segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Atuação dos Bombeiros na Loja "Atacadão São Paulo"



No último dia 19 de fevereiro, sexta-feira, por volta das 20h40 equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater o incêndio na loja Atacadão São Paulo, localizada na Avenida Joana Angélica, em Salvador-BA. Foram deslocadas quatro viaturas de combate a incêndio e salvamento, que chegaram com rapidez ao local, iniciando duas ações prioritárias: a certificação da ausência de vítimas no recinto e a montagem de duas linhas de mangueiras frontais para resfriamento, abafamento e retirada do material combustível do local, que possuía grande quantidade de tecidos e madeiras – que facilmente entram em combustão.

Após entrar no imóvel, houve a retirada do material e o confinamento das chamas em área controlada e de difícil propagação. Tais medidas ajudaram na preservação das lojas JC Telefones Assistência Técnica, Gráfica Sanché e Recarga de Cartuchos, todas localizadas no subsolo da loja Atacadão São Paulo, além dos prédios vizinhos que não sofreram nenhum dano.

A manutenção de parte do imóvel foi possível graças ao acionamento imediato das equipes de combate a incêndio que controlaram as altas chamas com as técnicas compatíveis para a situação, correndo contra a velocidade da combustão em materiais altamente combustíveis (tecido e madeira), de fácil propagação de calor e elevada temperatura. As chamas foram debeladas após uma hora e meia.

As causas do incêndio serão identificadas por peritos do Departamento de Polícia Técnica.

O Corpo de Bombeiros continua alertando os estabelecimentos comerciais quanto a revisão das instalações elétricas, verificação de aparelhos ligados após funcionamento dos estabelecimentos e instalação de mecanismos de combate a princípios de incêndio como: extintores, detectores de fumaça e chuveiros automáticos.

4 comentários:

  1. Combate a incêndio, vítimas de acidentes de trânsito presas nas ferragens, tentativa de suicídio, resgate de cadáver e as mais diversas ocorrências que dizem respeito a salvamento. Essa é a rotina de serviço do bombeiro militar. A preocupação constante com as técnicas empregadas diante das ocorrências, termos técnicos empregados, o preparo físico e o controle emocional são vertentes primordiais para o pleno desenvolvimento eficaz das atividades. No entanto é perceptível que aqui na Bahia não é comum o reconhecimento do heróico trabalho dos bombeiros assim como acontece no estado de São Paulo. Muitas intervenções as ocorrências que são solicitadas diariamente pela população, são atendidas no menor tempo possível, apesar dos problemas enfrentados no que concerne a comunicação – endereço mal informado, vias de trânsito inadequadas prejudicando a chegada rápida nas ocorrências e trotes – fazem cabo de guerra no sentido oposto as atividades “bomberianas”. É de salientar, também, o trabalho social que é desenvolvido pelos bombeiros, aproximando ainda mais a população civil a esses profissionais, a fim de aumentar cada vez mais o seu carisma com a população. A carência de materiais e instrumentos técnicos é notória, contudo existe uma palavra mágica nas guarnições chamada “ meios de fortuna” que acabam atendendo a necessidade da ocorrência, não da melhor maneira, mas dando solução ao fim almejado. Isso por amor a profissão e solidariedade por parte desses profissionais. Esses sim, diante das adversidades supracitadas, merecem o título de heróis.
    Parabéns ao Corpo de Bombeiros, fui testemunha ocular de todas as nuances que envolvem a atividade, pelos três anos de serviço que pelejei no 3º GBM.

    “ Pelo fogo se o fogo é a vida , contra o fogo se o fogo é a morte”
    Trecho da Canção do Corpo de Bombeiros

    ResponderExcluir
  2. Era tambem pra ser elogiado os policiais do Esquadrão Aguia , que muito contribuiram com o Corpo de Bombeiros dando fuidez ao transito e até pilotando motos até ao 1ºGI afim de levar materiais para abastecer os carros no hidrantes
    do mesmo.

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, muitas organizações estaduais emanciparam-se. As emancipações se iniciaram em 1989 com a emancipação dos Corpos de Bombeiros do Acre, por iniciativa do comando geral da PM e do Mato Grosso. Essa tendência continuou na década de 90, sendo que de 1997 a 1999 emanciparam-se os Corpos de Bombeiros do Espírito Santo, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais e Sergipe, mais de um por ano em média.
    Via de regra, os Corpos de Bombeiros mantiveram a assistência médico-hospitalar em conjunto com a PM, em sistemas que atendem ao Servidor Militar do Estado.
    Todos afirmam que não houve aumento de gastos para o Estado. Essa afirmação não pode ser generalizada, pois, o Corpo de Bombeiros do Pará teve seu efetivo aumentado de 250 para 2500 homens (1000%). Vale ressaltar, entretanto, que antes da emancipação essa corporação atendia a somente 2 municípios e após a emancipação passou a atender a quase 70% dos municípios do Estado.
    Todos destacam as vantagens da emancipação na seleção e formação de pessoal, além da garantia de permanência do elemento treinado e especializado na mesma profissão sem as transferências que costumam acontecer de polícia a bombeiro e vice-versa, nas corporações unificadas.
    Alguns destacam as vantagens da PM em se concentrar na sua atividade-fim. Nenhum manifesta desejo de retorno à situação anterior (bombeiros dentro da PM) ou acusa problemas de difícil solução.
    O Corpo de Bombeiros de Pernambuco instituiu taxa estadual e gerou receitas que vem sustentando todo o recurso de custeio e investimentos daquela organização (exceto folha de pagamentos).
    Em regra, a emancipação provocou pequenos aumentos de efetivo, tanto maiores quanto maior era a desestruturação anterior dos Corpos de Bombeiros. Muitos deles não operavam quaisquer regulamentações na área de prevenção, nem possuíam administração de pessoal e de recursos financeiros independentes.

    ResponderExcluir
  4. ARGUMENTOS FAVORÀVEIS À EMANCIPAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS

    1) Razões comparativas
    A partir de 1988, 22 corpos de bombeiros estaduais emanciparam-se das Polícias Militares, juntando-se aos do Rio de Janeiro e do Distrito Federal que eram independentes. Em todo o mundo, os Corpos de Bombeiro não estão ligados a Instituições Policiais.

    2) Razões técnicas
    O Corpo de Bombeiros não tem um serviço de alistamento (seleção) próprio e isso é muito ruim porque o perfil psico-profissional de um bombeiro é completamente diferente do de um policial. O jovem que deseja ser bombeiro, tem que ingressar primeiro como policial militar que, se for promovido a cabo, tem que ser primeiro cabo policial militar antes de passar a cabo bombeiro e assim é também de cabo para sargento. Tendo em vista essa dificuldade é difícil recrutar bombeiros uma vez que o tempo de formação é muito demorado, tempo que conta para a aposentadoria, aproveitando-se pouco o potencial dos que têm vocação.

    ) Razões doutrinárias
    Em virtude do progresso técnico, cada vez mais as missões da Polícia Militar e dos Bombeiros divergem. Deve-se trabalhar pela missão. Não é eficiente para um indivíduo permanecer em organização que tem missão diversa e às vezes até contraditória com sua vocação. A missão da Polícia Militar é a proteção à vida, à dignidade humana e à integridade física. A missão dos Bombeiros é a proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio.
    O trabalho de prevenção - se feito constantemente e com planejamento, envolvendo a sociedade civil - tende a diminuir os sinistros. Atualmente, o resgate já se constitui em 65% dos chamados e deverá atingir 80% como nos países onde a prevenção de sinistros é tópico prioritário

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner