadão que abraça o militarismo a busca de uma reflexão mais aprofundada no que concerne os mistérios da vida e da pós-vida. Daí meus parabéns pelo referido texto neste blog.
    Faço uma reflexão teológica, mesmo sabendo que alguns outros fatores sociais e morais também exercem influência na conduta humana, mas enfocando em primeiro lugar o cuidado com a parte imaterial, certo de que todas as demais coisas serão superadas.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Comandante,
    Alguém disse: "Deus sem o homen continua sendo Deus e o homem sem Deus não é ninguém".
    Nós não estamos aqui por acaso e por mais que tentem negar Ele é o princípio, o meio e o fim.
    De tudo.
    De todas as coisas.
    Que Ele continue derramando da Sua Sempiterna Sabedoria sobre Vossa Excelênca e guardando-o, assim como aos teus queridos.
    Sempre.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus em sua infinita bondade venha a abençoar todos os policiais e nós que fazemos parte da sociedade e que a paz reine na terra em nome de Jesus.
    um forte abraço e parabens pela postagem Cel Mascarenhas, que Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  4. Um homem temente a Deus,bom pai,bom filho, um exemplo de colega, elogiado pelas atuações a frente da Escola São Rafael, como todo homem tinha sonhos, acredito eu em um dia determinado por ele, o todo poderoso botou de frente este guerreiro com uma situação de assalto, onde bravamente em pró da sua missão que é a defeza da sociedade mesmo que com o risco de sua propia vida, ele cumprio seu papel, foi baleado na canela, ficou enternado uma semana, e após uma cirrugia foi para o lado do criador! antes de falar o nome desse guerreiro com 21 anos na PM digo uma passagem que o alegrava, e respondia a todos com um soriso no rosto, tá chegando! sabe como chamavamos ele? CB PM ANJO. mas nos alegra que hoje sei que ele faz parte de uma nova milicia de bravos, mesmo como Soldado, hoje ele é um Soldado do exercito de Deus,pena que só foi promovido pos-morte e pos-vida!. fica com Deus SD PM ANJOS, que estamos aqui na terra orando e esperando em vida está promoção.
    Saude e Paz para todos!

    ass: SD DE DEUS

    ResponderExcluir
  5. Ter Jesus ao nosso lado é essencial, já passei por situações onde ELE sempre esteve ao meu lado, e por isso passei a não sair mas da sua proteção. Para tudo que faço hoje peço a Sua proteção e a Sua companhia.
    TER JESUS CRISTO É TUDO NA MINHA VIDA.

    ResponderExcluir
  6. Excelentissimo Sr Comandante Geral, minha continência, vejo que és um homem temente a Deus e o quão maravilhoso isto é. Na Bíblia, em Romanos 13 nos versicúlos do 1 ao 5 fala sobre as autoridades, em que se enquadra a Policia Militar. O texto nos ensina sobre a importância delas e do dever de obediência as mesmas, resumindo, Paulo o apóstolo afirma "Toda autoridade é constituida por Deus, de modo que quem resiste a autoridade, resiste a ordenação de Deus. Queres receber dela o louvor? Então pratique o bem, pois se procederes mal, teme, pois virá sobre vós a disciplina". Que o Pai Celestial continue abençoando o senhor, deixo um texto bíblico para sua meditação que está em Oséias 6:3a, que diz: "Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor".
    Sd PM Castro

    ResponderExcluir
  7. Digníssimo Comandante, parabéns aos homens e mulheres, que engrandecem e enobreçem a nossa querida e briosa Policia Militar, que dia a dia defende a Vida, patrimônio maior de todos nós, e não obstante podemos afirmar que o ponto de equilíbrio é a força da espiritualidade de cada um, pois" não é do homem que anda o guiar os seus passos", e para trilharmos os degraus da escada da vida, é preciso uma religião,e que só existe um único Deus."Deus não é homem,para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"Números,23,vers.10.Pois firmes em um só propósito Comando e Digníssimos comandados, cupriremos a nossa nobre missão, abraços e muita saúde.

    ResponderExcluir
  8. Excelentíssimo Sr Comandante Geral, minha continência.
    Salmos 127:1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
    Parabenizo-o pela postura, cremos no que está escrito acima pois temos verificado que O Senhor Jesus tem realmente restaurado e edificado lares, que permitem tal ação, e que Ele tem protegido e guardado a cidade pois o mal sempre será vencido pelo Bem.
    Sem proselitismo evangelizamos os policiais, pois como o senhor bem disse, somos pacificadores e queremos o melhor para os colegas e seus familiares e em fim para toda a Sociedade.

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner