sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Polícia Rodoviária Estadual: Patrulhando a Cidadania


Há cinco anos o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) desempenha o projeto "Patrulhando a Cidadania", voltado para ações sociais de comunidades carentes na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e no município de Vitória da Conquista.

O Patrulhando a Cidadania tem como objetivo promover serviços de utilidade pública e estreitar os laços com a comunidade, buscando assim colaborar para dirimir os problemas sociais do seu próprio contexto. São beneficiários diretos crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, que fazem parte das comunidades vizinhas ao BPRv, principalmente no bairro de Valéria, Salvador.

A sede do Batalhão recebe diariamente 115 crianças divididas em dois turnos, matutino e vespertino, que participam de atividades educativas através de aulas expositivas, palestras, atividades lúdicas, com a utilização de recursos áudio-visuais e literários e aulas práticas das seguintes matérias: Educação para o Trânsito, Estatuto da Criança e do Adolescente, Capoeira, Karatê, Boxe, Música, Educação Moral e Cívica etc. Além disso, há uma programação para passeios educativos e de lazer.

Todas as atividades realizadas são coordenadas pelo Major Teixeira, Subcomandante do BPRv, e acompanhadas por um profissional da área - policiais militares e voluntários civis, inclusive alunos remanescentes que contribuem como multiplicadores, passando seus conhecimentos para os novatos.

Segundo o Major Teixeira, idealizador do projeto, a motivação se deu através da percepção da carência na comunidade vizinha: "percebi a simplicidade do bairro suburbano, e os constantes índices de violência e criminalidade, através de dados veiculados pela mídia". "O que me levou à sensibilização de saber que poderíamos ajudar".

O projeto conta com parceiros como a Petrobras e a Fundação José Silveira, bem como profissionais de várias áreas: mães sociais, pediatras, psicólogos, ginecologistas, entre outros. Duas entidades beneficentes apóiam o projeto, a Creche Bem Viver, situada no Bairro Valéria, que acolhe crianças de 0 a 06 anos, (boa parte deles filhos de pais que sobrevivem da coleta de lixo reciclável), e o Lar Pérola de Cristo, na Praia do Tubarão, Subúrbio Ferroviário, em Paripe, que acolhe mulheres entre 03 e 26 anos, vítimas de abuso sexual.

Muitos jovens que passaram pelo projeto hoje desempenham um importante papel junto à sociedade, caso de Jean Santos, Bicampeão Brasileiro e instrutor de Karatê.

O que você acha das ações interativas que a PMBA realiza com a comunidade? Deixe seu comentário!

Veja o vídeo de apresentação do projeto em nosso Canal de Vídeos do Youtube.
Veja fotos do projeto em nosso Álbum de Fotos do Flickr.

Um comentário:

  1. Meus Parabéns Maj Teixeira.Brilhante trabalho.
    È muito gratificante saber que no BPRv trabalha pessoas com um coração tão solidário.TB quero um projeto desse na minha cidade.

    ResponderExcluir

 

Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados | Revolution church Blogger Template by techknowl | Original Wordpress theme byBrian Gardner