quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Aplicabilidade dos VANT nas Missões de Segurança Pública




Cap PM Arlindo Bastos de Miranda Neto


Definição de VANT: Segundo o glossário das Forças Armadas Brasileiras, é um veículo aéreo, sem operador a bordo, com asas fixas ou rotativas, que dispõe de propulsão própria, podendo ser pilotado remotamente ou dotado de um sistema autônomo de navegação. E empregado em ações de ataque ou reconhecimento, sendo recuperável ou não.

Este tipo de aeronave, foi criado com o intuito de preservar vidas e reduzir custos de diversos tipos de missões, no âmbito civil e militar, geralmente repetitivas e perigosas, evitando que vidas humanas sejam expostas desnecessariamente, como não existe tripulante embarcado este tipo de aeronave, se torna mais econômica que as tripuladas.

Um sistema de VANT é constituído de: Aeronave, estação de controle e por fim equipamentos de apoio. O ideal, segundo os especialistas, são 03 (três) aeronaves por sistema, de tal forma que elas possam ser operadas de forma continua, sendo um VANT em operação, um na reserva para pronto emprego e a terceira aeronave que acabou de pousar sendo preparada para uma nova decolagem.


Clique e leia todo o artigo sobre VANT.

*O Cap PM Arlindo Bastos de Miranda Neto é Integrante da Unidade de Planejamento Operacional e Decisões Estratégicas – CPRC-A.


*Os artigos publicados na Coluna "A Voz do PM" não refletem o posicionamento oficial da Polícia Militar da Bahia nos assuntos em questão. Se você for policial militar e desejar publicar seu texto nesta coluna, mande seu texto com nome, posto ou graduação, OPM e currículo resumido para dmt.midiasocial@pm.ba.gov.br

Um comentário:

  1. É COMPLICADO,

    O INVESTIMENTO NESSE TIPO DE TECNOLOGIA GASTARIA MUITO DINHEIRO, PODE CAUSAR ACIDENTES, GERAR PROCESSOS, MAS AJUDARIA A IDENTIFICAR CRIMINOSOS, INIBIRIA A AÇÃO DE TRAFICANTES, AJUDARIA NA BUSCA DE FUGITIVOS EM LOCAIS DE DIFICIL ACESSO...

    E SE HOUVER FIOS DE PIPA NO AR, E SE OS TRAFICANTES USAREM ISSO COMO UMA FORMA DE ATRAPALHAR, ABATER OU IMPOSSIBILITAR O USO DESSE EQUIPAMENTO.

    NÃO ESTAMOS NA GUERRA DO AFEGANISTÃO.

    SERIA BOM INVESTIR EM EQUIPAMENTOS DE USO ADMINISTRATIVOS COMO IMPRESSORAS BOAS, SCANNER...

    O APARELHO DE FAX DEVE SER SUBSTITUIDO POR SCANNER E E-MAIL.

    FAX É UMA VERGONHA.

    CÓPIA DE DOCUMENTOS OFICIAIS PODERIAM SER TRANSFERIDOS COM QUALIDADE E RAPIDEZ EM QUALQUER UNIDADE.

    AS POLICIA CIVIL E MILITAR DEVEM TER EQUIPAMENTOS ADMINISTRATIVOS MODERNOS E MAIS PRATICOS.

    INVESTIMENTO EM EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA EM TODOS OS POSTOS OU UNIDADE.

    QUAL É O OBJETIVO?

    FAZER PROPAGANDA?

    COMBATER O CRIME?

    PREVENÇÃO AO CRIME?

    EFICIÊNCIA?

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner