quarta-feira, 31 de março de 2010

Concurso CFOPM 2010: Inscrições



Prezados candidatos, conforme compromisso firmado neste blog, onde recebemos vários comentários indagando sobre o próximo concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), este Comandante-Geral informa que, no período de 6 a 26 de abril de 2010, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar – CFOPM/2010.

Serão oferecidas 120 (cento e vinte) vagas, assim distribuídas: 108 (cento e oito) para o sexo masculino e 12 (doze) para o sexo feminino, sendo o mencionado concurso composto por 05 (cinco) etapas, distintas e sucessivas, a saber: exame de conhecimentos, avaliação psicológica, exame médico-odontológico, teste de aptidão física e investigação social.

Os interessados, civis e militares, incluindo-se os praças integrantes da PMBA, poderão ter acesso ao edital completo e fazer suas inscrições exclusivamente pela internet, nos sites www.vestibular.uneb.br ou www.consultec.com.br.

Vale esclarecer, também, que a prova de conhecimentos será realizada no dia 6 de junho de 2010 (domingo), bem como que foi enviado hoje à Empresa Gráfica da Bahia (EGBA) o arquivo do edital (30.03.2010), para fins de publicação no Diário Oficial do Estado.

Boa sorte a todos!


Nilton Régis Mascarenhas
Comandante Geral

71 comentários:

  1. Valeu Comandante, estávamos no aguardo desse edital, mas só uma brincadeirinha se me permiti, porque não colocou a opção entre língua inglesa língua espanhola. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Grande iniciativa comandante, é assim que se faz uma boa administração perante a sociedade! Desde já, agradecemos o impenho do Sr. em manter todos os interessados informados, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Os links não estão direcinando para o edital Comandante.

    ResponderExcluir
  4. e sobre o excedentes da pm 2008,vão chamar mais pessoas.

    ResponderExcluir
  5. prezado comandante não estou conseguindo encontrar o edital do concurso. por favor gostaria q colocasse o link do edital. agradecido. kennedy laytynher

    ResponderExcluir
  6. Bem que poderiam ser ofericidas mais vagas para o sexo feminino.

    As mulheres teem demonstrado que podem fazer em igualdade qualquer serviço masculino, e esse não seria diferente.

    Como já foi uma vitória, as mulheres conseguirem ingressar nesta instituição, espero que um dia, consigamos vitória neste aspecto tbm!

    No mais, obrigada pela dedicação em postar informações comandante!

    Valew txitxio!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Comandante!

    Saudações

    ResponderExcluir
  8. Senhor comandante, por favor, tenha a gentileza de me esclarescer. Eu fazendo o Curso de formação para soldado da polícia militar posso fazer esse concurso? Há algum impedimento nisso Senhor?
    Eu ainda nem fui convocado, mas fui considerado apto no TAF e nas demais etapas, só falta a Investigação Social, mas estou confiante.
    Por gentileza Senhor, onde posso tirar essa dúvida?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. futuro candidato ...31 de março de 2010 às 14:59

    Estava lendo o edital no diario oficial e não entendi direito...pode ser que tenha algum erro no item 4.2 que diz respeito ao numero de questões e peso das materias . Também não deu pra entender quanto que vai valer a redação e nem como que vai ser a somatoria das notas das materias com a redação.ACHEI O EDITAL MEIO CONFUSO! Se fosse possivel eu e todos os que pretendem fazer esse concurso gostaríamos de uma informação mais clara a esse respeito.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se vai valer a mesma regra do último CFO 2009, no que se refere ao limite de idade para quem já é policial militar, ou seja, o policial que tenha mais de 30 anos poderá realizar o concurso para o CFO 2010?
    Desde já agradeço a informação comandante!

    ResponderExcluir
  11. EM RELAÇAO A IDADE PARA QUEM É PM-BA, TEM ALGUM LIMITE?

    ResponderExcluir
  12. Demorou mas saiu, as vagas não foram condizentes com o divulgado pelo governo, 200 vagas em 2010.Outro fator é a inclusão apenas da lingua inglesa como opção (como se nossa educação nos oferecesse base para tal disciplina ser cobrada em concurso), lembrei... seremos sede da COPA 2014 entao precisaremos de policias fluentes na lingua inglesa deve ser por isso!

    ResponderExcluir
  13. obrigado Comandante,

    Pelo que vi no Edital, fiquei em dúvidas sobre a possibilidade de praças com mais de 30 anos poderem prestar o concurso, tendo em vista que idade máxima de 30 anos é requisito de entrada na PMBA r o Edital diz que seria para acesso à APM. Assim, considerando que o praça já está ingresso, não há necessidade da observação desse requisito para praças.
    Se possível, esclareça para nós.
    Sucesso ao senhor

    ResponderExcluir
  14. Senhor comandante, nos que estamos a mais de 800 km de salvador aqui no extremo-sul, fica muito dificil o deslocamento para salvador, não seria possivel a realização das etapas do concurso no interior.

    ResponderExcluir
  15. No último concurso de admissão ao CFOPM não houve limite de idade para as praças da PMBA,percebo que neste a questão limite de idade (30 anos) é aplicada, sem qualquer distinção, a todos que desejem participar do concurso,ou seja, também para as praças deverá ser observada a idade limite de 30 anos. Tal conclusão confere com a vontade do administrador prescrita no edital?

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Comendante!! só uma dúvida os policiais terão que cumprir a risca o critério da idade ou quem tem acima de trinta anos poderá realizar a inscrição normalmente? Obrigado grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. E com relação aos PMs com mais de trinta anos? Ainda podem prestar o CFO? Grato.

    ResponderExcluir
  18. eu tenho 17 anos estou terminando os estudos esse ano e vou fazer 17 esse ano tambem Posso me escrever para a prova do ano letivo de 2010?

    ResponderExcluir
  19. Sr Comandante há um erro no edital, exige CNH como pré-requisito para investidura no curso como aluno a oficial , porém na relação de documentos a ser entregue no ato da matrícula, não é exigida a apresentação da mesma, com isto cria-se uma brecha para recursos e tudo mais. Gostaríamos que esta dúvida fosse sanada, desde já agradeço, sou SD PM e estou nesta luta para ingressar na academia.

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente... agradecendo pelo excelente trabalho que vem sendo feito pelo Sr.

    deveria ter opção para Espanhol ou Inglês.
    E habilitação foi um golpe duro sofrido pela maioria dos candidatos...

    ResponderExcluir
  21. Soldado PMBA (F. de Santana)

    Emxo. Senhor Cmte Geral,

    É sabido por todos que ontem no DOE foi divulgado o edital para o concurso público CFOPM/2010. Nele estão estipuladas 120 vagas (108 masculinas e 12 femininas). O questionamento que faço ao Senhor é em relação ao limite de idade para PRAÇAS/PMBA, pois, em nenhum trecho do referido edital a nossa situação está mencionada. A respeito da idade trata-se apenas que no ato da matrícula, estipulada para 17/01/2011, o candidato poderá ter no Maximo 30 anos, 11 meses e 29 dias.

    Julgo como pertinente meu questionamento ao Senhor tendo em vista que no ultimo CFO, ocorrido em 2008, o Senhor mesmo, Cel Mascarenhas, acabou por "derrubar" a imposição de limite de idade para as praças integrantes da PMBA, o que acabou sendo uma grande conquista para todos nós, pois, acaba por ampliar as nossas possibilidades de seguir carreira na Corporação aliado ao fato da inexistência de concursos internos para o quadro de Cb e Sgt PM.

    Vale a pena salientar que no concurso anterior foi grande o número de praças (masculinos e femininos) que apesar de estarem acima dos 30 anos conseguiram a aprovação e hoje encontram-se em curso na APM.

    O Senhor possui algum exclarecimento a respeito desta situação?
    A cúpula da PMBA manterá a sua posição de estender a possibilidade de ascensão entre o seu quadro interno ou retroagirá? Como fica a doutrina de que
    “A lei não retroage quando afeta o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido, conforme preceito constitucional”...?

    Desde já agradeço pela atenção e parabenizo-o pela divulgação do tão esperado edital.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Cel. Mascarenhas,
    Primeiramente, agradeço a oportunidade que está sendo dada a todos nós candidatos para ingressar no curos de formação de oficiais. Não obstante, fiquei um pouco "frustrado" com as mudanças no concurso: há muitos anos, a UNEB sempre disponibizou Três Línguas estrangeiras ( Inglês, francês e Espanhol ) e agora em cima da hora temos uma "única" opção que é Inglês. Pergunta-se: será que é possível em dois meses um candidato fazer uma boa prova de Inglês? E os candidatos que se prepararam estudando espanhol durante todo ano passado e este ano? será que a isonomia está sendo considerada? Agradeço mais uma vez e que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  23. BOA NOITE CEL. QUANTO VALERÁ A REDAÇÃO E QUAL O SEU PESO? COMO SERÁ FEITO O CÁLCULO DAS NOTAS? SERÁ FEITO O MESMO CÁLCULO DOS ANOS ANTERIORES? MUITO OBRIGADO...

    ResponderExcluir
  24. Estou frustado com a impossibilidade de o candidato poder optar pela lingua estrangeira, como era feito antes.
    O restante do edital está tranquilo.
    Peço que, se possível, revejam isso.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  25. Coronel muito obrigado por essa noticia
    o Sr. falou q abriria e realmente saiu o edital.
    Mass queria saber se nois Excedentes do concurso de 2008 teremos uma chance de sermos chamados?
    nao estou querendo datas,
    pois eu sei que o esta havendo chamadas
    mais eu agora estou por 400 pessoas
    e provavelmente na terceira lista chamara mais 200
    logo ficarei por 200 pessoas
    a minha duvida é,
    há uma previsao de haver mais vagas?
    será q vai prorrogar o concurso?
    falo por todos q se encontram na mesma situação q eu ninguem esta querendo ser chamado agora!
    sei q isso e impossivel
    mais queriamos pelo menos ouvir do senhor se teremos uma chance ou então esperar por um proximo q não ha previsão nenhuma de haver...

    desde jah agradeço
    e desejo uma boa pascoa pra o senhor e a todos da
    nossa policia bahiana que de tanto me orgulho.

    ResponderExcluir
  26. Ilmo. Sr. Cmt Geral, gostaria de saber, com relação ao CFOAPM. Como fica essa classe tão despretigiada da PM? Por que não dar mais oportunidade aos praças no sentido de ingressarem ao oficialato? Os PM do QOA não desempenham as mesmas funções dos QOPM?
    respeitosamente;
    Sub Ten Xavier

    ResponderExcluir
  27. Estou muito feliz com esse edital, novamente enchemo-nos de esperança e vibração, para calgarmos da maneira mais rápida, ascenção de carreira na briosa corporação.
    Felicito o Ilmo CEL PM Mascarenha pelo brilhante papel que vem desempenhando a frente de nossa Corporação, e brilhantemente vem superando dificuldades e inovando!
    Boa Sorte aos candidatos, e que o Pai Celestial esteja com todos nós!

    ResponderExcluir
  28. Cel. Mascarenhas,
    Se possível, reveja esta situação da Língua Inglesa no concurso, pois além de mim, muitos amigos que estão se preparando desde 2008, estavam estudando a Língua Espanhola e, faltando praticamente dois meses para a prova será inviável ter um bom desempenho. Creio que essa mudança prejudicará muito candidato bom que, infelizmente, se baseando no concurso anterior optou em estudar espanhol. Saudações.

    ResponderExcluir
  29. Ingles foi correto. Como discutido no orkut a maioria dos candidatos achou justo exigir ingles, ja que qualquer um pode improvisar o espanhol sem saber o basico da lingua ao se comunicar com alguem. Ja com o ingles, o Oficial ficaria " a ver navios " com o turista.

    ResponderExcluir
  30. Sr. Coronel nós candidatos ao CFOPM BA solicitamos q reveja o edital no q diz respeito a opção de língua estrangeira, pois, nos últimos anos quem veio se preparando p/ opção ling. estrang. ESPANHOL perdeu tempo estudando, por questão de bom senso favor rever esse item. Desde já agradecemos.

    ResponderExcluir
  31. queria saber qal o criterio do comando em escolher a lingua inglesa, haja vista que a lingua espanhola é uma das mais faladas do mundo

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber se vai valer a mesma regra do último CFO 2009, no que se refere ao limite de idade para quem já é policial militar, ou seja, o policial que tenha mais de 30 anos poderá realizar o concurso para o CFO 2010?

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber se ja tem alguma previsão para o concurso de soldado?

    ResponderExcluir
  34. Cel. Mascarenhas

    Boa noite!

    Gostaria de reforçar o pedido de varios colegas a cima no tocante,a imposição de ingles como lingua estrangeira,não é justo mudar as regras do jogo 2 meses antes da prova.
    O assunto de ingles é bem mais extenso,com mais enfase que o assunto da nossa propria lingua.
    Todos nós sabemos que a educação publica leciona um ingles mediocre e que muitos não tem condições de pagar um curso.
    Peço que reveja o assunto ou abra a possibilidade da gente optar entre ingles,espanhol ou frances.
    é importante dar condições iguais para todos.

    ResponderExcluir
  35. olá superiores da nossa policia por favor revejam essa discriminação para pessoas com mais de 30 anos,isso é um absurdo, é tirar um sonho de um cidadão de execer o quer pra sua carreira que burocracia medilcre... obrigado hein muito obrigado.

    ResponderExcluir
  36. O edital diz que o aprovado no concurso CFOPM-BA poderá optar quanto à remuneração se for SdPM. Se ele for Militar ele poderá receber a remuneração de soldado, se for civil receberá 30% da remuneração do cargo de Tenente. Portanto, eis a dúvida, gostaria de saber se o aluno ao curso de formação de soldado poderá se inscrever com o número da matricula adquirida ou se poderá se inscrever como civil continuando o curso de formação e depois de formado poderá se matricular como soldado e optar posteriormente pela remuneração?

    ResponderExcluir
  37. gostaria de saber se quem tem mais de 30 anos pode fazer o cfo ja que sou soldado.

    ResponderExcluir
  38. Emxo. Senhor Cmte Geral
    Venho por meio deste, expressar meu desapreço a algumas filosofias que a PM-BA tem deixado transparecer. Mesmo diante de tantas discussões nos meios de comunicação e encontros acadêmicos sobre os assuntos que aqui serão tratados.
    Não é difícil perceber que a PM-BA insiste em atitudes que discriminam e excluem os “cidadãos”, se é que somos realmente considerados como cidadãos diante de tamanho descaso. Em primeiro gostaria de discorrer sobre a obscura relação capital X interior. Tomemos para ilustração desse vergonhoso fato o CFO, que além de tudo é o mais recente.
    Desde que conheço o CFO tivemos a UNEB como responsável pelas provas de conhecimento, no entanto os candidatos poderiam realizar esta etapa em qualquer campus da mesma, pois as provas estavam vinculadas ao vestibular, entretanto há algum tempo tem se privilegiado os candidatos da capital e dificultando o ingresso dos que residem no interior com a realização das provas apenas em Salvador. É sabido que o deslocamento para a capital não é uma empreitada de baixo custo, principalmente para aqueles que residem em cidades distantes, e o fator hospedagem para os que não possuem parentes na “cidade maravilhosa” é também algo de se preocupar. Como se não bastasse o candidato interiorano sofre com o desgaste físico e mental durante a viagem reduzindo seu desempenho na prova.
    Outro motivo de meu desapreço é a falta de responsabilidades social com os custos para o CFS. Quero citar apenas os gastos com os exames pré-admissionais. A propósito se são pré-admissionais não deveria ser de responsabilidade do empregador? Ou seja, o candidato gasta em torno de Mil Reais para a realização dos exames, e quem não tem condições de desembolsar essa quantia? Terá que ficar de fora do concurso ou adquirir uma dívida? Será que o Hospital Militar não poderia realizar esses exames? Sem falar na exigência de um enxame toxicológico que nem é realizado no Brasil, por sinal é o mais caro.
    Pensando em exclusão, percebo que os concursos têm privilegiado os soteropolitanos e aqueles possuem certo nível social. Quero lembrar ao Sr. Comandante que não é de meu interesse atentar contra a honra da PM-BA, mas sim contribuir para que seja sanada toda e qualquer tipo de exclusão, seja ela social ou geográfica. Dessa forma gostaria que fizesse uma crítica sobre estas minhas, porém fruto de uma coletividade, palavras em seu blog. Desde já agradeço pela sua atenção e desempenho em manter esse espaço democrático para a discussão dos anseios da comunidade militar e civil.

    ResponderExcluir
  39. ao proposito de esclarecer os questionamentos.
    ano de eleição. o que o governador quer?
    investir na policia?
    trabalhar mais pelos praças, Alunos e oficiais lhes compromissando um salário digno?
    cadê o potencial do estado da Bahia em adquirir novos recursos para a melhoria da segurança publica não só Pm mas tbm Pc.
    com esse tempo corrido de divulgação de edital com supostos dubios.
    o Cel Nilton fica na eminencia de querer resolver todas as questões mas depende do ESTADO DA BAHIA, para priorizar o oficialato e dirimir as questões educacionais da APM, pois não basta apenas abrir muitas vagas como todos querem mas sim estar dentro da competencia e potencial que a APM tem hoje de formar oficiais orientados sob um novo curriculo, afim de formar policiais pensantes e solucionadores potenciais de problemas cotidianos da sociedade. esperamos um retorno do governador Jaques Wagner, que se faça por valer o seu governo e que todos possam ver o potencial da Bahia que está nas mãos do Governador diluir preconceitos os elimando compondo uma nova administração também na segurança pública da Bahia.
    Cel Nilton Mascarenhas um forte abraço.

    ResponderExcluir
  40. Boa SORTE a tds q vão fazer!!!

    Eu vou esperar pr o d SOL PM..

    ResponderExcluir
  41. Bom dia a todos.

    Assim como a maioria tambem estou descontente no tocante a materia lingua inglesa, já que o ensino público é precario, como pode um aluno de baixa renda concorrer em condiçoes iguais aos "filhinhos de papai" que estudam na melhores escolas?!?
    E alguem sabe informar se terá cfsd ainda em 2010?

    Tenho muita vontade se ser militar,mais com tantos impesilios... fica dificil.

    Grato: wilson

    ResponderExcluir
  42. Sr.CMTE GERAL,gostaria de saber do senhor se nos próximos CFOs,o senhor não poderia destinar 05 ou 10 vagas pelo menos exclusivamente para PMs.Pois o pm concorrer com civis que vem de ótimos colégios que são de classe média alta é um pouco desleal.É difícil ver um oficial que não seja de classe alta,os praças sempre comentam sobre isso sabia.Pense nisso todos os praças ficariam muito contentes com isso...

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Sr Comandante!!!
    Concordo com a colocação da moça aí acima.Nós mulheres temos demostrado ser iguais ao homens em muitos aspectos.No futuro espero que seja os mesmos numeros de vagas para ambos os sexos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Senhor Comandante-Geral,
    Assim reza o edital do Concurso e Admissão ao CFOPM/2010:
    "2. DO CARGO, DAS VAGAS, DOS PRÉ-REQUISITO/ESCOLARIDADE, DA BOLSA DE ESTUDOS E DO VALOR DA INSCRIÇÃO.
    2.5 São requisitos básicos para investidura na graduação de Aluno-a-Oficial PM, os quais deverão estar preenchidos na data da matrícula do candidato aprovado no CFOPM/2010:
    b) Ter no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 30 (trinta) anos de idade completos, comprovados por meio de documento de identidade atualizado, na data da matrícula no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. Considera-se com 30 (trinta) anos, o candidato que tenha até 30 (trinta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias no ato da matrícula no CFOPM.". Ou seja, não existe no edital nenhuma referência ao limite de idade dos praças da PMBA.
    Porém, V.Exª. afirma, através de declaração postada neste blog, que não existe limite de idade para admissão dos praças da PMBA ao CFOPM. Por certo esta medida é louvável, no entanto não possui nenhum respaldo legal, pois é uma regra que não está disponível a todos os candidatos ao CFOPM/2010, o que afronta absurdamente o princípio da publicidade (Art. 37, caput, da CF/1988).
    Segundo Celso de Mello o Princípio da Publicidade corresponde “[...] ao dever administrativo de manter plena transparência em seus comportamentos. Não pode haver em um Estado Democrático de Direito, no qual o poder reside no povo [...], ocultamento aos administrados dos assuntos que a todos interessam, e muito menos em relação aos sujeitos individualmente afetados por alguma medida” (MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 26 ed. São Paulo. Malheiros. 2009). O fato concreto é que nenhum particular, exceção feita àqueles que são praças da PMBA e àqueles que acessam o conteúdo deste blog, tem conhecimento desta “regra”!
    Esta medida também ofende o princípio da impessoalidade (Art. 37, caput, da CF/1988) “Os concursos públicos devem dispensar tratamento impessoal e igualitário aos interessados. Sem isto ficariam fraudadas suas finalidades. Logo, são inválidas disposições capazes de desvirtuar a objetividade ou o controle destes certames.”.
    Por fim, sabemos que o único meio através do qual o Estado pode contratar servidores é através de concurso público (de provas ou título ou provas e títulos), sendo o edital do concurso o “contrato” através do qual as partes “obrigam-se reciprocamente a prestações concebidas como contrapostas e de tal sorte que nenhum dos contratantes pode unilateralmente alterar ou extinguir o que resulta da avença”. Caso ocorra uma alteração unilateral do contrato, neste caso específico do edital de admissão ao CFOPM/2010, V. Exª. não estará observando o princípio da “Pacta sunt servanda” e estará ferindo de morte este concurso.
    Passemos a um caso hipotético. Imaginemos que um candidato civil do sexo masculino, com a idade de 29 anos, depois de superadas todas as fases do concurso, resta classificado na 109ª posição, logo, excedendo a previsão de vagas estabelecidas para o público masculino. Este candidato, porém, percebe que dentre os 108 candidatos aprovados e convocados para o CFOPM/2010, 05 (cinco) são praças da PMBA e possuem idade superior àquela estabelecida na norma editalícia: “30 (trinta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias no ato da matrícula no CFOPM”. Eis que surge a questão: Como a administração (neste caso V. Exª.) espera sanar este fato?
    Como V. Exª. resolverá esta questão ainda não sabemos, mas como os candidatos que forem lesados a sanarão a resposta é uma só: MANDADO DE SEGURANÇA.
    Os escritórios de advocacia irão agradecer bastante!

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de saber como ficam os milhares de praças da PM-BA, com mais de 30 anos de idade que estudam e se sentem capazes de crescer na carreira, mas que foram excluídos desse processo seletivo 2010.
    Como esses homens e mulheres poderão se sentir estimulados sabendo que por terem mais de 30 anos não mais poderão sonhar em crescer na carreira.
    Espero em Deus e nos Homens de boa vontade que providências sejam tomadas rapidamente evitando assim a concretização dessa injustiça.

    ResponderExcluir
  46. Ae comando, boa iniciativa!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. PERGUNTA AO COMANDANTE-GERAL:
    Se a CF88 veda seleções com base em sexo, ALTURA, IDADE e estado cívil, por parte das Forças Armadas e Auxiliares, enquanto não houver LEI ORDINÁRIA feita pelo CONGRESSO NACIONAL permitindo que essas forças assim proceda de modo exclusivo; ainda não há esta lei e a justiça sempre dá ganho da causa aos concursandos que a procura; pq a PM-BA ainda insiste em colocar em seu EDITAL regramento estabelecendo certos LIMITES INCONSTITUCIONAIS, sabendo que fatalmente irão perder na JUSTIÇA, no que eu chamaria de VERDADEIRA TEIMOSIA CONTRA A CONSTITUIÇÃO??????

    ResponderExcluir
  48. AO ANÔNIMO QUE GOSTARIA DE SABER SOBRE OS PRAÇAS COM MAIS DE 30 ANOS.
    SELEÇÔES com base em sexo, IDADE, altura e estado cívil são VEDADAS PELA CF88 que diz que as Forças Armadas e Auxiliaes são as únicas Instituições que assim poderão proceder, desde que haja uma LEI ORDINÁRIA, feita pelo CONGRESSO NACIONAL, baseada, CLARO, em ESTUDOS CIENTIFICOS que comprovem certas teorias que levam a tais limitações. COMO AINDA NÂO HÁ ESTA LEI, regramentos de EDITAIS QUE CONTENHAM TAIS LIMITAÇÕES SÃO TOTALMENTE INCONSTITUCIONAIS.
    O remédio para isto está na Justiça. E pode ter certeza que é causa ganha, tendo em vista a quantidade de JURISPRUDÊNCIA dos Tribunais Superiores dando ganho de causa aos que se acharam injustiçados. Então, procure a justiça, peça um MANDADO DE SEGURANÇA e vamos simbora!!!
    Aos ADMINISTRADORES PUBLICOS, no caso, O COMANDO-GERAL, vamos nos ATER À LEI, pois, como a CF88 diz, diferentemente de um cidadão a quem é autorizado fazer tudo o que não é proibido, O ADM. PUB. SÓ PODE FAZER O QUE A LEI PERMITE CLARAMENTE!!!
    ATENÇÃO, COMANDO, PARA O SEGUINTE LEMBRETE: Dentro do Território Nacional, a CF88 é a CARTA-MOR, ou seja está acima de todo o ordenamento jurídico do país e, portanto, está acima de tudo e de todos, inclusive sobre os juizes (que são as únicas autoridades perante a mesma). Só não está acima de Deus, é claro!!!
    Mas ao ADM ainda resta a AUTOTUTELA, que o autoriza a auto-negativar atos ilegais, antes que haja um MANDADO JUDICIAL para isso!!!
    GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  49. QUESTÃO: VALORIZAÇÃO DA LINGUA ESTRANGEIRA E DETRIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO!
    Concordo plenamente com a pessoa que fez a critica sobre a presença de Lingua estrangeira na prova, tendo em vista a desigualdade de oportunidades de ensino. E repito: se "o ensino público é precário, como pode um aluno de baixa renda concorrer em condições iguais com os 'filhinhos de papai' que estudam nas melhores escolas" de língua?
    Então, com base neste questionamento, eu pergunto: PQ LINGUA ESTRANGEIRA? E PQ SÓ INGLÊS? PQ NÃO ESPANHOL?
    Muito mais importante para o OFICIAL não seria ter uma boa noção de DIREITOS CONSTITUCIONAIS, DIREITO ADMINISTRATIVO, DIREITO PENAL E CIDADANIA, que malmente são cobrados no concurso e, também de maneira que deixa a desejar, são ensinados na ACADEMIA?
    Mais importante do que UM SOLDADO saber uma língua estrangeira, não seria ter noções de GEOGRAFIA, ciência tida como a "ciência da estratégia" e a "ciência da Guerra", que estuda o Espaço Geográfico e a Relação da Sociedade com a Natureza através do trabalho na construção e modificação deste espaço?
    Não seria mais interessante para a Instituição ter oficiais capacitados a planejar as operações e cumprir suas missões usando como base alguma Representação do Espaço como um mapa, Imagem de Satélite ou Fotografia Áerea, sabendo interpreta-la e sabendo observar em tais representações as dificuldades que terão em campo, sabendo, inclusive, se localizar melhor?
    Então, ao envez de cobrar LINGUA INGLESA e de cobrar Geografia diluida em ATUALIDADES, pq este Comando não passa a cobrar em seus concursos para o OFICIALATO e até mesmo os de SOLDADOS a ciência do Espaço, da Sociedade, da Estratégia e da Guerra, que é a Geografia?
    Aproveitando o ensejo, pq o COMANDO da PM-BA, não faz concurso para Auxiliar ADM e para ANALISTA de Nível superior, com cargos para Geográfo, dentre outros profissionais como o Dentista, o Psicólogo e o Arquiteto, mesmo que para isso seja necessário modificar o regramento da Instituição?
    Sou jornalista de formação, mas reconheço a importância deste excelente profissional que é o Geográfo e desta ciência que é a Geografia e que, infelismente, parece que a sociedade tem se esquecido e, talvez por isso, esteja sofrendo tanto com Desastres Naturais que são verdadeiras Trajédias Anunciadas, como foi o caso de Santa Catarina, Angra e, nesta semana, Nitéroi.
    Espero que reflitam sobre isso!!!

    ResponderExcluir
  50. Ei, preciso do Edital do CFO PM BA2010 - não consegui baixar. Alguém pode encaminhar para meu e-mail : dequinhalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. QUESTÃO: VALORIZAÇÃO DA LINGUA ESTRANGEIRA E DETRIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO.
    CONTINUAÇÃO PARA REFORÇAR EXPLANAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA E DO GEOGRÁFO E SITUAÇÃO DOS DESASTRES NATURAIS:

    No Rio, Até o inicio dos anos 90, existia um orgão chamado GEORIO, cuja função era fazer estudos Geográficos dos mais variados, inclusive no campo da Geografia Física. Os estudos sobre as questões físicas do Espaço Geográfico eram extremamente respeitados. Os Dirigentes-Governantes, quando avisados sobre a eminência de desastres naturais através dos estudos do GEORIO, procuravam tomar as devidas providências para evitar tais trajédias e conseguiam evita-las, na maioria das vezes. No entanto, este orgão foi extinto nos anos 90 e, depois disto, tais Adm. Pub. deixaram de dar importância aos estudos dos pesquisadores do Espaço e, de lá para cá, a insidência dessas trajédias só têm aumentado. Tanto que, após o trajico acidente de Nitéroi na semanda que se passou, O Ministério Público abriu Inquerito e está investigando a questão, afim de encontrar os responsáveis por tamanha destruição, uma vez que não se pode impedir a natureza e nem culpa-la, mas há muito tempo os Geográfos cariocas e alguns outros pesquisadores vêm tentando alertar as "autoridades" sobre os perigos eminentes daquele morro, sendo que algumas das pesquisas foram encomendadas pelos próprios Administradores. Fica claro, então, que há sim responsáveis (ou seria irresponsáveis) pelo acidente, já que todos os governantes dos últimos 20 anos tinham sido avisados sobre tais questões e nada fizeram para retirar as pessoas daquele local. Fica claro, portanto, a importância dos Geográfos para a nossa sociedade.
    Só não fica claro a importância do Geográfo e da Geografia para a PM e para seus concursos e APM, mas se a Geografia é a ciência que estuda a Sociedade e o Espaço, além de ser tida como a "Ciência da Guerra" e a "Ciência da Estratégia" não é preciso dizer mais nada e, tanto é assim, que as maiores potências militares do Mundo, embora tenham usado tal ciência com mais frequência no passado, não a abandonaram como vem fazendo o Brasil.

    Diego Castro - Jornalista e futuro policial.

    ResponderExcluir
  52. Comandante,

    Por favor, conceda a oportunidade de fazermos a prova no interior. Moro em Vitoria da Conquista e não tenho condições financeiras de pagar a inscrição e Tb pagar a viagem e hospedagem para Salvador. Peço ao Sr que conceda-nos a oportunidade de fazermos as provas no interior Tb. Pessoal postem também sobre este assunto !

    ResponderExcluir
  53. Por favor comandante,realização da prova no interior também !

    ResponderExcluir
  54. MORO NO INTERIOR. SE A PROVA FOSSE NO INTERIOR TAMBÉM, EU IRIA FAZER.

    ResponderExcluir
  55. AO RESPONSAVEL PELA SELEÇÃO DAS MENSAGENS
    - NÃO ACEITAR - NÃO DIVULGAR -
    OLÁ!
    Acho que no depoimento dirigido ao Comandante não fui feliz em minha maneira de me expressar, pois ficou parecendo que eu estaria dizendo que o Comendante Geral não é Homem, qd apenas queria dizer que fosse mais humano e tivesse mais coragem para fazer mudanças na Instituição em busca de uma maior legalidade nas ações da mesma.
    Se esta foi a razão para até hoje não terem divulgado a mesmo e se a mesma não tiver sido excluida do sistema, favor devolve-la para que eu faça reajustes.
    E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: futuroprf@bol.com.br
    PEÇO DESCULPAS.
    SEM MAIS, AGRADEÇO A COMPREENÇÃO.
    Diego Castro - Jornalista e futuro policial

    ResponderExcluir
  56. AO RESPONSÁVEL PELA APROVAÇÃO DAS MENSAGENS
    Favor passar ao Comandante Geral a necessidade do mesmo responder às indagações sobre as INCONSTITUCIONALIDADES presentes neste e em outros concursos da área militar.
    Hoje em dia, com a facilidade de acesso às informações, entre elas as jurisprudências, as pessoas ficam sabendo de muito mais coisas com uma velocidade fascinante.
    E quando esta pessoa é estudante de direito ou concurseira e, portanto, precisa estudar Matérias de Direito como DIREITO CONSTITUCIONAL e DIREITO ADM, além de ter acesso a meios de discussão de Direito, como sítios, blogs, chats, forúns e colunas de jornais como a coluna "Espaço Júridico" do Jornal "Folha Dirigida", além das jurisprudências citadas acima, fica dificil não tomar conhecimento, ao ler um edital, das ilegalidades contidas no mesmo.
    Sobre a questão da ILEGALIDADE INCONSTITUCIONAL de haver nesta seleção OS LIMITES DE IDADE E DE ALTURA, eu mesmo tenho uma experiência positiva e posso confirmar o fato dos juizes estarem inclinados a decidirem esta questão em favor dos concursandos, pois ao tentar fazer o Concurso de admissão ao CFO do Exército em 2008 me deparei com esta ilegalidade, uma vez que o limite é de 24 anos para este concurso e, portanto, entrei na justiça com a ajuda da Defensoria Pública da União, tendo obtido resultado favorável em apenas um mês.
    Então, não há como nos enganar a respeito disso, bem como é bem melhor para a imagem dele e da instituição não apenas responder ao questionamento, mas ter coragem para sanar o problema e acabar de uma vez com esta prática na PM-BA, dando exemplos a outras instituições pelo país afora, pq independentemente da atitude que o Comando tomar, fatalmente este edital está ilegal e inconstitucional e isto é fato, sendo público e notório.
    Se a Instituição não quiser se pronunciar sobre esta teimosia para com a CONSTITUIÇÃO e nem corrigir seu erro, lembro que a justiça pode obriga-lo a corrigir e isto sim, não é nem um pouco legal para a imagem da Instituição, já que o assunto está quase chegando ao nível de domínio público e, sendo assim, cada vez mais concursandos prejudicados irão procurar a justiça e os juizes, por sua vez, decidir favoravelmente aos mesmos, ficando cada vez mais claro que estas Instituições não respeitam a Constituição, igualzinho à música de Renato Russo, feita a tantos anos atrás, mas que porém é bem atual.
    "QUE PAÍS É ESTE?" É o que eu pergunto!
    MUITOS SABEM DESTA TEIMOSIA E DESRESPEITO E EM BREVE TODOS SABERÃO!!!!
    INDEPENDENTEMENTE DE FICAREM CALADOS E INSISTIR NO ERRO, CONTINUARÃO ERRADOS!!!!
    Vamos nos ater ao que diz a lei!
    Querem uma seleção com esses limites? Então, ao envez de ficarem na ilegalidade, primeiro acionem seus advogados e entrem com MANDADO DE INJUÇÃO contra o CONGRESSO para que o mesmo encomende uma pesquisa ou perícia ciêntifica que os permitam elabora uma lei que autorize as Instituições Militares a agir assim em suas seleções, porém de forma legal. DESTA FORMA SEJAM FELIZES, SEM FERIR A CF88 E, PORTANTO, A NAÇÃO E A PATRIA AMADA!!!
    Espero que entendam e que passem isso ao Comandante e que o mesmo também compreenda tudo o que está envolvido nesta questão e tome as corretas providencias administrativas.
    Grande abraço a todos!

    Diego Castro.

    ResponderExcluir
  57. SOBRE A QUESTÃO DOS GEOGRÁFOS
    Sou estudante do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da UFBA e também quero fazer o concuros da Instituição. Estava muito preocupado com o mercado de trabalho deste profissional. Porém, fiquei muito feliz com os comentários do jornalista Diego Castro. Perece que nem tudo está perdido para os geográfos! Queria fazer um adendo aos comentários do rapaz, pois é de meu conhecimento que a PM-BA está abarrotada de profissionais e estudantes desta magnifica ciência que é a Geografia, tanto na capital como no interior e, portanto, chamaria a atenção do Comando para esta questão, já que tais profissionais, são muito importantes para as instituições policiais pelo conhecimento de sociedade e espaço que têm e por ser a Geografia a ciência da estratégia e das guerras, como Diego bem disse. Fatos estes que me levam a concluir que o comando da PM-BA deveria refletir sobre esta questão e melhor utilizar os policiais que também são profissionais da Geografia em seus planejamentos estratégicos e em suas missões cotidianas. Por exemplo, tais profissionais, antes das missões, poderiam fazer o reconhecimento do terreno e, numa reunião anterior ao trabalho, passar informações relevantes sobre o local para os colegas, fazendo portanto um diferencial enorme no modal operacional. A questão é tão importante que o que foi dito pouco acima poderia, inclusive, ser utilizado no planejamento do apoio aéreo das operações.
    Saudações geográficas!

    Iauaretê Maracá Coelho.
    Estudante de Geografia da UFBA - 7º sem.

    ResponderExcluir
  58. As vagas para as mulheres ainda estao muito baixas somente 12, bem que poderiam regularizar isso.
    Valeu pelas informações Comandante...

    ResponderExcluir
  59. Comandante, permita a realização das provas no interior do estado também. As provas poderiam ser realizadas nas 6 cidades correspondentes as regiões de classificação do concurso da PM : Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e Barreiras . Por favor comandante, ajude as pessoas do interior. Contamos com o Sr Comandante !

    ResponderExcluir
  60. Conheci o cfo em 2008, daí então passei a sonhare estudar mais ainda para alcançar meus objetivos, parabens pela realização do concurso que é uma oportunidade de todos realizarem seus sonhos.

    ResponderExcluir
  61. recebera ordenado mensalmente.

    ResponderExcluir
  62. Cel. Mascarenhas, sou integrante da maior comunidade destinada ao CFO (Prestarei CFOPMBA) em um sítio de relacionamento da internet, e nesta comunidade estar existindo uma grave denuncia de fraude(compra de gabarito) no certame para o provimentos de vagas p/ o CFOPM . Apesar de ñ ser militar admiro seu trabalho e pelo q percebo em sua administração o senhor é um homem honrado e justo por esse motivo recorro ao senhor p/ q possa tomar as medidas cabíveis.

    ResponderExcluir
  63. Bom Dia,





    Gostaria de saber que este concurso para Oficiais, cujo, a prova será no dia 06/06/2010, é o último para candidatos de Nivel Médio?, gostaria de saber também que a PEC 300 sendo aprovada o Nivel de Escolaridade exigido para ingresso na Academia, através do CFO, serão apenas para candidatos de Nivel Superior.





    Obrigado...



    Ficarei Muito Grato pelo retorno das respostas...

    ResponderExcluir
  64. Ouvi dizer que foram vendidas cópias do gabarito da prova que será aplicada em 06/06/2010. Queremos informações.

    ResponderExcluir
  65. pow eu sou do rio de janeiro tem como eu fazer ai?

    ResponderExcluir
  66. E em relação ao atraso da prova dia 06/06, pois
    no edital está claro a entrada assim como o inicio da avaliação. Atrasados com certeza não entrariam e demora da empresa CONSULTEC, pois a avliação na minha sala deu inicio as 9h, eu sendo do interior sair da minha residencia as 3h30 da manhã para não atrasar. A empresa paga por nós faz uma coisa dessa. Qual será posicionamento do senhor em relação a esse fato. Queremos uma explicação. Foi estressante!!!!!

    ResponderExcluir
  67. Bom dia!
    este resultado sai hj ou não?
    Era dia 21.06, depois 07.07...mudou alguma coisa?
    Temo estar desinformada!
    Alguém pode me esclarecer o que está acontecendo?
    dequinhalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. MEU FILH FEZ O CONCURSO PARA CFOPM DIA 6/06/2010 ESTÁ ESPERANDO O RESULTADO MAIS NEM SEI COMO CONSULTAR. JÁ SAIU OU NÃO O RESULT.?

    HELENITA

    ResponderExcluir
  69. Boa Noite! eu gostaria de saber se já saiu o resultado do CFOPM? que foi realizado dia 6/06/2010.
    Nem sei como consultar...
    amirtys_inffa@hotmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  70. Sr. Comandante possuo uma cicatriz toráxica proveniente de uma cirurgia para retirada de um projétil realizado a mais de 7 anos e essa cicatriz não me impossibilita a qualquer trabalho. Porém, tenho um sonho de ser Saldado da PM e conforme escrito no edital ter cicatriz seria uma das causas de eliminação no exame médico. Como proceder desisto de fazer o concurso ou o que está exposto no edital não tem fundamentação legal?
    Desde já agradecido

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner