segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um novo olhar sobre a atuação da PMBA


Em minhas andanças por alguns lugares, quase sempre motivadas por obrigações institucionais, observei, com especial atenção, o comportamento de habitantes de uma nação tida como muito desenvolvida e reconhecidamente democrática. Muitos dos cidadãos vestiam peças do uniforme das forças de segurança, outros empunhavam, de alguma forma, a bandeira nacional, enfim, todos eles aparentavam grande orgulho e inconfundível altivez. Notadamente, entendi que naquela conduta, de amor às instituições e os seus respectivos símbolos, estava uma das chaves do sucesso daquele importante país e, conseqüentemente, dos seus cidadãos.

Se assim faziam livremente, podemos assegurar que ali reinava a consciência de que os aparelhos de segurança eram os fieis garantidores da liberdade, da lei e da ordem naquele território, independentemente de eventuais debates ideológicos suscitados em derredor de algumas missões das referidas forças.

A partir do raciocínio inicial e totalmente consciente das diferenças sociais, políticas e econômicas de cada nação, faço algumas reflexões mais pontuais sobre a Polícia Militar da Bahia, concernentes ao momento em que estamos vivendo, a fim de que o leitor possa compreender o quanto importante é reconhecer o valor das nossas instituições.

Com efeito, quem não presenciou, no Carnaval de Salvador, uma série de artistas, órgãos de imprensa, entidades públicas ou privadas e, sobretudo, o próprio povo aclamando com sinceridade a atuação da PMBA durante os dias que se sucederam na Grande Festa. Segundo alguns, a nossa organização se transformou num “fenômeno” de segurança em eventos que envolvem milhares ou até mesmo milhões de pessoas.

Esse “novo olhar” não é somente um fruto de nossas apreciações e considerações internas, mas de toda uma sociedade civil consciente de que a PMBA está revolucionando a forma de fazer segurança pública. Os diversos comentários arrolados deram conta de uma tropa que interagia diretamente com a sociedade, de forma organizada, capaz de superar os desafios do serviço, consciente de que a atuação policial militar se configura através da prática da legalidade, da tolerância e sem se afastar da boa técnica policial, apregoada com posturas firmes, determinadas e aplicadas às exigências dos fatos.

Mesmo que pessimistas sejamos, não podemos, de maneira alguma, deixar de aceitar esse reconhecimento da sociedade. Se não nos orgulharmos desses elogios, lançando-se à crítica injusta contra nossos incentivadores da sociedade civil, certamente estaremos maldizendo e contradizendo a nós mesmos, pois somos nós que fazemos essa Corporação ser como ela é. A própria tropa sempre cobrou do Comando-Geral o incentivo às boas notícias a respeito dos trabalhos executados nas diversas operações, já que havia, no passado, certo entendimento de que grande parte da imprensa só noticiava episódios desagradáveis acerca da atuação policial.

Ou nos manteremos fortes, confiantes, determinados e enfileirados com todos aqueles que acreditam que o somatório das boas atitudes de cada membro da corporação está nos levando rumo à glória pretendida, como exemplarmente mostramos na operação Carnaval/2010, ou nos renderemos, lamentavelmente, às falácias e a amarguras de alguns poucos que estão sempre na sanha de encontrar aspectos negativos em tudo que diz respeito à nossa instituição.

Que venham todos os elogios da sociedade baiana! Que sejam bem vindas todas as manifestações de apreço, carinho e gratidão para com a nossa protetora Milícia de Bravos! Que nossos homens e mulheres, verdadeiros Soldados da Paz, tenham todas as garantias de que são indispensáveis ao seu povo!

Muito obrigado!


Nilton Régis Mascarenhas
Comandante Geral

13 comentários:

  1. ACOMPANHEI DE PERTO O TRABALHO DE VISTORIA DA PM EM TRIOS ESSE CARNAVAL JUNTO A OUTRAS TAREFAS.INCLUSIVE O HOTEL QUE TRABALHO FOI SEDIDO COMO BASE PARA AUGUNS SOLDADOS E PUDE PERCEBER EM DIALOGO COM AUGUNS, QUE AQUELA IMAGEM QUE A ANOS ATRAS DOMINAVA A BAHIA E REFLETIA NA CORPORAÇÃO VEM MUDANDO DE FORMA ACELERADA.ESTÃO DE PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Sr. Comandante-Geral, responda nossas perguntas, por favor!
    Queremos saber se seremos convocados ou não. Pode ser, talvez... não são respostas! Fale sobre as vagas que estão autorizadas para o ano de 2010!!!
    Somos excedentes do concurso da PMBA 2008.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Comandante queremos saber sobre as vagas a serem preenchidas pelos excedentes .. como por exemplo, a dos faltosos que nem si quer fizeram a matricula e os desistentes do curso de formação ... estamos afoitos aguardando uma palavra do senhor !!!

    ResponderExcluir
  4. por favor Comandante, reponda !!!!

    queremos saber sobre as vagas a serem preenchidas pelos excedentes .. como por exemplo, a dos faltosos que nem si quer fizeram a matricula e os desistentes do curso de formação ... estamos afoitos aguardando uma palavra do senhor !!!

    ResponderExcluir
  5. E AS RESERVAS??
    PQ TANTA DEMORA? MEU DEUSSSSS!!

    ResponderExcluir
  6. Sr Comandante nos dê uma oportunidade ser policiais militares, lute conosco pela prorrogação do edital é o pedido de todos os excedentes e familiares de excedentes grato desde já.

    ResponderExcluir
  7. Comandante desculpe pela ousadia deste civil e talvez este ñ seja o tópico mais adequado, porem tenho certeza q o Cel já foi civil e tb já teve o sonho de fazer parte desta corporação na qual é o comandante geral nos dias atuais, por este motivo gostaria de saber do senhor qual a previsão do edital do CFO, pois assim como eu tem muitas pessoas q estão estudando no escuro.

    ResponderExcluir
  8. Futurro Soldado ( Cerq )24 de fevereiro de 2010 às 23:50

    Parabéns Comandante pelo seu excelente trabalho na frente da PM , só o fato do Senhor colocar um BLOG e se expor , responder perguntas , já é uma atitude empreendedora , diferenciada como nunca visto antes.
    Sei que muitas coisas não depende de voce e existe muita decisão política , mas uma coisa é certo continue diferenciando, inovando ( sempre pra melhor ) , trabalho se faz assim com a participação de todos.

    E mais uma vez muito obrigado,

    De um futuro membro dessa honrosa e briosa instituição centenária!

    ResponderExcluir
  9. existe 1600 vagas para soldado pmba
    disponivel no portal do servidor
    prescisamos delas.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de parabenizar pelo trabalho reconhecidamente vitorioso oferecido à população baiana e aos turistas que puderam desfrutar de uma festa de grandes proporções com muita segurança e respeito! Aproveito para solicitar que o o Sr. Comandante da Polícia Militar da Bahia conceda maiores esclarecimentos aos resignados cidadãos baianos, que são do Concurso de 2006 e estão com seus nomes indicados em listas enviadas ao Comando da PM-Ba e apenas aguardam suas convocações para iniciarem o Curso de Formação, para em seguida fazerem parte dessa tão renomada Corporação Militar, é por resultados como os obtidos no Carnaval 2010 que tanto insistimos em integrarmos a Polícia Militar da Bahia.

    ResponderExcluir
  11. Sr. Coronel, justiça seja feita com as pessoas do concurso cfsd/2008 que tiveram seus recursos deferidos e liminares concedidas pelo juíz, pois foram considerados inaptos por motivos injustos, até de erro humano da própria PM, e de terem completados 31 anos de idade depois de 01/10/2009.
    Tem que ser aberto um GR o quanto antes porquê já gastamos o nosso dinheiro, saímos do trabalho, gastamos com advogados, pelo amor de Deus, faça as contas do prejuízo, e ainda temos que esperar excedentes fazerem todos os exames pré-adimissionais e ainda ficarem de vigília esperando o tal DOE com o dia da matrícula!
    Essa previsão eu já conheço e não tenho boas lembranças, estou numa péssima situação depois destes gastos, passei nas melhores colocações, passei por todos os exames e fico inapto por injustiça é cruel, por favor pense na possibilidade desse GR antes dos excedentes nem que seja no choque, interior do estado, onde for vai ser melhor do que ficar a mercê desta situação!

    ResponderExcluir
  12. coronel nivaldo gestor estadual pronasci fiz recadastramento bolsa formação em data de 27/01/10 ainda não tive resposta gostaria de saber se ainda consigo a renovação.Grato

    ResponderExcluir
  13. Exmº Sr Cmt Geral

    Saude!!!


    Feliz ideia, feliz e memoravel a idealização do Encontro para Policiais Militares da Reserva em Juazeiro Bahia!!
    Memoravel!!!
    Excia, Sr Cmt, a sociedade nos encherga com olhares de boas vindas, de uma Policia muito mais humanitaria, fiel aos seus principios, da valorização do homem, inumeros parabens! recebi de amigos!
    Mesmo enontrando-me agregado p/ reserva, fui prestigiar o encontro, de pronto, confesso que a ´´saudade´´ falou mais forte..
    A Saudade..dos nossos Quarteis, das nossas casernas..das noites de sono em que.. orgulhosamente em busca de resolver problemas da sociedade de modo geral nos foi possivel atender da melhor forma possivel!!
    Das amizades sadias e inesqueciveis!!
    Permita-me sugerir Excia, que seja feita uma ´´Comitiva do Comando´´ para vistar todos efetivo PM, quer seja, nas grandes UOPs e ou nos pequenos DPMs!!
    Nada nesse mundo Estimado Sr Cmt. é tão valorizado quanto a valorização, o prestigio e a dignidade do ser humano!
    Na mais absoluta certesa de que, V Excia e ou vosso representante legal será rigorosamente bem recebido e com muito orgulho!!!

    VIVA A PM BA!!!!!!!!


    RESPEITOSAMENTE,


    VALTER PINHEIRO 1º SGT PM
    (AGREGADO P/ RESERVA)
    25ª CIPM

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner