sexta-feira, 23 de abril de 2010

Praças da PMBA: Valorização e Abertura



Acompanhando os comentários deste blog, tenho visto manifestações com questionamentos acerca da valorização e abertura de espaço para os praças da nossa Corporação. Como tenho dito, existem dificuldades a se superar, mas não podemos esconder os esforços empenhados na implementação desse mister. Recentemente, especificamente no dia 16 de abril, publicamos no Diário Oficial o edital de seleção para docentes da Academia de Polícia Militar, objetivando o recrutamento de instrutores para o CFO PM, onde não fazemos exigências de posto ou graduação dos instrutores militares que desejem exercer a docência em nossa escola de ensino superior. Entendemos que a prioridade para o Ensino da Corporação é a competência técnico-acadêmica do instrutor.

Além disso, em relação às praças interessadas em ingressar no oficialato através do CFOA PM, registremos a existência de um Projeto de Lei, na Assembléia Legislativa, que visa estender o Quadro de Oficiais Auxiliares até o posto de Major PM, outra ação pioneira com o fito de gerar maiores oportunidades a nossa tropa.

Continuamos lutando pelos policiais da PMBA, praças e oficiais, contando sempre com o apoio e opinião de todos. Continuem participando deste processo!


Nilton Régis Mascarenhas – Cel PM
Comandante Geral

44 comentários:

  1. Comandante parabéns pela postura.
    Agora, lembrando ao sr. que têm soldados com quase 30 anos de serviços prestados e ainda não tiveram suas promoções.
    Como vai ficar a situação desse pessoal?
    Minha sugestão é a promoção automática para sargento.

    ResponderExcluir
  2. Sugiro ao Exm° Sr. Comandante Geral aumentar o número de vagas para CFOA

    ResponderExcluir
  3. a falta de valorização por parte do comando e governo está sendo refletido na tropa,( leia- se soldado ), pois estamos fazendo de conta que trabalhamos e os SRs fazendo de conta que nos valoriza....

    ResponderExcluir
  4. em relação ao projeto de lei que aumenta em 100 reais os salarios dos caps , majs e cels, o que o sr. cmt geral tem a dizer ????

    uma forma aberta de descriminação por parte desse governo e que o comando da PM está passivamente assistindo tudo, sem mover uma palha em prol dos Tens e praças.

    a PMBA não é só feita de oficiais intermediários e superiores e sim por todos, pois cada um tem sua parcela de contribuição.

    iremos reclamar e mostrar a sociedade como os SRs " legislam em causa própria. "

    ResponderExcluir
  5. Parabens Senhor Comandante!!!!!!!!
    Fico muito satisfeito em saber que o Senhor apoia o um Projeto de Lei que esta na Assembléia Legislativa, que visa estender o Quadro de Oficiais Auxiliares até o posto de Major PM.
    Quanto a dar aulas no curso de oficiais sou do interior e não tenho disponibilidade de dar aulas na capital, sendo assim fica restrito aos policiais da capital.
    Fiquei muito feliz em ver o senhor tambem responder a minha pergunta, tenho outra visão agora sobre este blog.

    ResponderExcluir
  6. Houve uma grande mudança nas praças comandante e não na instituição, pois a nossa instituição continua retrograda e atrasada, não temos mais praças analfabetos temos vários colegas praças, advogados, professores universitarios, enfermeiros, geógrafos e várias outras profissões, com especialização , mestrados e temos praças com doutorados, não existem mais praças sem conhecimento na nossa instituição nada mais justo que a instituição aproveite esses homens e mulheres que dão o sangue pela nossa gloriosa PM, pois por isso que eu acho que foram os praças que se modificaram, muitos praças estão esperando o concurso do quadro complementa, nossa instituição precisa de jornalistas, historiadores, turismólogos, enfermeiros, e etc. Forma um quadro de docentes para o colégio militar, isso sim seria uma mudança na nossa instituição, forma quadros qualificados na nossa polícia, pois existem várias pessoas que não tenhe condições nenhuma de esta em certas funções dentro da nossa instituição.

    ResponderExcluir
  7. Falta as promoções de cabu, quando será.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo espaço e aproveito para saber quando haverá ppromoções para cabo,e quando serão convocados para o curso especial de sargentos os policiais até 88.

    ResponderExcluir
  9. Gostária de saber do CMT quando haverão promoções para cabo.

    ResponderExcluir
  10. Excelentíssimo comandante geral, desde 2001 foi instituido no estatuto dos policiais militares o artigo "Art. 213 - Aos Praças da Policia Militar possuidores ou que venham adquirir diploma de nível superior nas modalidades profissionais contempladas pelas especialidades do Quadro Complementar é assegurada a matrícula no Curso de Formação de Oficiais respectivos, mediante processo seletivo, observada a conveniência do serviço". Que cria o quadro complementar de oficiais instituido pela Lei nº 7.145, de 19 de agosto de 1997, e dá outras providências, regulamentado pelo DECRETO Nº 7.446 DE 06 DE OUTUBRO DE 1998. Diante do exposto, gostaria de saber se haverá possibilidade de abertura de processo seletivo que comtemple os policiais possuidores de diploma superior e que de fato se concretize o que está estabelecido em lei, pois, já fazem 14 anos que a referida lei foi aprovada e nunca houve concurso para este fim. A proveitando a oportunidade,para quando esta previsto o concurso de sargento de segurança que foi prometido, quando começam as promoções para cabo e a partir de quantos anos de serviços os soldados serão contemplados a referida promoção.

    cordialmente,


    SD PM Fábio

    ResponderExcluir
  11. É verdade Comandante, o Senhor abriu várias portas. Sei que não é uma coisa boa receber todos os dias uma rajada de comentários que demonstram a insatisfação de grande parte da tropa. Agradecemos pelas promoções de subtenente, pela oportunidade de ser um instrutor do CFOPM e pela possibilidade do oficial CFOA chegar ao posto de Major. Mas ai eu continuo batendo na mesma tecla: e o QCOPM? Se a Lei que criou o QCOPM é de 1997 e a sua regulamentação é de 1998, porquê até hoje não ariu um só concurso sequer para esse quadro...Ficam as dúvidas. Porquê não?...Tem vagas? Estas vagas estão preenchidas por quem?

    ResponderExcluir
  12. SR CMT por favor seja direto no assunto, os CB vai ou não acontecer, é angustiante esperar sem saber se vai acontecer, agente dar nosso sangue, doa nossa vida em pró do nosso trabalho, com toda dificuldade enfrentada no dia a dia, o senhor não sabe a alegria para todos os SD que seria receber esta promoção, seria a realização da justiça para nós que trabalhamos em função dela ser cumprida, como podemos trabalhar e cobra justiça dos outros se somos injustiçados, vivemos em um eterno pessadelo gritamos muito mas não somos ouvidos. nus der uma posição clara sobre isso e acabe com essa angustia que só atrapalha nosso trabalho no dia a dia! tenho certeza que o Sr vai responder, que Deus o proteja e ilumine seus caminhos nessa luta sem fim em defeza da sociedade Bahiana.
    ass: SD DE DEUS

    ResponderExcluir
  13. Projeto de Lei nº 18.503 / 2009
    É este o projeto senhor comandante, mas não é por falta de interesse que os praças com curso superior não estão se inscrevendo não, é por falta de disponibilidade, pois eu moro no interior e não tenho como dar aulas na capital.
    E com um quadro para os policiais com nivel superior teremos promoções e isso gerara satisfação e motivação para a tropa se instruir melhor, ou seja elevara o nivel da Policia Militar Baiana.

    ResponderExcluir
  14. Digno Sr. Comandante, acreditamos e confiamos na reciprocidade entre Comando e Comandados, pois a nossa Briosa e Centenária estará a altura do que merece a nossa querida Bahia, e incondicionalmente estaremos a serviço da Cidadania e Democracia. Solicitamos o vosso empenho em analisar a situação dos Sargentos, que antes fizeram concurso e o curso de Cabo,e por força de Lei foram promovidos, e hoje não podem ser promovidos a Sub Tenente, e nem fazer o concurso do CFOA,por não poder fazer o CAS, que poderia ser usado atiguidade e merecimento, inclusive ser feito em EAD,pois são graduados com grande experiemcia no comando de Destacamentos e outros em várias cidades. Outro assunto que peço ao nosso justo Comando, é (GHPM)Gratificação de Habilitaçao, que hoje milhares de companheiros já percebem, e que Juridicamente já criou-se Jurispridência, e que muitos companheiros ainda não recebem,inclusive com dez anos a mais de serviço, trazendo desequilibrio nos vencimentos, confiamos no Comandante de todos nós, que após analisar, poder levar ao nosso Excelentíssimo Governador para apreciação do nosso pleito, e posterior encaminhamento a Augusta Assembléia Legislativa, nobre Comandante, com certeza será entre outros sob o vosso Comando, o pleito que ficará na historia da nossa Milicia de Bravos e de todos, Homens e mulheres que dia a dia fazem da nossa Briosa e Querida Corporação exemplo para todo o Brasil. Abraços de todos os Milicianos, muita saúde e que o Soberano Deus criador, continuem iluninando a todos nós.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Coronel, porque os POLICIAIS não entraram como grupo de risco na vacinação contra a meningite e a Influenza H1N1. Se temos contato direto com o povo, e o risco de levar estas doenças para dentro de casa? Será que se esqueceram do contagio do Cezio 137 em Goiania onde os maiores infectados com a radiação foram os policiais pois ficaram sem proteção fazendo a segurança dos locais radioativos?
    QUEREMOS SER VACINADOS CONTRA HEPATITE, INFLUENZA H1N1 E MENINGITE, PRECISAMOS

    ResponderExcluir
  16. O praça sofre não é mesmo? quando chega a promoção do mesmo, ele já esta na terceira idade, mais é um masacre. Já os oficiais a coisa é diferente, sempre tem uma forma de ser promovido. Até quando vamos conviver com esta disparidade?

    ResponderExcluir
  17. Louvavel as atitudes até então tomadas,porém,só vimos progresso no q/ tange às promoções de oficiais. Porque praças: quiçá sub.tenenente, porque sargentos continua imperrados pelo "sistema", sem falar nos cabos, mas, ja são cabos, fica a mercê de:..........

    ResponderExcluir
  18. Acho que a dificuldade a se superar seja a capacidade de acreditar que atualmente muitos, mas muitos praças não estão mais esperando para ficar nas ruas durante seus trinta anos de serviços na coorporação sem reconhecimento e recebndo ordens que parecem mais estados de idiotia de alguns Oficiais...E olhe que muitos sairão bem antes dos trinta para viver uma vida mais digna fora da Coorporação Policia Militar...
    Dúvido muito que os praças por mais preparados que estão e olhe que estão mesmo, ocuparia um lugar de um Oficil na Acadêmia...Talvez se isto acontecer hoje é porque os honorários de ensino e hora aula sejam uma migalha, se estiver sendo pagos...
    Por que vc é tão duro assim?! Resposta mais fácil do que esta não poderia ter...Porque o projeto de lei que fala de Oficias Auxiliares irá até o Posto de Major PM? Por que não até o Posto de Coronel...?
    Já fui do CeFAP e vi como é a distribuição dos cargos de Instrutores e Monitores lá dentro...Vi o suficiente...
    Outra pegunta é por que os praças não dão aulas no CPM...Pelo menos todos que manifestarem interesse e tb porque a PM não faz uma seleção interna para estas vagas?....Indicação...QI...Sou graduado na UFBa E mesmo assim não consegui ser instrutor no CeFAP...
    Se quer a PM tem competência para fazer um cadastro com os profissionais com nivel superior...Pelo amor de Deus meu Comandante!!!!!Observação: Gosto e respeito muito a PM - BA...

    ResponderExcluir
  19. discriminação , esse é o nome dado...

    os soldados , que são a linha de frente desta corporação, são deixado em segundo plano pelo gorveno e cmt.

    outra vergonha é esse aumento de 100 reais pros oficiais intermediários e superiores.

    será a PMBA é feita só por eles ???

    total falta de respeito com os praças.

    ResponderExcluir
  20. Sr Administrador,

    Bom dia.


    Foi publicado em DO a reserva de mei irmão (portaria conjunta nº53, do DO de 15/04/2010) e até o momento não foi publicado em BGO.
    Por favor informe ao Sr Cmt.
    Abraços.
    Sd Santana.

    ResponderExcluir
  21. Sr. Comandante Geral eu sou St.Sei que a culpa não é diretamente sua com relação à promoçao para Cabo, porém tá demorando muito, promova esses guerreiros eles merecem e aumente o numero de vagas para o CFOA. Aproveito para parabenizá-lo pelo resgate dos ST e ainda mais por esse espaço democrático,no qual podemos lhe pedir mais atenção. muito obrigado

    ResponderExcluir
  22. É hoje a votação na ALBA, após à aprovação sr CMT promova nossos bravos Soldados a Cabo, eles estan aguandando com muita ansiedade!

    ResponderExcluir
  23. O valor do honorário de ensino pago na PMBA é uma excrescência. É indigno.
    Nenhum cursinho ponta de rua, paga a miséria que a PMBA paga aos seus instrutores.
    CFO - R$ 13,00
    CFS - R$ 11,00
    CFsd - R$ 9,00
    E a miséria na corporação é uma realidade tão dura, que ainda temos quem se submeta a esses valores.

    ResponderExcluir
  24. Sr. Comandante Geral,

    Gostaria de saber de vossa excelência, se há previsão de reajuste do PRÊMIO DE APREENSÃO DE ARMA DE FOGO, que desde o início do plano real tá fixado em R$ 50,00 (cinquenta reais), e quase 16 anos depois ainda continua o mesmo valor. E quando dividido para a guarnição fica dezesseis reais para cada.
    Considerando que armas fora de circulação de pessoas não autorizadas reduziria em muito os CVLI (Crimes violentos letais intencionais.
    Considerando que outros estados já tem adotado com sucesso a política de apreensão de armas de fogo, pagando valores muito maiores a estes, variando de R$ 300 a R$ 1.200,00, a depender do tipo de armamento.
    Considerando que o aumento deste valor, e fazendo distinção entre os tipos de armamento, seria um estímulo aos policiais para apreensão cada vez maior de armas. Aumentando consideravelmente as abordagens a pessoas e veículos.

    Sugiro que seja pensado uma forma de reajustar o valor de forma justa este valor que está muito defasado.

    Sou Sd Dos Reis
    Lotado na 24ª CIPM - Jacobina
    Ia fazer esta pergunta hj (28/04/2010) na video conferência que ocorreu com o senhor, mas devido ao tempo não foi possível.
    Meu email é eduesheila@gmail.com

    Se não achar pertinente uma postagem ou tópico sobre este assunto. Gostaria de ter uma resposta através de email.

    Desde já agradeço a oportunidade que nos dá, ao permitir este canal direto com Vossa Excelência.

    Felicidades e que Deus o abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  25. Parabenizo o nobre comandante por este espaço, isso já mostra uma pequena mudança de paradigmas, porém se as mudanças ficarem só nas palavras nossas pequenas esperanças acabara de vez, o desprezo aos praças é histórico na PMBA, entretanto é impossível pensar uma polícia eficiênte sem ao menos tentar rever essa injustiça histórica.

    ResponderExcluir
  26. Concordo Plenamente que nenhum Comandante foi tão aberto às críticas, o senhor foi o primeiro a abrir um canal de comunicação com a sociedade e com nós PMs.

    PONTOS POSITIVOS E O DIFERENCIAL COM OS OUTROS COMANDANTES:
    1º) Os outros não o fizeram por falta de oportunidade? negativo!. até uma simples publicação de BGO nunca tiveram a iniciativa de colocar a disposição da tropa e isso o senhor fez;

    2º) - está primando pela qualidade do ensino na APM, para isso está colocando a disposição dos pretensos candidato o Edital de Credenciamento;

    3º) está resolvendo a promoção de cabo, sei que não o fez até hoje pelo simples fato da lei prejudicar os atuais PMs com mais de 20 anos...pois assim teriam que ficar mais de 08 anos como cabos e isso levariam a ser alcançados pela compulsória ou ficar mais de 30 anos na ativa...com o fim do interstício isso está sendo corrigido;

    4º) interpretou de forma certa a questão do INGRESSO no Oficialato, pois quem já é PM não está ingressando e sim DANDO CONTINUIDADE A UMA CARREIRA MILITAR, ou seja, ascensão profissional na PMBA.


    O QUE AINDA FALTA:

    1º) Concursos Regulares para admissão ao Curso de Formação de Sargentos Combatentes, pois todo ano tem vaga para ingresso no oficialato e para sargentos numa média de 10 em 10 anos e o pior de tudo é INGRESSAM MAIS OFICIAIS QUE SARGENTOS POR CONCURSO INTERNO;

    2º) separação do Quadro de Sargentos: do Curso Especial e dos Concurso de Sargentos, assim como acontece com os Sargentos do EB...pois como pode um ficar na média de 03 meses num curso e o outro 01 ano ou mais e concorrer a promoção dentro de um mesmo Quadro( JÁ PENSOU SE o QOA CONCORRESSE AS PROMOÇÕES JUNTO COM O PESSOAL DO QOPM? SERIA JUSTO? ACHO QUE NÃO, PORTANTO VAMOS SEPARAR OK;


    ABRAÇOS E FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  27. SUGESTÃO PARA O QUADRO DE PRAÇAS E QOAPM

    VOLTA DAS GRADUAÇÕES DE 3º E 2º SARGENTO E PROMOÇÃO AUTOMÁTICA:

    INTERTÍCIO E PROMOÇÃO AUTOMÁTICA PARA AS PRAÇAS DA PMBA:
    DE SOLDADO PARA CABO - 5 ANOS;
    DE CABO PARA 3º SGT - 5 ANOS;
    DE 3º SGT PARA 2º SGT - 5 ANOS;
    DE 2º SGT PARA 1º SGT - 5 ANOS;
    DE 1º SGT PARA SUBTENENTE - 5 ANOS.

    CONCURSO INTERNO:
    PARA 3º SARGENTO SOMENTE PARA CABOS E SOLDADOS COM MAIS DE 3 ANOS DE SERVIÇO PM;

    PARA OFICIAL QOAPM SÓ PARA SARGENTOS E SUBTENENTES PMS:
    A) 50% DAS VAGAS POR ANTIGUIDADE PARA OS SUBTENENTES
    B) 50% DAS VAGAS POR CONCURSO INTERNO PARA SARGENTOS E SUBTENENTES NÃO CONVOCADOS POR ANTIGUIDADE.


    ELEVAÇÃO DOS ATUAIS SOLDADOS AS SEGUINTES GRADUAÇÕES, DEPOIS DE SUBMETIDOS A CURSO DE FORMAÇÃO DE DURAÇÃO DE 30 DIAS:

    A) OS ATUAIS SOLDADOS COM 5 ANOS DE SERVIÇO E MENOS DE 10 ANOS PARA A GRADUAÇÃO DE CABO;

    B) OS ATUAIS SOLDADOS OU CABOS COM 10 ANOS DE SERVIÇO E MENOS DE 15 ANOS PARA A GRADUAÇÃO DE 3º SARGENTO;

    C) OS ATUAIS SOLDADOS OU CABOS COM 15 ANOS DE SERVIÇO E MENOS DE 20 ANOS PARA A GRADUAÇÃO DE 2º SARGENTO;

    D) OS ATUAIS SOLDADOS OU CABOS COM 20 ANOS DE SERVIÇO E MENOS DE 25 ANOS PARA A GRADUAÇÃO DE 1º SARGENTO;


    OBS: TODAS AS PROMOÇÕES AUTOMÁTICAS E NÃO DEPENDENDO DE VAGAS.


    VOLTA DA GRADUAÇÃO DE ASPIRANTE OFICIAL E DO POSTO DE 2º TENENTE QOA E PROMOÇÃO AUTOMÁTICA:

    QUADRO DE OFICIAL QOAPM:

    INGRESSO NA CONDIÇÃO DE ALUNO OFICIAL:

    DEPOIS DE FORMADO PROMOÇÃO AUTOMÁTICA A ASPIRANTE OFICIAL;

    DEPOIS DE UM ANO DE ASPIRANTE PROMOÇÃO AUTOMÁTICA A 2º TENENTE QOAPM

    DEPOIS DE DOIS ANOS COMO 2º TENENTE PROMOÇÃO AUTOMÁTICA A 1º TENENTE QOAPM.

    JÁ AS PROMOÇÕES A CAPITÃO E MAJOR SEGUNDO OS MESMOS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA OS DEMAIS QUADROS DE OFICIAIS DA PMBA.

    ResponderExcluir
  28. Sr. CMTE GERAL DA PM MINHAS CONTINENCIAS E MEU RESPEITO, POR FAVOR REVEJA A SITUAÇÃO DOS SDS. DA TURMA DE 1988 QUE AINDA NÃO FORAM PROMOVIDOS A SGT, QUANDO NA REALIDADE AS PROMOÇÕES DE CABO E SGT NA PM DO RIO DE JANEIRO SE DÃO AOS 08 E 15 ANOS RESPECTIVAMENTE, SEGUNDO O CAP TADEU O SR. GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA CORTOU 2000 VAGAS DE SGT, O SR. SABIA DISSO? POR FAVOR INTERVENHA AO NOSSO RESPEITO NÃO PROMOVA SÓ AOS SGTS. PARA ST LEMBRE-SE OS SDS. SÃO A LINHA DE FRENTE DESTA BRIOSA CORPORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  29. "Além disso, em relação às praças interessadas em ingressar no oficialato através do CFOA PM, registremos a existência de um Projeto de Lei, na Assembléia Legislativa, que visa estender o Quadro de Oficiais Auxiliares até o posto de Major PM, outra ação pioneira com o fito de gerar maiores oportunidades a nossa tropa". Sendo assim quando for criado esse quadro, os capitães CHOA, serão promovidos bem na frente dos jurácicos Capitães, vamos procurar formas mais militares e mais corretas pra tentar segurar a tropa, vamos conservar nossa PM militar.

    ResponderExcluir
  30. Tudo que trazem de novidade pra PMBa é novidade retrogada. Nunca vi em lugar nenhum enfermeiro dar aula em curso de medicina, nem pedreiro dar aula em curso de engenharia civil. Aqui o medo transforma tudo, as consequencias serão a longo prazos, será sofrida pelos herdeiros dos criadores dessas "brilhantes idéias".

    ResponderExcluir
  31. Sr. Cmt., se não existe mais rancho, nem oficina nas unidades pra que maj qoa? se são Oficiais AUXILIARES porque participarem do oficialato superior que é de nível estratégico? na verdade não seria necessário nem cap qoa

    ResponderExcluir
  32. Sr. Comandante,

    Minhas saudações. No texto acima há a afirmação

    "Recentemente, especificamente no dia 16 de abril, publicamos no Diário Oficial o edital de seleção para docentes da Academia de Polícia Militar, objetivando o recrutamento de instrutores para o CFO PM, onde não fazemos exigências de posto ou graduação dos instrutores militares que desejem exercer a docência em nossa escola de ensino superior".

    Contudo, neste dia que V. Sª, faz referência, foi publicado o edital de "Credenciamneto para prestação de serviços de docência" e lá, no tópico 2 "das condições necessárias para participação no credenciamento", item 2.4, é dito:
    "2.4. Não poderão participar do processo de credenciamento os integrantes dos quadros
    da Polícia Militar da Bahia."

    Gostaria de saber se não houve nenhum equívoco no referido edital.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  33. É uma bricandeira de pessimo gosto quando se fala de Valorização na PMBA? Isso é escandaloso
    uma coisa é certa iso interessa alguem e com certeza esse alguem não são os praças. por isso que falam que somos criticos. Enquanto o Senhor fala em Valorização do homem em Ibirapitanga em 05/05/2010 12 homens fortemente armados invadiram a cidade que tinha apenas quatro policiais portando Mosquefal, onde os valorosos PM'S foram refens dos bandidos que graças a DEUS sobreviveram isso é valorização sr. Comandante, Oficiais com cargas permanente de armas, enquanto policias tem que usar arma propria para o serviço, isso é valorização, Demanda grande de ordens de serviço com policiais em viaturas tipo Blazer abastecendo apenas com 20,00 para 24 horas de serviço isso é valorização, desmanche de batalhões para criar companhia sucateadas isso é valorização. Estamos desiludidos e infelizmente uma frase que sempre ouvi e agora concordo é que a policia é dos oficiais.

    ResponderExcluir
  34. Ao nosso comandante geral, o parabenizo por este espaço dinamico que nos colocou a disposição. No entanto, quando se fala em valorização, ainda é gritante a desvalorização daqueles que estão na atividade fim da organização e que são os mantenedores desta briosa instituição. Pois, na eficácia dos objetivos de sua missão, esta é norteada a prestação de um serviço que desenvolva paz harmonica no seio da sociedade.Assim, é necessário que os praças tenham a oportunidade de ascenção profissional visto que, entre suas filheiras existem profissionais capacitados e que tendem buscar o conhecimento. Vários são os colegas com nível superior, especialização, mestrado e até doutorado. Cadê o quadro complementar de oficias? O projeto de LEI 18.627/2010 está para ser voltado, e em uma das emendas do deputado capitão Tadeu, fala-se em curso de direito para o concurso de oficiais, não estando de acordo, proponho, por que não então, nivel superior e internalizar este concurso para que assim se possa realmente promover a valorização profissional de modo que comteple e estimule os policiais a estarem buscando sempre o conhecimento.A gestão de pessoas veio para fomentar o desenvolvimento humano, pois, este é elemento fundamental nas organizações, principalmente, àquelas destinadas a prestação de serviços onde se exige dos seus profissionais a aplicação de um serviço de excelência seus clientes(comunidade).

    ResponderExcluir
  35. Senhor Comandante, tenho apreciado muito a sua luta incansável em fazer uma corporação melhor, sei que muito difícil agradar a todos, pois nem Cristo agradou...
    Vemos que há criticas, muitas sem fundamento, para a maioria é muito fácil identificar problemas existentes sem trazer possíveis soluções.
    Vejo como muito louvável a iniciativa do Senhor, em poder dinamizar o seu comando com a participação de todos profissionais sem distinção de posto ou graduação.
    Acreditando nesta busca de uma melhor corporação, que venho sugerir ao senhor sobre o ingresso ao CFO.

    O que se pode fazer, é estabelecer no concurso para CFO, critério de funcionais atribuindo pontuação que somaria com a prova intelectual para formação do escore bruto para classificação, tais como:

    - cursos policiais,
    - tempo de serviço;
    - se o policial foi graduado;
    - funções exercidas;

    Esses critérios estabelecidos, daria uma maior priorização aos oriundos da tropa.


    Que Deus o abençoe....

    ResponderExcluir
  36. SERÁ QUE DEPOIS DAS FRAUDES RECENTES OCORRIDAS NO ENEM E DAS INÚMERAS FRAUDES OCORRIDAS NOS CONCURSOS PARA O CFO PMBA ANOS ANTERIORES (COM RELAÇÃO AOS CANDIDATOS DE JUAZEIRO E PETROLINA), AINDA SE TORNA NECESSÁRIO PEDIR QUE O SR CMT DA PMBA DIRECIONE ESFORÇOS PARA QUE A CONSULTEC AUMENTE O RIGOR NA FISCALIZAÇÃO DAS PROVAS?????
    MEU DEUS, JÁ DIZIA SUN TZU: "EM GUERRA AVISADA SÓ MORRE QUEM QUER..."
    ISSO REFLETIRÁ NA QUALIDADE E COMPETÊNCIA DOS FUTUROS "OFICIAIS" DA NOSSA POLÍCIA!
    PEÇO ATENÇÃO DOS RESPONSÁVEIS O QUANTO ANTES!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Nunca haverá sucesso pleno na corporação enquanto não houver respeito entre os seus principalmente dos oficiais para com os praças e entre os oficiais QOPM e do QOAPM, senão vejamos:
    Entre os oficiais o do QOPM ao criar o "quadro paralelo" QOAPM o chamam de "AUXILIAR", mas auxiliar de que mesmo? Eles fazem as mesmas atividades que os Tenentes do QOPM, tiram serviço de Operações, Comandam Pelotão, Apuram feitos investigatórios e etc, são reconhecidos por muitos comandantes como "melhores" profissionais que os do QOPM, tanto que muitos Cel Cmt e Diretores preferem trabalhar com o QOAPM.
    Durante as madrugadas, só encontramos oficiais do QOAPM nas ruas enquanto os "MENINOS" do QOPM estão nos quarteis se abrigando, fugindo da operacionalidade mas mesmo assim quando foi proposto o aumento das vagas nos quadros durante os últimos anos observe que eles alavancaram o número de Tenentes para Capitães do QOPM e para o QOAPM, eles "SUFOCARAM-NOS" com o efetivo inalterado de 72 vagas.
    Na Academia inserem na cabeça dos que Alunos a Oficial do QOPM que o Oficial do QOAPM são "fracos, incompetentes, sem instrução ou seja não tem nível superior" quando na verdade, muitos Oficiais do QOPM quando iam para a reserva se deparavam com a dura realidade de que não dispunham de formação nenhuma e não eram aceitos pelo mercado com o seu "NIVEL SUPERIOR" de Academia, quanto a isto agora a história tem mudado pois reconhecendo que "NIVEL SUPERIOR DE ACADEMIA" não tem valor que muitos oficiais do QOPM estão buscando as Faculdades, assim como muitos do QOAPM já dispõem do verdadeiro nivel superior feito em Faculdades mas mesmo assim são visto como "seres inferiores" dentro da Corporação, é um verdadeiro DESRESPEITO, uma VERDADEIRA SEGREGAÇÃO!
    Dos Oficiais para os Praças: Temos visto oficiais que na verdade não são competentes nas suas atribuições e exploram o praça competente no seu dever dentro da sua repartição, não respeitam a pessoa humana do sujeito achando que são funcionários seus e não funcionários públicos também como eles.
    O medo da punição faz com que o praça se submeta a extrapolação da sua carga horária sem direito sequer a um reconhecimento.
    Não existe uma demonstração clara de compromisso da parte dos oficiais em durante uma ocorrência chegar e resolver o problema não permitindo o comprometimento do praça deixando-o "ao Deus dará".
    É preciso que sejamos imparciais, cobremos direitos iguais e não haja tanto disparate, tanta segregação, pois o próprio Senhor Jesus foi quem disse: " TODO REINO DIVIDIDO CONTRA SI MESMO É DEVASTADO; E TODA CIDADE, OU CASA DIVIDIDA CONTRA SI MESMA NÃO SUBSISTIRÁ", Mateus 12.25.
    Por esta e outras razões o respeito, a disciplina, a ética e a moralidade e acima de tudo por causa de uma Corporação que atende mais a anseios políticos do governo do que os seus, levam a nossa Corporação a estar sendo diluida.

    ResponderExcluir
  38. É com todo respeito ao sr cmt geral que faço a seguinte pergunta, como se sentiria o senhor no lugar daqueles que durante anos de dedicação vivenciar com a família a remota possibilidade de galgar um melhor espaço com tantas drenalinas que acredito estar causando muitas doenças na tropa ?
    Vida é pra ser vivida com a famíli sr .Da a Cesar o que... deixaram-nos abandonados ... mais continuo tendo esperanças graças a Deus.

    ResponderExcluir
  39. Senhor Cmt Geral tomamos conhecimento que a lei que impedia as devidas promoções para as praças foi corrigida, proclamamos a V. Sª, que faça valer a oportunidade que tens de agregar a gloriosa PMBA o que muitos comandantes deixaram de fazer e tentar com isso minizar os efeitos danosos e nefastos que a estagnação do plano de carreira das praças tem causado. Estamos, todos, atentos e esperançosos que V. Sº efetue as promoções devidas aos praças e se por ventura houver algo que impeça corrigir tais distorções nos informe, tornando claro e notorio para que toda praça saiba.

    ResponderExcluir
  40. sd ferreira
    comandante eu ja estou fazendo 23 anos de pm/ba no exepcional comportamento e não saio de soldado, juntei meus tempos fora e só falto 2 anos para minha reseva será vou mim aposentar em nome de jesus e nem se quer vou ser stg ou cabo seja lá o que for isso é injustiça.

    ResponderExcluir
  41. gostaria de falar que eu sou um policial desmotivado por que não tenho nehum valor dentro da corporação so os oficiais e ninguem faz nada

    ResponderExcluir
  42. Parabéns comandantes pela iniciativa, mas com o titulo fala em Valorização e Abertura , fiquei muito chateado hoje quando fui comprar ingressos para stock car, pois fique sabendo que professores do Estado tem direito a meia entrada e o policial não, que absurdo, pois somos nos policiais que garantimos parte do sucesso do espetáculo. deveríamos ter um tratamento melhor. Que fique essa observação para que no futuro, sejamos lembrados não apenas na hora da necessidade, grato pela atenção.

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner