terça-feira, 27 de abril de 2010

Trinta Anos: oração ao Tempo.


TC PM Jorge Ubirajara Pedreira*


O Tempo, senhor de todos os senhores terrenos, elemento singular e indispensável a tudo, criado pela inspiração Divina, que em sua Onipotência nos ensina o quanto precisamos ainda evoluir, como seres que coabitam a crosta terrestre, principalmente como espíritos responsáveis pela nossa própria missão neste orbe.

Quando mencionamos o tempo, não poderia olvidar da nossa Carta Magna (CF-1988), no auge da jovialidade dos seus quase 22 anos, em seu preceito (Art. 144), impele o Estado ao seu Dever, esclarece ao cidadão sobre o exercício do seu Direito, mas principalmente, e acima de tudo, que Segurança Pública é responsabilidade de todos, expressão que nos norteia para o papel social de cada um que, no âmbito de um consciente coletivo, clama, deveras, por mudanças de posturas e condutas de cada cidadão.

Já que tempo é tema de inspiração deste escriba e, na condição de servidor público estadual, resolvi através de uma incansável conta - nunca fui bom em matemática - e desdobrando em medidas do tempo, aferir que já se vão 3 décadas, ou 30 anos, ou 360 meses, ou 131.400 dias, 31.536.000 horas, ou 1.892.160.000 minutos de serviços prestados à sociedade baiana.

Tal assertiva se explica pelo fato de ter ingressado no dia 08 de abril de 1980 nas fileiras da Polícia Militar da Bahia, instituição quase bicentenária que escolhi para exercer minha profissão, meu sacerdócio, incluir na minha família, afinal de contas passamos a maior parte do tempo de nossas vidas envolvidos com esses labores (meus familiares que o digam). Só então dei conta de como o tempo passa rápido.

Entendi que o mais importante desses números contabilizados é termos a consciência e a certeza de quantas vezes olhamos para o relógio e queremos que o tempo passe rápido ou demore em função dos nossos anseios, angústias e expectativas, que são tantas, especialmente aquelas atinentes às que transformem as pessoas, tornando-as mais solidárias, respeitando e amando seus semelhantes, como o Messias nos ensinou.

Certamente, tais números têm o condão de me intuir para transformar a quantidade de minutos em preces, rogando a Deus que transforme todas essas medidas em bênçãos de luz e paz para todos, especialmente para os miseráveis do nosso planeta e para os que se encontram na pátria espiritual.

O cancioneiro baiano Caetano Veloso, renomado compositor e músico brasileiro, retrata com muita peculiaridade, em sua música "Oração ao Tempo", através da métrica, da rima, do estilo poético e, sob os acordes daquela melodia, ocorreu-me a inspiração para, também, orar e rogar a Deus no lapso temporal que ainda me resta, continuar firme no propósito de levar, através do meu mister policial, a paz para o convívio social.
És um senhor tão bonito quanto a cara do meu filho.
Vou te fazer um pedido...Tempo, tempo, tempo, tempo...
Caetano Veloso

*Autor: Jorge Ubirajara Pedreira é Tenente-Coronel da Polícia Militar da Bahia, atual Comandante do 9º BPM – Vitória da Conquista, Bacharel e Especializado em Segurança Pública (Academia de Policia Militar da Bahia - APMBA e Academia de Polícia Militar do Distrito Federal - APMDF), Pósgraduado em Gestão Estratégica em Segurança Pública (UNEB e APMBA) e Bacharel e Direito/2006 (UFBA/UESC).

Os artigos publicados na Coluna "A Voz do PM" não refletem o posicionamento oficial da Polícia Militar da Bahia nos assuntos em questão. Se você for policial militar e desejar publicar seu texto nesta coluna, mande seu texto com nome, posto ou graduação, OPM e currículo resumido para dmt.midiasocial@pm.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner