quinta-feira, 11 de março de 2010

A utilização do 190 pelos cidadãos



Caros leitores: ao navegar nos blogs brasileiros que tratam de polícia e segurança pública, encontrei uma campanha de suma importância – aparentemente não encampada por qualquer grande organização. Num banner, se lia a seguinte mensagem: “Trote para o 190 só diverte os criminosos! Não ponha em risco a segurança de todos...”.

Como Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, tendo vivido muitos anos no serviço operacional, posso dizer com propriedade o valor que a informação tem para que a atuação policial militar seja bem-sucedida. Assim, quando a parceria cidadão/polícia ocorre, com o fornecimento da informação de qualidade para a Polícia Militar, com certeza evitaremos a atuação da criminalidade.

Porém, ainda existem pessoas mal intencionadas, que perdem seu tempo utilizando o serviço telefônico da polícia, principalmente nosso conhecido 190, para divulgar informações improcedentes. Não sabem essas pessoas que estão cometendo um atentado a si próprias, a seus familiares e amigos, pois enquanto a PM se ocupa com uma informação falsa, pessoas que necessitam do nosso serviço podem estar desprotegidas.

Deixo aqui este apelo a todos os cidadãos, no sentindo de ratificar a parceria com a Polícia Militar, que sempre estará disposta a ajudar, de boa-fé, a sociedade baiana. Lembremos, novamente, o mote da campanha: “Trote para o 190 só diverte os criminosos! Não ponha em risco a segurança de todos...”.


Nilton Régis Mascarenhas
Comandante Geral

5 comentários:

  1. Acho que já está na hora, do comandante geral, instalar 190 em todos os dpm´s. Chega de macete, queremos trabalhar. O 190 é serviço gratuito e a população tem esse direito Comandante.

    Na unidade, tem 8 dpms, só um tem 190, os demais, só na base do chamado presencial.

    Até quando????

    Um serviço gratuito, que nao custa nada a PM???

    até quando???

    ResponderExcluir
  2. Interessante seria imaginarmos como poderia ser as grandes metrópoles sem o serviço gratuito do 190.
    Serviço este que tanto auxilia a Polícia Militar, está cada vez menos presente na vida dos baianos do interior. O que se vê a cada dia que passa, é a total falta de gestão das unidades operacionais da PM Baiana. Na região do interior, onde é notório o menor investimento do estado em Segurança Pública, podemos notar cidades e mais cidades sem o serviço de 190.
    O que acontece na verdade é falta de gestão atrelados pelo descaso e desmotivação do policial, que já acostumado com o chamado presencia.
    Em bate papos frequentes, podemos notar que muitos policiais, são contra o serviço, alegando trotes e entre outros pontos negativos, mas o que não se pode negar é que é preciso, é necessidade , instalar 190 em todos os DPM´s afim de poder dar esclarecimentos, a população, ou até mesmo salvar vidas com uma palavra de conforto, durante uma discursão em família. Devemos lembrar que por várias vezes passou em canais de tv, bombeiros salvando vidas, pessoas prestes a tirar a própria vida, mas após uma conversa com o policial através do 190, tudo foi resolvido.
    É preciso ter um central de radio patrulha, a população necessita desse serviço e ele é gratuito a PM e a sociedade. Se não custa nada por que não instalar?
    Ponho aqui meu apelo a disposição do comandante e digo-lhe que revolucionará o serviço policial se fizer com que todas as cidades tenham o direito de se comunicar com a Polícia Militar.
    Venho notando um diferencial nesta gestão, e sei que é preciso mudanças. Não cabe mais uma direito do povo ser vetado em forma de esquecimento, e ditos populares como " sempre foi assim" ...


    Espero ver nesse blog, um projeto que faça valer esse pedido.

    abraços ao Comando e boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Sr. CMT, quando nós, ex-sub-judices de 2006 vamos dar início ao nosso curso de formação de Soldados?

    Não aguentamos mais!!!

    Por favor, nos diga algo concreto, como datas, se é em março ou em abril? Se é com ou sem os suplentes?

    ResponderExcluir
  4. Inútil, essa mensagem. Em vez de ficar só na enrolação com palavras bonitas, porque a PMBA não busca meios para identificar, coibir, punir e consequentemente reduzir trotes para o 190.
    Lamentável a atitude. Esse blog ta mais parecendo POLITICO do um blog POLICIAL.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Excel.º Comandante Geral da Polícia Militar

    Observei no site oficial da PMBA que houve formatura de 241 soldados, a Sargento. Visto que
    há uma necessidade de sargentos e que a 99% deses sargentos recém formados , estarão na reserva remunerada até meados de 2011, pergunto a Vsa Excel.ª,

    01-Quando sairá o concurso interno para sargentos combatentes que comandarão viaturas no dia a dia ?????

    02-Houve se muito por comentar dentro da tropa que os soldados novos, não poderão fazer este possível concurso, alegando se que precisa-se ter 3 anos de serviço na PM para tal. Mas lendo regulamentos, podemos observar, que um aluno a soldado, por mais baixa que seje a patente, já está dentro das fileiras da corporação, caracterizando, indivíduo apto a concurso interno, pois é dotado de matrícula funcional, e é servidor público, independente do cargo.
    Gostaria de ver uma nota alusiva ao assunto.

    03- Quando sai o concurso de sargentos interno ???

    Desde já agradeço,

    respeitosamento

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner